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Tipo do documento: Dissertação
Título: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA: A organização da prática pedagógica na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND THE PROCESS OF LITERARY READING MEDIATION: The organization of pedagogical practice in Early Childhood Education
Autor: SILVA, Andréa Carolina Nascimento 
Primeiro orientador: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Primeiro membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Segundo membro da banca: COSTA, Cristiane Dias Martins da
Terceiro membro da banca: SOUZA, Renata Junqueira de
Quarto membro da banca: MELO, José Carlos de
Quinto membro da banca: MARTINS, Leoneide Maria Brito
Resumo: A pesquisa intitulada A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA: a organização da prática pedagógica na Educação Infantil constituiu-se junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Assume como questão central: Quais pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, podem subsidiar o processo de mediação de leitura literária com crianças da Educação Infantil – 4 e 5 anos – numa perspectiva humanizadora? Assim, estabelecemos como objetivo geral: Compreender, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a importância da leitura literária na Educação Infantil, com vistas à elaboração de um guia contendo subsídios para a organização de sessões de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora. E como objetivos específicos definimos: Situar as concepções de Educação Infantil, criança, linguagem, leitura literária e mediação a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e sua relação com o contexto da pesquisa; Identificar as concepções e práticas das professoras colaboradoras relativas à mediação de leitura literária no contexto investigado; Analisar as relações e perspectivas para implementação de situações de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora no campo de investigação; Elaborar, de forma colaborativa com as professoras, um guia contendo subsídios para a organização de sessões de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora. A pesquisa se constituiu como sendo de Intervenção em educação consubstanciada na análise Qualitativa do tipo Colaborativa. O campo de investigação é uma instituição de Educação Infantil do município de Paço do Lumiar/MA. As colaboradoras foram duas professoras da Educação Infantil que atuam com as crianças de 4 e 5 anos (Infantil II) e uma coordenadora pedagógica. A pesquisa assumiu como base as teorizações de Vigotski (1978, 1987, 1988, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001, 2006, 2007, 2008, 2009), Luria (1979), Leontiev (1978, 1988, 1998, 2001, 2004) e das produções de Mello (2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012, 2016). Para discussão sobre leitura literária, as principais fontes foram: Bajard (2002, 2012), Cândido (2004, 2011), Cosson (2014, 2021, 2022), Colomer (2007, 2017), Jolibert (1994), Souza (2004, 2012, 2019), Girotto (2015, 2016) e outros estudos relevantes sobre a linguagem e leitura literária na primeira infância. Nossos achados mostraram que, baseado no referencial teórico assumido nesse estudo, é possível desenvolver o processo de mediação de leitura literária com a criança da Educação Infantil numa perspectiva humanizadora, uma vez que vamos nos constituindo humanos a partir das relações que estabelecemos com o mundo, e com objetos culturais ao longo da história.
Abstract: The research entitled HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND THE PROCESS OF MEDIATION OF LITERARY READING: the organization of pedagogical practice in Early Childhood Education was constituted together with the Postgraduate Program in Management of Teaching in Basic Education (PPGEEB), Professional Master's Degree of the Federal University of Maranhão (UFMA). It assumes as its central question: Which assumptions of the Historical-Cultural Theory can subsidize the process of mediation of literary reading with children in Early Childhood Education - 4 and 5 years old - from a humanizing perspective? Thus, we established as a general objective: To understand, based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, the importance of literary reading in Early Childhood Education, with a view to developing a guide containing subsidies for the organization of literary reading mediation sessions from a humanizing perspective. And as specific objectives we defined: To situate the conceptions of Early Childhood Education, child, language, literary reading and mediation based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory and its relationship with the research context; To identify the conceptions and practices of the collaborating teachers regarding the mediation of literary reading in the investigated context; To analyze the relationships and perspectives for implementing situations of mediation of literary reading from a humanizing perspective in the research field; To elaborate, collaboratively with the teachers, a guide containing subsidies for the organization of mediation sessions of literary reading from a humanizing perspective. The research was constituted as an Intervention in Education substantiated in the Qualitative analysis of the Collaborative type. The research field is an Early Childhood Education institution in the city of Paço do Lumiar/MA. The collaborators were two Early Childhood Education teachers who work with children aged 4 and 5 (Infantil II) and a pedagogical coordinator. The research was based on the theories of Vygotsky (1978, 1987, 1988, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001, 2006, 2007, 2008, 2009), Luria (1979), Leontiev (1978, 1988, 1998, 2001, 2004) and the productions of Mello (2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012, 2016). For the discussion on literary reading, the main sources were: Bajard (2002, 2012), Cândido (2004, 2011), Cosson (2014, 2021, 2022), Colomer (2007, 2017), Jolibert (1994), Souza (2004, 2012, 2019), Girotto (2015, 2016) and other relevant studies on language and literary reading in early childhood. Our findings showed that, based on the theoretical framework assumed in this study, it is possible to develop the process of mediating literary reading with children in Early Childhood Education from a humanizing perspective, since we become human based on the relationships we establish with the world and with cultural objects throughout history.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Leitura Literária;
Mediação;
Teoria Histórico-Cultural
Child education;
Literary Reading;
Mediation;
Historical-Cultural Theory
Área(s) do CNPq: Educação Pré-Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Andréa Carolina Nascimento. A teoria histórico-cultural e o processo de mediação de leitura literária: A organização da prática pedagógica na Educação Infantil. 2025. 256 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6430
Data de defesa: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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