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Tipo do documento: Dissertação
Título: “TRANSBORDAMENTO DA ESCOLA” NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SÃO LUÍS-MA
Título(s) alternativo(s): "SCHOOL OVERFLOW" IN THE PERCEPTION OF TEACHERS WORKING IN THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM OF SÃO LUÍS-MA
Autor: FERREIRA, André Lucas dos Santos 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Segundo membro da banca: SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias
Terceiro membro da banca: MARTINS, Talita de Jesus da Silva
Resumo: A pesquisa intitulada “TRANSBORDAMENTO DA ESCOLA” NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO SÃO LUÍS-MA, se desenvolveu no âmbito da Universidade Federal do Maranhão, vinculada ao programa de Pósgraduação em Educação (PPGE/UFMA), Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Adotamos o conceito de “Transbordamento”, apresentado por Antônio Nóvoa (2005,2007), em suas obras, o conceito “Transbordamentos de funções”, é destacado pois, ao longo dos séculos XIX e XX, a escola foi se estruturando e evoluindo. No entanto, nesse percurso, ela começou a acumular uma variedade de funções que impactam a experiência escolar, elevando essa carga de responsabilidades e atividades. O autor sugere que essa situação resultará em uma escola que transborda. Tem como questão central pesquisa investiga a existência dos “transbordamentos de funções” na escola e como os professores concebem e têm vivenciado esse fenômeno no ambiente escolar. Como objetivo geral, compreender o fenômeno do transbordamento de funções da escola, a partir da percepção de professores que atuam na rede pública municipal de ensino de São Luís / MA; e como objetivos específicos: a) discutir o papel político-social da escola e a existência do fenômeno do “transbordamento de funções”; b) caracterizar, a partir da percepção dos professores o fenômeno de “transbordamento” de funções da escola vivenciado no ambiente escolar, c) identificar a forma como os professores se sentem, diante da ação do “transbordamento de funções” na vivência escolar, analisando a interação entre o indivíduo e a sociedade, levando em conta as múltiplas dimensões do objeto de estudo e suas interrelações com a realidade. Sobre a perspectiva crítica, Harvey (1996) destaca o papel do discurso crítico na vida social, enfatizando que ele assimila todas as ocorrências das práticas sociais em diferentes contextos. Além disso, valoriza a relevância do discurso crítico como um agente de transformação social, assim como Resende e Ramalho (2004), os quais apresentam que, alicerçados no pensamento crítico, podemos examinar a interação entre os indivíduos e a sociedade, levando em conta as múltiplas facetas da vida e suas relações com o mundo ao nosso redor. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e envolve uma análise que combina revisão de literatura, análise de documentos e coleta de dados no campo. Tal abordagem se fundamenta em uma investigação que busca compreender de maneira mais profunda os aspectos do cotidiano, visando entender como esses elementos se estruturam, conforme enfatiza Minayo (2016). Escolher um método qualitativo e exploratório implica também reconhecer a natureza indutiva, flexível e receptiva da pesquisa, onde as hipóteses não são fixas, mas emergem ao longo do processo analítico, sustentadas pelas informações coletadas. O método principal utilizado foi por meio de entrevistas semiestruturadas. O embasamento teórico é composto pelas contribuições de autores como: Nóvoa (1998, 2005, 2007, 2009); Saviani (2010; 2011; 2013); Gramsci (1986); Charlot (2005); Frigotto (1989; 2015,2017); Enguita (1998, 2004); Santos (2004); Vieira, Farias, (2007); Di Giorgi, Leite (2010), dentre outros. Os resultados indicaram a ocorrência desses transbordamentos nas funções escolares. Os professores mencionaram que esses transbordamentos são uma parte da rotina da escola. Tanto os educadores quanto a administração escolar têm buscado diversas estratégias para mitigar os efeitos desses transbordamentos na vida dos alunos. Embora alguns transbordamentos apresentem características semelhantes, suas consequências se manifestam de maneira singular para cada profissional, refletindo suas reações diante desses desafios. Ao realizar uma análise geográfica do ambiente, pode-se perceber que as questões políticas e sociais locais impactam todos os participantes da dinâmica escolar, incluindo a gestão, o corpo de professores e, principalmente, os alunos.
Abstract: The research, entitled "SCHOOL OVERFLOW" AS PERCEIVED BY TEACHERS WORKING IN THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM OF SÃO LUÍS-MA, was developed within the Federal University of Maranhão, affiliated with the Graduate Program in Education (PPGE/UFMA), School, Curriculum, and Teacher Training Research Group. We adopted the concept of "overflow" introduced by Antônio Nóvoa (2005, 2007) in his works. The concept of "function overflow" is highlighted because, throughout the 19th and 20th centuries, schools were structured and evolved. However, along the way, they began to accumulate a variety of functions that impact the school experience, increasing the burden of responsibilities and activities. The author suggests that this situation will result in a school that overflows. The central research question is to investigate the existence of "function overflow" in schools and how teachers understand and experience this phenomenon in the school environment. The general objective is to understand the phenomenon of school function overflow from the perspective of teachers working in the municipal public school system of São Luís, Maranhão. The specific objectives are: a) to discuss the political and social role of schools and the existence of the phenomenon of "function overflow"; b) to characterize, from the perspective of teachers, the phenomenon of school function overflow as experienced in the school environment; c) to identify how teachers feel about the effect of "function overflow" in their school experience, analyzing the interaction between the individual and society, taking into account the multiple dimensions of the object of study and its interrelationships with reality. Regarding the critical perspective, Harvey (1996) highlights the role of critical discourse in social life, emphasizing that it assimilates all occurrences of social practices in different contexts. Furthermore, he values the relevance of critical discourse as an agent of social transformation, as do Resende and Ramalho (2004), who argue that, grounded in critical thinking, we can examine the interaction between individuals and society, considering the multiple facets of life and their relationships with the world around us. This research is qualitative in nature and involves an analysis that combines literature review, document analysis, and field data collection. This approach is based on an investigation that seeks to understand more deeply aspects of everyday life, aiming to understand how these elements are structured, as emphasized by Minayo (2016). Choosing a qualitative and exploratory method also implies recognizing the inductive, flexible, and receptive nature of the research, where hypotheses are not fixed but emerge throughout the analytical process, supported by the information collected. The main method used was through semi-structured interviews. The theoretical basis is composed of contributions from authors such as: Nóvoa (1998, 2005, 2007, 2009); Saviani (2010; 2011; 2013); Gramsci (1986); Charlot (2005); Frigotto (1989; 2015, 2017); Enguita (1998, 2004); Santos (2004); Vieira, Farias, (2007); Di Giorgi, Leite (2010), among others. The results indicated the occurrence of these spillovers in school functions. Teachers mentioned that these spillovers are a part of the school routine. Both educators and school administration have sought various strategies to mitigate the effects of these spillovers on students' lives. Although some spillovers present similar characteristics, their consequences manifest themselves uniquely for each professional, reflecting their reactions to these challenges. When carrying out a geographic analysis of the environment, it can be seen that local political and social issues impact all participants in the school dynamic, including management, teaching staff and, especially, students.
Palavras-chave: transbordamentos de funções da escola;
papel do professor;
funções da escola
school function overflows;
teacher's role;
school functions
Área(s) do CNPq: Antropologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FERREIRA, André Lucas dos Santos. “Transbordamento da escola” na percepção de professores que atuam na rede pública de ensino de São Luís-Ma. 2025. 137 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6458
Data de defesa: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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