Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/641
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | USABILIDADE EM SITES DE LITERATURA INFANTIL: estudo de caso Portal Biblon |
Autor: | Sousa, Luciana Santos |
Primeiro orientador: | FURTADO, Cássia Cordeiro |
Primeiro membro da banca: | Obregon, Rosane de Fátima Antunes |
Resumo: | Com o crescente número de livros literários digitais voltados ao público infantil, convém que essas plataformas sejam alvo de estudo e pesquisa para descobrir se as interfaces seguem as diretrizes de usabilidade para o usuário infantil. O estudo de caso em voga tem o Portal Biblon como objeto de pesquisa, definido como uma rede social voltada para crianças a fim de promover o incentivo à literatura infantil, objetivando avaliar a sua interface com ênfase na usabilidade do sistema e na experiência do usuário infantil. Foi adotada como metodologia a pesquisa qualitativa, composta das fases teórica, exploratória e empírica. Como instrumento para coletas de dados, a investigação valeu-se da entrevista, avaliação da interface do Portal Biblon, observação do usuário, pensando em voz alta, registro do uso real, escala de Likert e questionário de satisfação e grupo focal. A pesquisa apresenta os resultados obtidos a partir de avaliação heurística com especialistas, baseado nas diretrizes dos autores Nielsen (1995), Shneiderman (2005) e Guaraldo e Andrade (2014), teste de usabilidade com o usuário infantil e observações feitas pela pesquisadora durante o teste de usabilidade. Considera-se que a plataforma Portal Biblon é um produto interativo que permite às crianças interatividade com outras crianças e com o mundo dos livros digitais. Porém, a avaliação da usabilidade do Portal apontou alguns aspectos na interface que podem ser melhorados e, consequentemente, proporcionar uma melhor experiência de usuário. Por meio dos resultados, elaborou-se uma lista de recomendações na usabilidade do Portal Biblon e que, por consequência, servem para outros sites de literatura infantil que têm o mesmo objetivo deste. |
Abstract: | With a growing number of digital literary books aimed at children, it is appropriate that these platforms become the subject of study and research to find out if the interfaces follow the guidelines of usability for children. As an object of research, this case study focus on Portal Biblon, which is defined as a social network for children with the purpose of promoting encouragement of children's literature, to evaluate its interface with emphasis on system usability and in the user experience of children. The methodology adopted was qualitative research, consisted of theoretical, empirical and exploratory phases. As a tool for data collection, this research made use of interview, assessment of Biblon portal interface, user observation, thinking out loud, actual usage record, Likert scale and survey of satisfaction and focus groups. The research shows the results obtained from heuristic evaluation with experts, based on guidelines of the authors Nielsen (1995), Shneiderman (2005) and Guaraldo and Andrade (2014), usability tests with children and observations made by the researcher during the usability test. It is considered that the Portal Biblon platform is an interactive product that allows kid's interaction with other kids and with the world of digital books. However, the portal's evaluation of usability pointed out some interface aspects that could be improved, and consequently provide a better user experience. Through the results, it was prepared a list of recommendations to improve Biblon Portal's usability that can also serve other children's literature websites with the same goal as Biblon. |
Palavras-chave: | design de interação usabilidade usuário infantil portal biblon interaction design usability children user portal biblon |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DESIGN DE PRODUTOS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET |
Citação: | SOUSA, Luciana Santos. USABILIDADE EM SITES DE LITERATURA INFANTIL: estudo de caso Portal Biblon. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em DESIGN DE PRODUTOS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/641 |
Data de defesa: | 28-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTACAO_LUCIANA SANTOS SOUSA.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.