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Tipo do documento: Dissertação
Título: INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: Tráfico transatlântico dos escravizados da África para o Maranhão, 1755-1850
Título(s) alternativo(s): INFOGRAPHICS FOR TEACHING HISTORY: Transatlantic slave trade from Africa to Maranhão, 1755-1850
Autor: CORRÊA, Jany Kerly Mendes 
Primeiro orientador: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Terceiro membro da banca: SOUSA, Ana Paula Ribeiro de
Resumo: Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Saberes históricos no espaço escolar, apresenta uma pesquisa significativa acerca da prática escolar e as metodologias didáticas no ensino de História que resultou na elaboração do Catálogo de Infográficos intitulado de O tráfico dos africanos escravizados para o Maranhão – 1755 a 1850, como produto educacional voltado para o ensino de História do 7º ano do ensino básico, considerando o conteúdo do currículo nacional e regional deste ano escolar. Diante da proposta de elaborar um catálogo de infográficos que contribua tanto para a implementação da Lei nº 10.639/2003 quanto para ampliar o repertório de materiais didáticos no ensino de História do Maranhão, analisou-se a prática dos docentes nas aulas de História sobre a escravidão no Brasil a partir da perspectiva de referências bibliográficas que dialogam com os desafios no uso das metodologias didáticas e suas inovações, sobretudo com os recursos didáticos multimodais. Além disso, propôs-se legitimar as potencialidades do infográfico, enquanto ferramenta multimodal e didática na prática do ensino de História, e analisar as recentes narrativas historiográficas sobre o tráfico de africanos e africanas para o Maranhão no período colonial e imperial, de maneira a observar os impactos gerados nas relações estruturais mais sensíveis da atual sociedade maranhense, como as desigualdades e o racismo, a partir da formação social. A proposta torna-se legítima no sentido de contribuir com um recurso didático atualizado para o ensino de História, ampliando as possibilidades na prática docente, visto que a carência de recursos didáticos mais específicos para o ensino de História do Maranhão é uma realidade, principalmente, das escolas públicas. A metodologia empregada neste trabalho contemplou o levantamento de pesquisas historiográficas que embasaram tanto as questões metodológicas do ensino de História, na compreensão dos desafios e características da prática docente no ensino de História, quanto as que permearam o conteúdo histórico dos infográficos, com as pesquisas e narrativas historiográficas. Destacou-se importantes elaborações de recursos didáticos multimodais com a temática da escravidão colonialista no Brasil, bem como foi possível conhecer diversas potencialidades para a utilização dos infográficos no contexto escolar. Sendo assim, espera-se que este trabalho, junto ao catálogo de infográficos apresentado, seja apreciado sob olhar crítico e propositivo para seu uso ou mesmo inspiração na elaboração de produtos educacionais para o ensino de História, sobretudo da História do Maranhão.
Abstract: This work, inserted in the Research Line Historical knowledge in the school space, presents a significant research on school practice and didactic methodologies in the teaching of History that resulted in the elaboration of the Infographic Catalog entitled The trafficking of enslaved Africans to Maranhão - 1755 to 1850, as an educational product aimed at teaching History in the 7th year of basic education, considering the content of the national and regional curriculum of this school year. In view of the proposal to develop a catalog of infographics that contribute both to the implementation of Law No. 10.639/2003 and to expand the repertoire of teaching materials in the teaching of History of Maranhão, the practice of teachers in History classes on slavery in Brazil is analyzed from the perspective of bibliographical references that dialogue with the challenges in the use of teaching methodologies and their innovations, especially with multimodal teaching resources. In addition, the proposal is to legitimize the potential of infographics as a multimodal and teaching tool in the practice of teaching History and to analyze recent historiographical narratives on the trafficking of Africans to Maranhão in the colonial and imperial periods, in order to observe the impacts generated in the most sensitive structural relations of current Maranhão society, such as inequalities and racism, based on social formation. The proposal becomes legitimate in the sense of contributing with an updated teaching resource for the teaching of History, expanding the possibilities in teaching practice, since the lack of more specific teaching resources for the teaching of History of Maranhão is a reality, mainly in public schools. The methodology used in this work contemplated the survey of historiographical research that supported both the methodological issues of teaching History, in the understanding of the challenges and characteristics of teaching practice in teaching History, and those that permeated the historical content of the infographics, with historiographical research and narratives. Important developments of multimodal teaching resources on the theme of colonialist slavery in Brazil were highlighted, and it was also possible to identify several potential uses of infographics in the school context. Therefore, it is expected that this work, together with the catalog of infographics presented, will be assessed under a critical and proactive eye for its use or even inspiration in the development of educational products for teaching History, especially the History of Maranhão.
Palavras-chave: Ensino de História;
Tráfico Transatlântico;
África;
Maranhão;
Infográficos
Teaching History;
Transatlantic Trade;
Africa;
Maranhão;
Infographics
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: CORRÊA, Jany Kerly Mendes. Infográficos para o ensino de História:Tráfico transatlântico dos escravizados da África para o Maranhão, 1755-1850. 2025. 138 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6454
Data de defesa: 29-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

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