Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIMA, Antonio José Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3018280579305038 | por |
dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9809524455006197 | por |
dc.contributor.referee1 | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9809524455006197 | por |
dc.contributor.referee2 | MORAES, Lélia Cristina Silveira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0326760034146239 | por |
dc.contributor.referee3 | NASCIMENTO, Ilma Vieira do | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656084853145099 | por |
dc.contributor.referee4 | MACHADO, Fabrícia da Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5744463389528626 | por |
dc.contributor.referee5 | TORRES, Antônia Lis de Maria Martins | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 | por |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T17:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Antonio José Araújo. Educação a distância e formação continuada: A experiência do Instituto Federal do Maranhão com cursos Lato sensu sob a ótica dos gestores – percepções, desafios e perspectivas. 2025. 155 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6390 | - |
dc.description.resumo | A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino no qual o professor e o aluno estão distantes fisicamente, mas conectados por tecnologias. Nos últimos anos, houve uma demanda crescente por cursos de pós-graduação na modalidade a distância, buscando melhor qualificação e formação continuada. Essa demanda vem sendo atendida por instituições públicas, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A pesquisa teve como objetivo analisar o desenvolvimento da formação continuada no Instituto Federal do Maranhão na modalidade de Educação a Distância, com foco nos cursos de especialização Lato Sensu, no período de 2014 a 2024, sob a perspectiva dos gestores, identificando suas percepções, os desafios enfrentados e as perspectivas para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. A pesquisa foi dividida em etapas, a primeira, consistiu na análise documental, onde foram avaliados o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFMA. Foram triados documentos referentes aos PDI e PPI, prorrogados por meio da Resolução nº 67 de 18/10/2024 até o ano de 2025, e os PPCs de unidades onde são registrados cursos superiores e de especialização do IFMA, na modalidade EAD, referentes aos cursos Latu sensu. Na etapa 2, foram realizadas as entrevistas. Estas foram avaliadas a partir da Análise de Conteúdo. Na análise documental confirmou-se a seguinte hipótese: a EaD no IFMA tem se consolidado como uma estratégia para a formação continuada, proporcionando maior acessibilidade e flexibilidade aos profissionais em busca de qualificação. Constatou – se também que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e os (Plano de Desenvolvimento Institucional (PPIs) do IFMA incorporam a EaD de forma laconizada. A partir das entrevistas realizadas com 18 gestores de ensino do IFMA, constatou-se que os gestores institucionais percebem a EaD como um meio eficaz de formação continuada, mas identificam desafios estruturais e operacionais para sua plena implementação e expansão. Comprovou-se que a evolução da EaD no IFMA reflete um crescimento significativo no acesso à formação continuada, porém, ainda enfrenta dificuldades em termos de infraestrutura, engajamento docente e políticas de institucionalização. E constatou-se que a ampliação da política institucional de EaD no IFMA pode contribuir para a democratização da educação no Estado do Maranhão. Para tanto defende a tese de que a Educação a Distância tem se consolidado como um instrumento relevante para a democratização da formação continuada no IFMA. Ao oferecer maior flexibilidade e ampliar o acesso à qualificação profissional, a EaD possibilita que um número crescente de pessoas possa se capacitar sem as limitações impostas pelo tempo e pela localização geográfica. No entanto, sua efetiva consolidação ainda enfrenta desafios significativos, que vão desde a necessidade de aprimoramento da estrutura institucional até a integração mais consistente nos documentos norteadores da instituição, como os PPCs, os PPIs e os PDIs. Além disso, na avalição quanto a percepção dos gestores sobre os impactos e potencialidades da EaD influencia diretamente na implementação e expansão dessa modalidade de ensino. | por |
dc.description.abstract | Distance learning (DL) is a teaching method in which the teacher and student are physically distant but connected by technology. In recent years, there has been a growing demand for postgraduate courses in the distance learning modality, seeking better qualifications and continuing education. This demand has been met by public institutions, such as the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA). The research aims to analyze the development of continuing education at the Federal Institute of Maranhão in the Distance Learning modality, focusing on Lato Sensu specialization courses from 2014 to 2024, from the perspective of managers, identifying their perceptions, the challenges faced and the perspectives for strengthening this teaching modality. The research was divided into stages. The first consisted of documentary analysis, where the Institutional Development Plan (PDI) and the Institutional Pedagogical Project (PPI) of IFMA were evaluated. Documents related to the PDI and PPI, extended by Resolution No. 67 of 10/18/2024 until the year 2025, and the PPCs of units where higher education and specialization courses of IFMA are registered in the EAD modality, related to the Latu sensu courses offered on the campi of the state of Maranhão, were screened. In stage 2, the interviews were conducted. These were evaluated based on Content Analysis. The document analysis confirmed the following hypothesis: EaD at IFMA has been consolidated as a strategy for continuing education, providing greater accessibility and flexibility to professionals seeking qualification. It was also found that the Pedagogical Course Projects (PPCs), Institutional Development Plans (PDIs) and Institutional Development Plans (PPIs) of IFMA incorporate distance learning concisely. Based on interviews with 18 education managers at IFMA, it was found that institutional managers perceive distance learning as an effective means of continuing education but identify structural and operational challenges for its full implementation and expansion. It was proven that the evolution of distance learning at IFMA reflects a significant growth in access to continuing education. However, it still faces difficulties regarding infrastructure, teacher engagement and institutionalization policies. It was found that the expansion of the institutional distance education policy at IFMA may contribute to the democratization of education in the state of Maranhão. To this end, it defends the thesis that distance education has been consolidated as a relevant instrument to democratise continuing education at IFMA. By offering greater flexibility and expanding access to professional qualifications, distance learning enables a growing number of people to obtain training without the limitations imposed by time and geographic location. However, its effective consolidation still faces significant challenges, ranging from the need to improve the institutional structure to more consistent integration into the institution's guiding documents, such as PPCs, PPIs and PDIs. Furthermore, the assessment of managers' perception of the impacts and potential of distance learning directly influences the implementation and expansion of this teaching modality. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-07-23T17:23:34Z No. of bitstreams: 1 ANTÔNIO JOSÉ ARAÚJO LIMA.pdf: 1615136 bytes, checksum: 6548e15ce5cf88edc4807a8e24478054 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-23T17:23:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTÔNIO JOSÉ ARAÚJO LIMA.pdf: 1615136 bytes, checksum: 6548e15ce5cf88edc4807a8e24478054 (MD5) Previous issue date: 2025-05-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância; | por |
dc.subject | Formação continuada; | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Distance education; | eng |
dc.subject | Continuing education; | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.subject.cnpq | Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais | por |
dc.title | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: A experiência do Instituto Federal do Maranhão com cursos Lato sensu sob a ótica dos gestores – percepções, desafios e perspectivas | por |
dc.title.alternative | DISTANCE LEARNING AND CONTINUING EDUCATION: The experience of the Federal Institute of Maranhão with Lato sensu courses from the perspective of managers – perceptions, challenges, and perspectives | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTÔNIO JOSÉ ARAÚJO LIMA.pdf | Tese de Doutorado | 1,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.