Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6389
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUSA, Aurismar Ferreira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3879288768840202 | por |
dc.contributor.advisor1 | BIANCHINI, Ângelo Rodrigo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543855549540163 | por |
dc.contributor.referee1 | BIANCHINI, Ângelo Rodrigo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543855549540163 | por |
dc.contributor.referee2 | CARDOZO, Maria José Pires Barros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8700709425629023 | por |
dc.contributor.referee3 | COSTA, Cristiane Dias Martins da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6026891702813568 | por |
dc.contributor.referee4 | LIMA, Lucinete Marques | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0018671506508933 | por |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T13:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Aurismar Ferreira de. Alfabetiza Teresina: Do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI). 2024. 194 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6389 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação, intitulada Alfabetiza Teresina: do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI) é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, na Linha História, Políticas Educacionais e Formação Humana, grupo de Pesquisa Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. Tem como objeto de estudo a Política de Alfabetização - Projeto Alfabetiza Teresina para a alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Teresina - PI, considerando o contexto de sua criação, no período de 2018 a 2022. Nesse contexto, o estudo foi desenvolvido com base na seguinte questão-problema: quais as contribuições da Política de Alfabetização - Projeto Alfabetiza Teresina para a alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Teresina? Para tanto, definimos como objetivo geral analisar a Política de Alfabetização expressa no Projeto Alfabetiza Teresina e suas implicações para o processo de alfabetização. De maneira mais específica, buscou-se analisar a concepção de Alfabetização do Projeto Alfabetiza Teresina; identificar ações/estratégias de implementação do Projeto Alfabetiza Teresina voltadas para a Alfabetização; avaliar as ações a partir da elaboração e execução dos Projetos de leitura e escrita desenvolvidos na Rede e analisar a percepção dos professores e professoras sobre os resultados de alfabetização dos alunos do Ciclo de Alfabetização. O Projeto Alfabetiza Teresina foi implementado a partir da Portaria n.º 240/2018, instituída pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina — SEMEC, voltada para o Ciclo de Alfabetização, assumindo um compromisso formal pactuado pela gestão da Secretaria e a gestão escolar. A pesquisa desenvolveu-se pela abordagem qualitativa, recorrendo ao ciclo de políticas por meio da Teoria de Atuação, como recurso metodológico para o estudo das políticas, formulada por Stephen Ball e seus colaboradores. Esta abordagem ressalta a importância de considerar as nuances e especificidades das escolas e comunidades locais, reconhecendo que as políticas educacionais não são meramente “implementadas”, ou seja, uma implementação bem sucedida requer a adaptação das políticas ao contexto específico de cada escola e região, sendo um ciclo contínuo que envolve influências, de produção de texto e prática. A pesquisa contou com uma base teórica, incluindo uma revisão bibliográfica e de campo em 03 (três) unidades de ensino, sendo 02 (duas) escolas com turmas de 1º e 2º ano e 01 (um) Centro Municipal (CMEI) que atende turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Utilizou entrevistas semiestruturadas com os gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) e professores alfabetizadores que atuam nas turmas do Ciclo de Alfabetização totalizando 12 participantes. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), considerando as condições de produção da mensagem, o contexto de recepção e os efeitos produzidos. Para subsidiar as pesquisa, buscamos apoio teórico em: Gontijo (2014), Mortatti (2014); Soares (2020), Ball (2011, 2021), Mainardes (2016), entre outros. Os resultados apontam que com relação ao Projeto Alfabetiza Teresina, foi possível identificar impactos positivos na aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Teresina, especialmente ao proporcionar uma estrutura mais organizada e direcionada para o acompanhamento do processo de alfabetização. Contudo, as percepções sobre o projeto variam entre os educadores. Enquanto muitos reconhecem os avanços significativos proporcionados pela iniciativa, há também o reconhecimento de desafios que precisam ser superados. | por |
