Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGARCIA, Jéssica Patrícia Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5114011340456058por
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee1MARQUES, Arkley Bandeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279006668275644por
dc.contributor.referee3BANDEIRA, Felipe de Lima-
dc.date.accessioned2025-07-18T11:19:44Z-
dc.date.issued2025-01-10-
dc.identifier.citationGARCIA, Jéssica Patrícia Carvalho. Diálogos entre saberes: estudo das práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais dos professores de uma escola pública de São Luís (MA). 2025. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6367-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou compreender as práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais adotadas por professores em uma escola pública de São Luís (MA), a partir do questionamento de como consideram a diversidade presente no espaço escolar. Em face da necessidade de revisão das concepções tradicionais na sociedade contemporânea e destacando a importância da diversidade de saberes e da fluidez das identidades, baseando-se em autores como Hilton Japiassu (1994; 2016), Ivani Fazenda (2011) e Vera Candau (2006; 2012; 2016), ressalta-se a relevância da interculturalidade e da interdisciplinaridade na educação como formas de enfrentar os desafios ao conhecimento hegemônico estabelecido, especialmente no contexto maranhense, marcado pela diversidade cultural e desigualdades sociais. Além disso, busca-se contribuir para a reflexão na construção de práticas pedagógicas alinhadas às necessidades da comunidade escolar, valorizando a diversidade cultural e promovendo uma educação verdadeiramente democrática e plural. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativa, utilizou-se do estudo de caso, buscando descrever as práticas, detectar abordagens, identificar desafios, potencialidades e compreender as concepções dos professores sobre o tema da interdisciplinaridade e interculturalidade. Para a coleta de dados, foram utilizados observação participante, diário de campo, grupo focal e questionário semiestruturado, envolvendo professores dos componentes curriculares de história, artes, geografia, matemática e língua espanhola. Por questão de tempo da pesquisa e disponibilidade de todos os professores, nem todos participaram de todas as etapas da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio da triangulação de dados, em diálogo com os autores base e autores da perspectiva decolonial, sob à luz da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin (2015) e da utilização da Análise do Discurso (AD), conforme proposto por Orlandi (2009), pois permite investigar as inter-relações entre os sujeitos no ambiente pedagógico e as implicações de suas práticas. A pesquisa evidenciou a importância da interdisciplinaridade e interculturalidade como práticas pedagógicas fundamentais para uma educação mais inclusiva e transformadora. A partir da análise de grupos focais, questionários e documentos curriculares, destacou-se como essas abordagens enriquecem o processo de ensino, conectando diferentes áreas do saber e promovendo uma compreensão mais ampla e significativa da realidade. Apesar do reconhecimento de sua relevância pelos educadores, desafios como a sobrecarga de trabalho, a falta de planejamento colaborativo, a ausência de formação específica e as exigências do Novo Ensino Médio têm sido apontados como barreiras significativas para sua implementação. A proposta pedagógica do Centro de Ensino Renascença valoriza a diversidade cultural e a integração de saberes, mas enfrenta limitações impostas pelo contexto institucional. Para superar esses obstáculos, torna-se urgente investir na formação continuada, no fortalecimento do planejamento conjunto e na criação de espaços para reflexão crítica. A interdisciplinaridade e a interculturalidade, quando efetivamente aplicadas, contribuem para a formação de cidadãos críticos, éticos e socialmente conscientes.por
dc.description.abstractThe present research aimed to understand the interdisciplinary and intercultural pedagogical practices adopted by teachers in a public school in São Luís (MA), focusing on how they address the diversity present in the school environment. Considering the need to revise traditional conceptions in contemporary society and emphasizing the importance of diverse knowledge and fluid identities, the study draws on authors such as Hilton Japiassu (1994; 2016), Ivani Fazenda (2011), and Vera Candau (2006; 2012; 2016). It highlights the relevance of interculturality and interdisciplinarity in education as ways to challenge the established hegemonic knowledge, particularly in the context of Maranhão, which is marked by cultural diversity and social inequalities. Additionally, the research seeks to contribute to the reflection on the construction of pedagogical practices aligned with the needs of the school community, valuing cultural diversity and promoting a truly democratic and plural education. To this end, this qualitative study employed a case study approach to describe practices, detect approaches, identify challenges and potentialities, and understand teachers' perceptions of interdisciplinarity and interculturality. Data collection methods included participant observation, a field journal, focus groups, and semi-structured questionnaires, involving teachers from the curriculum components of history, arts, geography, mathematics, and Spanish language. Due to time constraints and the availability of all teachers, not all participants engaged in every stage of the research. Data analysis was conducted through data triangulation, engaging with foundational authors and decolonial perspectives, under the framework of Edgar Morin's (2015) theory of complex thinking and using Discourse Analysis (DA) as proposed by Orlandi (2009). This approach allowed for the investigation of interrelations among subjects in the pedagogical environment and the implications of their practices. The research underscored the importance of interdisciplinarity and interculturality as essential pedagogical practices for a more inclusive and transformative education. Through the analysis of focus groups, questionnaires, and curricular documents, the study revealed how these approaches enrich the teaching process, connecting different areas of knowledge and promoting a broader and more meaningful understanding of reality. Despite educators recognizing their significance, challenges such as workload overload, lack of collaborative planning, absence of specific training, and the demands of the New High School model have been identified as significant barriers to implementation. The pedagogical proposal of the Renascença Education Center values cultural diversity and the integration of knowledge but faces limitations imposed by the institutional context.To overcome these obstacles, it is imperative to invest in continuous training, strengthen collaborative planning, and create spaces for critical reflection. When effectively applied, interdisciplinarity and interculturality contribute to the formation of critical, ethical, and socially conscious citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-07-18T11:19:44Z No. of bitstreams: 1 JÉSSICA_GARCIA.pdf: 2382479 bytes, checksum: c879e4a44052163076a3694cb981442d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T11:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JÉSSICA_GARCIA.pdf: 2382479 bytes, checksum: c879e4a44052163076a3694cb981442d (MD5) Previous issue date: 2025-01-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS SÃO BERNARDO/CSBpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação;por
dc.subjectcultura;por
dc.subjectinterdisciplinaridade;por
dc.subjectinterculturalidade;por
dc.subjectpráticas pedagógicas.por
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectculture;eng
dc.subjectinterdisciplinarity;eng
dc.subjectinterculturality;eng
dc.subjectpedagogical practices.eng
dc.subject.cnpqFundamentos da Educaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleDiálogos entre saberes: estudo das práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais dos professores de uma escola pública de São Luís (MA)por
dc.title.alternativeDialogues between knowledge: study of the interdisciplinary and intercultural pedagogical practices of teachers at a public school in São Luís (MA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA_GARCIA.pdfDissertação de Mestrado2,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.