Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6381
Tipo do documento: Tese
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO E LUTA DE CLASSES NO ESTADO NEOLIBERAL: As escolas de ensino médio dos assentamentos de reforma agrária no Ceará e a disputa por hegemonia
Título(s) alternativo(s): RURAL EDUCATION AND CLASS STRUGGLE IN THE NEOLIBERAL STATE: High schools in agrarian reform settlements in Ceará and the struggle for hegemony
Autor: SILVA, Paulo Roberto de Sousa 
Primeiro orientador: CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues
Primeiro membro da banca: CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues
Segundo membro da banca: VILELA, Ruan Didier Bruzaca Almeida
Terceiro membro da banca: SILVA, José de Ribamar Sá
Quarto membro da banca: SANTOS, Clarice Aparecida dos
Quinto membro da banca: FRIGOTTO, Gaudêncio
Resumo: A tese analisa a disputa por hegemonia na educação brasileira, a partir da política de educação do campo, na atualidade da luta de classes no capitalismo contemporâneo e seu Estado neoliberal, tomando como base empírica as escolas de ensino médio dos assentamentos de reforma agrária no Ceará. Fundamenta-se em referências teóricas de base marxista para compreender as disputas por políticas públicas de educação do campo, dirigidas por movimentos sociais que organizam a classe trabalhadora camponesa, como expressões atuais da luta de classes no quadro da relação Estado e Sociedade no Capitalismo. Com base no materialismo histórico-dialético, recorre a dados e análises quantitativas e qualitativas, valendo-se dos procedimentos metodológicos das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, da estratégia da triangulação de métodos e das análises de conteúdo e estatística. A análise de políticas públicas aponta que a luta pela construção de escolas de ensino médio nos assentamentos de reforma agrária no Ceará é uma luta permanente pelo direito à educação e pelo projeto educativo, que se manifesta nas lutas pelas condições materiais, pelas concepções, pela forma escolar, pela formação de educadores(as) e pela direção político-pedagógica das escolas. Defende-se que o direito à política pública de educação do campo e a disputa pela hegemonia do projeto educativo da classe trabalhadora, concretizado nas escolas de ensino médio dos assentamentos de reforma agrária no Ceará, na contraditoriedade do capitalismo contemporâneo, se expressa como “escolas ocupadas”, a saber: como uma conquista parcial e provisória, permanentemente colocada em causa pela hegemonia da política educacional burguesa dominante, mantida na medida da organização e da luta permanente dos movimentos sociais camponeses, mas que somente poderá efetivar-se como uma educação anticapitalista.
Abstract: This thesis analyzes the dispute for hegemony in Brazilian education, based on rural education policy, in the current state of class struggle in contemporary capitalism and its neoliberal state, using as an empirical basis the high schools of agrarian reform settlements in Ceará. It is based on theoretical references of a Marxist basis to understand the disputes for public policies of rural education, led by social movements that organize the peasant working class, as current expressions of the class struggle in the framework of the relationship between State and Society in Capitalism. Based on historical-dialectical materialism, it uses quantitative and qualitative data and analyses, using the methodological procedures of bibliographic, documentary and field research, the strategy of triangulation of methods and content and statistical analyses. The analysis of public policies indicates that the struggle for the construction of high schools in agrarian reform settlements in Ceará is an ongoing struggle for the right to education and for the educational project, which manifests itself in the struggles for material conditions, concepts, school format, teacher training, and the political-pedagogical direction of schools. It is argued that the right to a public policy for rural education and the dispute for the hegemony of the educational project of the working class, realized in the high schools of agrarian reform settlements in Ceará, in the contradictions of contemporary capitalism, is expressed as “occupied schools”, that is, as a partial and provisional conquest, permanently challenged by the hegemony of the dominant bourgeois educational policy, maintained to the extent of the organization and ongoing struggle of peasant social movements, but which can only be effective as an anti-capitalist education.
Palavras-chave: Educação do campo;
Estado Neoliberal;
Hegemonia;
Luta de classes;
Políticas Públicas
Rural Education;
Neoliberal State;
Hegemony;
Class Struggle;
Public Policies
Área(s) do CNPq: Política Pública e População
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: SILVA, Paulo Roberto de Sousa. Educação do campo e luta de classes no estado neoliberal: As escolas de ensino médio dos assentamentos de reforma agrária no Ceará e a disputa por hegemonia. 2025. 232 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6381
Data de defesa: 28-Mai-2025
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA.pdfTese de Doutorado2,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.