Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6377
Tipo do documento: Dissertação
Título: PERCEPÇÕES ALIMENTARES DE CRIANÇAS QUILOMBOLAS POR MEIO DE PHOTOVOICE: Retratos e realidades
Título(s) alternativo(s): FOOD PERCEPTIONS OF QUILOMBO CHILDREN THROUGH PHOTOVOICE: Portraits and Realities
Autor: LACERDA, Emanuella Pereira de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de
Primeiro coorientador: LIMA, Sara Fiterman
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de
Segundo membro da banca: FERREIRA, Adriana Gomes Nogueira
Terceiro membro da banca: LIMA, Rarielle Rodrigues
Resumo: Introdução: Em todo o mundo, grupos sociais podem se agrupar em comunidades a partir de projetos políticos e coletivos de liberdade e laços socioculturais, entre esses, os de tradições africanas, no Brasil denominados Quilombolas. A Constituição Federal do Brasil de 1988 reconheceu os quilombolas como importante segmento étnico da população brasileira, com identidade territorial e histórica própria. Apesar dessa relevância, essas populações seguem atravessadas por vulnerabilidades, discriminação racial, desigualdades e dificuldades de acesso a serviços públicos essenciais: saúde, educação, assistência social e alimentação. O Maranhão ocupa a segunda posição nacional em número de crianças quilombolas, o que impõe ao estado o desafio de garantir o cuidado e a proteção social dessa população. A Insegurança Alimentar é uma das expressões mais evidentes das desigualdades em crianças e está associada a contextos socioeconômicos desfavoráveis. Objetivo: Compreender as percepções das crianças quilombolas sobre sua alimentação. Metodologia: Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, apoiada pelo referencial metodológico do Photovoice e analítico da teoria sociológica reflexiva de Bourdieu. Os dados foram coletados em três comunidades quilombolas, nas unidades da rede pública municipal de ensino fundamental na zona rural de Bequimão, Maranhão. Envolveu 23 crianças de 8 a 10 anos. A coleta ocorreu entre março, maio e agosto de 2024 nas comunidades Ariquipá, Ramal do Quindiua e Rio Grande. Os critérios de inclusão consideraram a faixa etária e a matrícula ativa na rede pública. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a Resolução 466/12. Resultados: A análise revelou dois temas principais: o habitus alimentar das crianças quilombolas e o capital cultural que envolve a alimentação. As crianças quilombolas mantêm relação simbólica com os alimentos locais, os quais representam sua identidade e capital cultural transmitido por meio de práticas e saberes. Peixes e frutas são alimentos valorizados como parte da prática social significativa e de sobrevivência, moldada por saberes transmitidos pelas figuras maternas e pela interação com a comunidade. A participação em atividades agrícolas reforça a conexão com o território, a biodiversidade local e a transmissão de um capital cultural alimentar, promovendo educação alimentar prática. Contudo, a globalização e a urbanização têm gerado mudanças significativas: a transição para hábitos alimentares não saudáveis e ultraprocessados (hambúrgueres e refrigerantes). A percepção sobre a qualidade dos alimentos que consomem demonstra que as crianças têm consciência sobre a importância de uma alimentação saudável e reconhecem a qualidade dos alimentos produzidos localmente. Porém, relatam a escassez de recursos e à introdução de alimentos industrializados, influenciados pela mídia e pela presença crescente de produtos processados. Embora as narrativas reflitam a valorização dos alimentos naturais, mostra também tensões entre o capital cultural tradicional e as influências modernas, evidenciando a dificuldade de acesso a itens saudáveis devido as condições econômicas adversas. Considerações finais: A alimentação das crianças quilombolas transcende o ato de nutrir, representa um conjunto de práticas sociais e de identidade que refletem capitais cultural, social e econômico. A preservação da identidade cultural e o bem-estar alimentar infantil podem fortalecer a educação no âmbito familiar e comunitário, incentivando a valorização de alimentos locais e tradicionais. Estratégias que integrem os saberes do território com inovações alimentares podem contribuir para um equilíbrio saudável e sustentável. Como prática de cuidado integral, a enfermagem deve desenvolver intervenções culturalmente sensíveis e eficazes, que respeitem os saberes e tradições locais, ao mesmo tempo em que atuem na prevenção de agravos nutricionais e na promoção da saúde.
Abstract: Introduction: Throughout the world, social groups can group themselves into communities based on political projects and collective freedom and socio-cultural ties, including those of African traditions, in Brazil known as Quilombolas. Brazil's Federal Constitution of 1988 recognized quilombolas as an important ethnic segment of the Brazilian population, with their own territorial and historical identity. Despite this relevance, these populations continue to face vulnerabilities, discrimination racial, inequalities and difficulties in accessing essential public services: health, education, social assistance and food. Maranhão ranks second nationally in the number of quilombola children, which imposes on the state the challenge of guaranteeing the care and social protection of this population. Food insecurity is one of the most obvious expressions of inequalities in children and is associated with unfavorable socio-economic contexts. Objective: To understand quilombola children's perceptions of their diet. Methodology: This is an exploratory study, with a qualitative approach, supported by the methodological framework of Photovoice and the analytical framework of Bourdieu's sociological reflexive theory. The data were collected in three quilombola communities, in the municipal public elementary school network in the rural area of Bequimão, Maranhão. It involved 23 children aged between 8 and 10. The data was collected between march, may and august 2024 in the Ariquipá, Ramal do Quindiu communities.and Rio Grande (focus group). The inclusion criteria were age and active enrollment in the public school system. Ethical aspects were respected in accordance with Resolution 466/12, with the free and informed consent of those responsible. Results: The analysis revealed two main themes: the food habitus of quilombola children and the cultural capital surrounding food. Quilombola children have a symbolic relationship with local foods, which represent their identity and cultural capital transmitted through practices and knowledge. Fish and fruit are foods that are valued as part of meaningful social practice and survival, shaped by knowledge passed on by maternal figures and interaction with the community. Participation in agricultural activities reinforces the connection with the territory, local biodiversity and the transmission of food cultural capital, promoting practical food education. However, globalization and urbanization have generated significant changes: the transition to unhealthy and ultra-processed eating habits (hamburgers and soft drinks). The perception of the quality of the food they eat shows that the children are aware of the importance of healthy eating and recognize the quality of locally produced food. However, they report a lack of resources and the introduction of industrialized foods, influenced by the media and the presence the growing number of processed products. Although the narratives reflect an appreciation of natural foods, they also show tensions between traditional cultural capital and modern influences, highlighting the difficulty of accessing healthy items due to adverse economic conditions. Final considerations: The diet of quilombola children transcends the act of nourishing; it represents a set of social practices and cultural identity that reflect cultural, social and economic capital. The preservation of cultural identity and children's well-being can strengthen food education at family and community level, encouraging the valorization of local and traditional foods. Strategies that integrate local knowledge and cultural practices with food innovations can contribute to a healthy and sustainable balance. As a comprehensive care practice, nursing must develop culturally sensitive and effective interventions that respect local knowledge and traditions, while at the same time acting to prevent nutritional problems and promote health.
Palavras-chave: Crianças;
Quilombolas;
Alimentação;
Enfermagem
Children;
Quilombolas;
Feeding;
Nursing
Área(s) do CNPq: Enfermagem de Saúde Pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/CCBS
Citação: LACERDA, Emanuella Pereira de.Percepções alimentares de crianças quilombolas por meio de photovoice: Retratos e realidades. 2025. 229 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Enfermagem/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6377
Data de defesa: 16-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELLA PEREIRA DE LACERDA.pdfDissertação de Mestrado11,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.