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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de familiares e de professores hospitalares sobre o processo de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral
Título(s) alternativo(s): Perceptions of family members and hospital teachers about the process of school inclusion of children with cerebral palsy
Autor: FERREIRA, Simorelda Alves 
Primeiro orientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro coorientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Segundo membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Terceiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Quarto membro da banca: SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Resumo: A presente dissertação faz parte do programa de Pós – Graduação em Cultura e Sociedade, vinculada a linha de pesquisa Cultura, Educação e Tecnologia. A inclusão de crianças com paralisia cerebral (PC) ainda representa um desafio para as famílias e para a escola. A PC compreende um grupo de desordens do movimento e da postura, decorrente de uma lesão de caráter não progressivo no cérebro em desenvolvimento, trazendo impactos para o indivíduo ao longo da vida. Assim, objetivou-se analisar as percepções de familiares e professores hospitalares sobre o processo de inclusão escolar dessas crianças. É uma pesquisa interdisciplinar, visto os impactos da PC no desenvolvimento, na educação, saúde, condição social que envolve essa população, evidenciando a relevância do estudo e contribuindo com a discussão da inclusão escolar. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso realizado no Centro de Neurorreabilitação Sarah, unidade São Luís/MA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 familiares e 3 professores hospitalares, analisando-se a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados indicam o predomínio de mulheres como cuidadoras, majoritariamente de etnia parda e beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Como categorias emergentes pelos responsáveis as experiências de inclusão, a relação entre família e escola, condições da escola, direitos da criança e perspectiva de futuro das crianças. Já para professores hospitalares aparecem atuação do professor hospitalar, experiencias de inclusão, percepções sobre as famílias e políticas públicas. Nos resultados, as famílias destacaram a valorização das relações sociais na escola; a relação entre família e escola como fundamental para o acompanhamento escolar, mas parte da família essa busca; há a percepção de que o reconhecimento dos direitos não é suficiente para garanti-los; e que o nível de funcionalidade da criança demanda ajustes e adaptações no ambiente escolar. Quanto aos professores, evidenciou-se a necessidade de maior investimento na formação docente e de políticas públicas mais efetivas. Ressaltou-se ainda o papel essencial do professor hospitalar na mediação entre reabilitação e educação, orientando as famílias quanto aos direitos à escolarização inclusiva.
Abstract: This dissertation is part of the Graduate Program in Culture and Society, within the research line Culture, Education, and Technology. The inclusion of children with cerebral palsy (CP) remains a challenge for both families and schools. CP encompasses a group of movement and posture disorders resulting from a non progressive lesion in the developing brain, leading to lifelong impacts for the individual. The objective of this study was to analyze the perceptions of family members and hospital teachers regarding the school inclusion process of children with CP. This is an interdisciplinary study, considering the impacts of CP on development, education, health, and the social conditions surrounding this population. The relevance of the research lies in its contribution to the broader discussion on inclusive education. Methodologically, this is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach, characterized as a case study conducted at the Sarah Neurorehabilitation Center, São Luís/MA unit. Data collection was carried out through semi-structured interviews with 10 family members and 3 hospital teachers, and the material was analyzed using Bardin’s (2016) Content Analysis technique. The results indicate a predominance of women as caregivers, mostly of mixed-race ethnicity and beneficiaries of the Continuous Cash Benefit Program (BPC). The categories that emerged from the family members’ interviews were: experiences of inclusion, the family-school relationship, school conditions, children's rights, and future perspectives for their children. For hospital teachers, the following categories emerged: the role of the hospital teacher, experiences of inclusion, perceptions about families, and public policies. The families highlighted the importance of social relationships within the school environment; the family-school relationship was considered essential for academic monitoring, although families often take the initiative in this regard; there is a perception that the mere recognition of rights does not ensure their implementation; and that the child's level of functionality requires adjustments and adaptations within the school setting. Regarding the teachers’ perspectives, the results point to the need for greater investment in teacher training and more effective public policies. Furthermore, the essential role of hospital teachers was emphasized, particularly in mediating between rehabilitation and education and in guiding families regarding the right to inclusive schooling.
Palavras-chave: paralisia cerebral;
família;
pedagogia hospitalar;
inclusão escolar.
cerebral palsy;
family;
hospital pedagogy;
school inclusion.
Área(s) do CNPq: Psicologia Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: FERREIRA, Simorelda Alves. Percepções de familiares e de professores hospitalares sobre o processo de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. 2025. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6374
Data de defesa: 29-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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