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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6372
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cultura maker e ensino de Física: potencializando a aprendizagem da Física em uma escola de tempo integral em São Luís |
Título(s) alternativo(s): | Creator of culture and physics teaching: enhancing physics learning in a full-time school in São Luís |
Autor: | SANTOS, Fábio Giovanni Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | NERES, Raimundo Luna |
Primeiro membro da banca: | NERES, Raimundo Luna |
Segundo membro da banca: | TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa |
Terceiro membro da banca: | TURIBUS, Sérgio Nolêto |
Resumo: | Esta dissertação aborda o conceito e os princípios da Cultura Maker e sua aplicação no ensino de Física, no contexto de metodologias ativas e contemporâneas. O objetivo principal é investigar como a integração das premissas da Cultura Maker pode potencializar a aprendizagem de Física no Ensino Médio, particularmente em uma escola pública de tempo integral em São Luís, Maranhão. O estudo foi conduzido no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, selecionado por suas características que favorecem atividades práticas e interdisciplinares, permitindo flexibilidade no uso do tempo e diversificação das estratégias de ensino. Buscou-se entender fatores que interferem em uma aprendizagem eficiente da Física. Revisou-se a literatura que trata sobre a Cultura Maker na educação. Uma intervenção pedagógica foi realizada a partir da teoria do Construcionismo de Papert (1994) e tendo como referência Pereira (2019). As atividades envolveram a construção de maquetes para facilitar a compreensão de fenômenos físicos, em conjunto com a abordagem maker. A pesquisa também se apoia nos referenciais teóricos de Freire (1987) e Dewey (1959), que defendem a participação ativa do aluno, o diálogo e a experiência prática como centrais no processo de aprendizagem. De natureza qualitativa e intervencionista, a pesquisa teve como sujeitos estudantes da 1ª série do ensino médio. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-atividades, entrevistas orais e observação não participante. A análise dos dados seguiu a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), permitindo identificar as percepções dos alunos sobre as atividades maker e seu impacto na aprendizagem. A triangulação dos dados segundo Yin (2025) garantiu maior validade e confiabilidade aos resultados. Os resultados indicam que as atividades maker estimularam o protagonismo dos estudantes, melhoraram a compreensão dos conceitos de Física e desenvolveram competências socioemocionais como criatividade, colaboração e autonomia. Observou-se um impacto positivo na autoconfiança dos alunos ao lidarem com situações-problema em contextos práticos e no engajamento nas aulas de Física. Como produto final, foi elaborado um e-book com sugestões de atividades maker para o ensino de Física, alinhadas às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este material oferece orientações práticas para professores interessados em aplicar as premissas da Cultura Maker, promovendo uma aprendizagem eficaz e alinhada às demandas contemporâneas da educação. |
Abstract: | This dissertation addresses the concept and principles of Maker Culture and its application in the teaching of Physics within the context of active and contemporary methodologies. The main objective is to investigate how the integration of Maker Culture premises can enhance Physics learning in high school, particularly in a full time public school in São Luís, Maranhão. The study was conducted at Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, selected for its characteristics that favor practical and interdisciplinary activities, allowing flexibility in time management and diversification of teaching strategies. The aim was to understand factors that interfere with efficient learning of Physics. Revised the literature that deals with Maker Culture in education. A pedagogical intervention was carried out based on Papert's Constructionism theory (1994) and referencing Pereira (2019). The activities involved the construction of models to facilitate the understanding of physical phenomena, alongside the maker approach. The research also relies on the theoretical frameworks of Freire (1987) and Dewey (1959), who advocate active student participation, dialogue, and practical experience as central to the learning process. Qualitative and interventionist in nature, the research involved students from the 1st year of high school. Data collection was conducted through pre- and post-activity questionnaires, oral interviews, and non participant observation. Data analysis followed Bardin's Content Analysis (2011), allowing the identification of students' perceptions of maker activities and their impact on learning. The triangulation of data ensured greater validity and reliability of the results. The results indicate that maker activities stimulated student protagonism, improved understanding of Physics concepts, and developed socio-emotional competencies such as creativity, collaboration, and autonomy. A positive impact was observed on students' self-confidence when dealing with problem situations in practical contexts and on engagement in Physics classes. As a final product, an e-book was developed with suggestions for maker activities for teaching Physics, aligned with the competencies and skills of the National Common Curricular Base (BNCC). This material offers practical guidance for teachers interested in applying the premises of Maker Culture, promoting effective learning aligned with contemporary educational demands. |
Palavras-chave: | cultura maker; ensino de Física; aprendizagem; competências; habilidades; maker culture; Physics teaching; learning; competencies; skills. |
Área(s) do CNPq: | Ensino-aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SANTOS, Fábio Giovanni Carvalho. Cultura maker e ensino de Física: potencializando a aprendizagem da Física em uma escola de tempo integral em São Luís. 2024. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6372 |
Data de defesa: | 4-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FABIO_SANTOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 9,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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