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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ESPAÇO DA MEMÓRIA: A representação da São Luís literária na Canção Popular Maranhense
Título(s) alternativo(s): EL ESPACIO DE LA MEMORIA: La representación del São Luís literario en la Canción Popular de Maranhão
Autor: LIMA, Silmayra Pinto 
Primeiro orientador: CAVALCANTE, José Dino Costa
Primeiro membro da banca: CAVALCANTE, José Dino Costa
Segundo membro da banca: GRIZOSTE, Weberson Fernandes
Terceiro membro da banca: PINTO, Maria Aracy Bonfim Serra
Resumo: Esta Dissertação pretende analisar a representação do espaço e memória da São Luís literária (Maranhão) nas Canções Populares Maranhenses: Jamaica a São Luís – Ciba Carvalho e Gerude (2012); Na Ilha - César Nascimento, Renato Gaspar e Tião Carvalho (1989); Pedra de Responsa - Zeca Baleiro e Chico César (1997); Sobrados – Papete (1981); Todos cantam sua terra – João do Vale e Julinho (1978), de forma a discutir aspectos concernentes aos conceitos de espaço, lugar, território, memória, lembrança, esquecimento entre outros; por meio do uso de fortunas teórico-metodológicas que abarquem o cenário da cidade como lugar de recordação. O espaço da memória é um lugar de identidade e pertencimento, sendo possível vislumbra-lo quando a cidade, em suas nuances, é ambientação e paisagem para criação de poesia de lugares-comuns, onde habita o reconhecimento do povo maranhense. Dessa maneira, o presente estudo traz como intenção discutir as perspectivas da cidade presentes na canção; relacionar a literatura à Canção Popular Maranhense; analisar as representações da São Luís literária na Canção Popular Maranhense como um espaço memorialístico. Assim, ao abordar o assunto da cidade como reprodução da topofilia, revela-se o que o autor Yi Fu Tuan afirma, existe uma criação de laços afetivos dos seres humanos com o meio ambiente material e isso, positivamente, revela-se pela aproximação do indivíduo com o espaço. Não obstante, entende-se, como enuncia Michael Pollak, que esses lugares da memória são locais especialmente ligados a uma lembrança, nem sempre apoiados ao tempo cronológico, mas em momentos pessoais e coletivos. Nessa perspectiva, a análise emerge das discussões a partir de autores que abordam a influência e significações do espaço e da memória, tais como: Halbwachs, 1990; Pollak,1992; Ricoeur, 2007; Tuan, 2013; Bachelard, 2008; Santos, 2006; servindo como base para a verificação das representações da cidade criadas nos versos do cancioneiro. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e explicativa, lançando-se mão do método comparativo e hermenêutico para análise do objeto de pesquisa. O trabalho em questão coloca em voga uma abordagem que abrange elementos culturais, históricos e sociais da cidade, sendo os mesmos apreendidos e perpetuados, recorrendo ao espaço para experiência da memória coletiva dos seus habitantes.
Abstract: Esta disertación pretende analizar la representación del espacio y la memoria de la São Luís literaria (Maranhão) en las Canciones Populares Maranhenses: Jamaica a São Luís – Ciba Carvalho y Gerude (2012); Na Ilha - César Nascimento, Renato Gaspar y Tião Carvalho (1989); Pedra de Responsa - Zeca Baleiro y Chico César (1997); Sobrados – Papete (1981); Todos cantam sua terra – João do Vale y Julinho (1978), con el fin de discutir aspectos relacionados con los conceptos de espacio, lugar, territorio, memoria, recuerdo, olvido, entre otros; por medio del uso de marcos teóricos y metodológicos que abarquen el escenario de la ciudad como un lugar de rememoración. El espacio de la memoria es un lugar de identidad y pertenencia, siendo posible vislumbrarlo cuando la ciudad, en sus matices, se convierte en ambientación y paisaje para la creación de una poesía de lugares comunes, donde habita el reconocimiento del pueblo maranhense. De esta manera, el presente estudio tiene como objetivo discutir las perspectivas de la ciudad presentes en la canción; relacionar la literatura con la Canción Popular Maranhense; analizar las representaciones de la São Luís literaria en la Canción Popular Maranhense como un espacio de memoria. Así, al abordar el tema de la ciudad como reproducción de la topofilia, se revela lo que afirma el autor Yi-Fu Tuan: existe una creación de lazos afectivos entre los seres humanos y el entorno material, y esto, de forma positiva, se manifiesta a través del acercamiento del individuo con el espacio. No obstante, se entiende, como enuncia Michael Pollak, que estos lugares de memoria son espacios especialmente ligados a un recuerdo, no siempre apoyados en el tiempo cronológico, sino en momentos personales y colectivos. Desde esta perspectiva, el análisis surge de discusiones a partir de autores que abordan la influencia y las significaciones del espacio y de la memoria, tales como: HALBWACHS, 1990; POLLAK, 1992; RICOEUR, 2007; TUAN, 2013; BACHELARD, 2008; SANTOS, 2006; sirviendo de base para la verificación de las representaciones de la ciudad creadas en los versos del cancionero. Para ello, se utilizó la investigación bibliográfica, cualitativa, exploratoria y explicativa, recurriendo al método comparativo y hermenéutico para el análisis del objeto de estudio. El trabajo en cuestión pone en evidencia un enfoque que abarca elementos culturales, históricos y sociales de la ciudad, siendo los mismos aprehendidos y perpetuados, recurriendo al espacio como experiencia de la memoria colectiva de sus habitantes.
Palavras-chave: Canção Popular Maranhense;
Espaço. Literário;
Memória;
São Luís
Canción Popular de Maranhão;
Espacio;
Literario;
Memoria;
São Luís
Área(s) do CNPq: Composição Musical
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: LIMA, Silmayra Pinto. O espaço da memória: A representação da São Luís literária na Canção Popular Maranhense. 2025. 154 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6446
Data de defesa: 5-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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