dc.description.abstract | This dissertation, entitled Alfabetiza Teresina: from the context of policy production to the implications for the literacy of students in municipal public schools in Teresina (PI), is the result of research developed in the Postgraduate Program in Education/Masters at the Federal University of Maranhão -UFMA, in the History, Educational Policies and Human Training Line, Educational Policies and Management and Human Training Research group. Its object of study is the Literacy Policy - Project Alfabetiza Teresina for the literacy of students in the Municipal Network of Teresina - PI, considering the context of its creation in the period from 2018 to 2022. In this context, the study was developed based on the following problem question: what are the contributions of the Literacy Policy - Projeto Alfabetiza Teresina to the literacy of students in the Teresina Municipal Network? To this end, we defined the general objective of analyzing the Literacy Policy expressed in the Alfabetiza Teresina Project and its implications for the literacy process. More specifically, we sought to analyze the literacy concept of the Alfabetiza Teresina Project; identify implementation actions/strategies of the Alfabetiza Teresina Project aimed at Literacy; evaluate actions based on the preparation and execution of reading and writing projects developed on the Network; and analyze the perception of teachers about the literacy results of students in the Literacy Cycle. The Alfabetiza Teresina Project was implemented based on Ordinance No. 240/2018, established by the Municipal Department of Education of Teresina — SEMEC, focused on the Literacy Cycle, assuming a formal commitment agreed upon by the management of the Secretariat and school management. The research was developed using a qualitative approach, using the policy cycle through Performance Theory, as a methodological resource for the study of policies, formulated by Stephen Ball and his collaborators. This approach highlights the importance of considering the nuances and specificities of schools and local communities, recognizing that educational policies are not merely “implemented”, that is, successful implementation requires adapting policies to the specific context of each school and region, being a continuous cycle that involves influences, text production and practice. The research had a theoretical basis, including a bibliographical, documentary and field review in 03 (three) teaching units, 02 (two) schools with 1st and 2nd year classes and 01 (one) Municipal Center (CMEI) that serves 1st and 2nd year classes of Elementary School. It used semi-structured interviews with managers (directors and pedagogical coordinators) and literacy teachers who work in the Literacy Cycle classes, totaling 12 participants. The data obtained was subjected to a content analysis, according to Bardin (2016), considering the conditions of production of the message, the context of reception and the effects produced. To support the research, we sought theoretical support in: Gontijo (2014), Mortatti (2014); Soares (2020), Ball (2011, 2021), Mainardes (2016), among others. The results indicate that in relation to the Alfabetiza Teresina Project, it was possible to identify positive impacts on the learning of students in the Teresina Municipal Network, especially by providing a more organized and targeted structure for monitoring the literacy process. However, perceptions about the project vary among educators. While many recognize the significant advances provided by the initiative, there is also recognition of challenges that need to be overcome. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-07-23T13:37:19Z No. of bitstreams: 1 AURISMAR FERREIRA DE SOUSA.pdf: 4134878 bytes, checksum: f6d5889723abb05fa955e4e561da36a0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-23T13:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AURISMAR FERREIRA DE SOUSA.pdf: 4134878 bytes, checksum: f6d5889723abb05fa955e4e561da36a0 (MD5) Previous issue date: 2024-12-20 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | políticas de alfabetização; | por |
dc.subject | Projeto Alfabetiza Teresina; | por |
dc.subject | ciclo de políticas; | por |
dc.subject | alfabetização | por |
dc.subject | Literacy Policies; | eng |
dc.subject | Alfabetiza Teresina Project; | eng |
dc.subject | Policy Cycle; | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject.cnpq | Avaliação da Aprendizagem | por |
dc.title | ALFABETIZA TERESINA: Do contexto de produção da política às implicações para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais de Teresina (PI) | por |
dc.title.alternative | LITERACY TERESINA: From the context of policy production to the implications for literacy for students in public schools in Teresina (PI) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AURISMAR FERREIRA DE SOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.