Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Jesiel de Salespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5371663323549634por
dc.contributor.advisor1ZANDOMENEGHI, Ana Lúcia Alexandre de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468204044350566por
dc.contributor.referee1Soares Neto, Carlos de Sallespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2Obregon, Rosane de Fátima Antunespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057021074983466por
dc.date.accessioned2016-08-18T12:52:12Z-
dc.date.available2015-11-11pt_BR
dc.date.issued2015-04-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/642-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo propor ícones digitais para a ferramenta de autoria de objeto de aprendizagem Cacuriá, destinada a criação de Objetos de Aprendizagem para a TVDI e Web da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no AVA. O mesmo foi fundamentado nos princípios da Ergonomia Informacional, precisamente através do Teste de Produção e do Teste de Estimativa de Compreensibilidade. Para isto, foram investigados conceitos que envolveram objetos de aprendizagem, ergonomia informacional e ícones digitais. Foram utilizados parâmetros para análise dos elementos tipográficos e da legibilidade dos ícones representados nas aplicações dos testes segundo critérios exigidos pela ANSI Z535.3. Dessa forma, apresenta-se como resultado final uma proposta de 7 (sete) ícones digitais para a interface gráfica da ferramenta Cacuriá baseada nos resultados dos testes de produção. Nessa etapa participaram 72 (setenta e dois) estudantes da UFMA, dos cursos de Pedagogia, Matemática, Química e Design; e do teste de Estimativa de Compreensibilidade, universo que envolveu 100 (cem) alunos, também graduandos da UFMA, do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Somando-se as diferentes aplicações, participaram ao todo 172 (cento e setenta e dois) indivíduos.por
dc.description.abstractThis study aims to propose digital icons for learning object authoring tool Cacuriá, for the creation of Learning Objects for iDTV (digital TV) and Web site of the Federal University of Maranhão (UFMA) in AVA (a virtual learning framework). The present research work was based on the guidelines of Informational Ergonomics applying a Production Test and a Comprehensive Test. Following this approach, concepts were investigated involving learning objects, informational ergonomics and digital icons. Parameters were used for analysis of typographic elements and readability of icons represented in the applications of the tests according to criteria required by ANSI Z535.3. As the final result, the present work proposes a set of seven digital icons for the graphical interface of the Cacuriá tool based on Production Tests of 72 UFMA students of Pedagogy, Mathematics, Chemistry and Design. The Comprehensive Test involved 100 students, also UFMA students Course Bachelor in Interdisciplinary Science and Technology. Summarizing the different applications, over 172 individuals participated the production tests.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T12:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_JESIEL DE SALES PONTES.pdf: 3642331 bytes, checksum: 651e9ef13826aa021542abfa35381574 (MD5) Previous issue date: 2015-04-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDESIGN DE PRODUTOSpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectícones digitaispor
dc.subjectergonomia informacionalpor
dc.subjectobjetos de aprendizagempor
dc.subjectdigital iconseng
dc.subjectinformational ergonomicseng
dc.subjectlearning objectseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpor
dc.titleÍCONES DIGITAIS DA FERRAMENTA DE AUTORIA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM CACURIÁ: uma propostapor
dc.title.alternativeICONS OF DIGITAL OBJECT OF AUTHOR TOOL LEARNING Cacuriá: a proposaleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_JESIEL DE SALES PONTES.pdf3,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.