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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6350
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os traços plásticos na literatura de Aluísio de Azevedo |
Título(s) alternativo(s): | The plastic features in the literature of Aluísio de Azevedo |
Autor: | MÁXIMO, Julio César Costa ![]() |
Primeiro orientador: | FAÇANHA, Luciano da Silva |
Primeiro membro da banca: | FAÇANHA, Luciano da Silva |
Segundo membro da banca: | SILVA, Cacilda Bonfim e |
Terceiro membro da banca: | MENENDEZ, Larissa Lacerda |
Resumo: | A presente dissertação tem por finalidade discutir e analisar a interdisciplinaridade entre Literatura, História e Arte, a partir das influências estéticas da segunda metade do século XIX na vida e obra de Aluísio de Azevedo, considerando as cidades pelas quais passou boa parte de sua vida, São Luís do Maranhão e o Rio de Janeiro. Ambas são apresentadas pela sua ótica temporal. O objetivo deste trabalho é verificar os respectivos comportamentos das sociedades em relação à sua obra, analisando a sua história, literatura e plástica. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui abordagem qualitativa e classifica-se enquanto exploratória e bibliográfica. Procedeu-se a análise teórica dos dados de forma crítica e objetiva. Para tanto, buscaram-se autores e autoras que conversam com a historicidade e criticidade de Aluísio de Azevedo, tais como: Jean-Yves Mérian, Luis Melo, Marlzonni Marrelli Matos Mauricio, Leudjane Michelle Viegas Diniz, Yi-Fu Tuan, Lélia Gonzales, Carlos Hasenbalg e Olavo Bilac, além de um mergulho em suas obras, O mulato e O cortiço, que fazem um mapeamento das sociedades citadas anteriormente. Averigua-se ainda o panorama econômico, social e cultural dessas sociedades no século XIX, mostrando o quanto as duas cidades desempenharam um papel fundamental na construção do caráter artístico e crítico do escritor. Constata-se o parecer de Aluísio de Azevedo diante da aristocracia rural e do poder público como patrocinadores das adversidades sociais vividas no Brasil do século XIX. Transportando para as caricaturas a sua criticidade, Aluísio de Azevedo mostrou o seu desenvolvimento na profissão e, também, o quanto a literatura é um reflexo da sua vivência como pintor e caricaturista. |
Abstract: | This dissertation aims to discuss and analyze the interdisciplinarity between Literature, History and Art, based on the aesthetic influences of the second half of the 19th century on the life and work of Aluísio de Azevedo, in the cities where he spent much of his life, São Luís do Maranhão and Rio de Janeiro, presenting them from a temporal perspective. The objective of such writings is to verify the respective behaviors of societies in relation to his work, analyzing their history, aesthetics, literature and plastic arts, with methodological development of theoretical, qualitative, exploratory and bibliographic analysis, reflecting on data in a critical and objective way. To carry it out, we sought authors who conversed with the historicity and criticality of Aluísio de Azevedo, such as: Jean Yves Merian, Luis Melo, Marlzonni Marrelli Matos Mauricio, Leudjane Michelle Viegas Diniz, Yi-Fu Tuan, Lélia Gonzales, Carlos Hasenbalg e Olavo Bilac, in addition to a delve into his works, O mulato and O cortiço, which map the societies mentioned above. The research examines the economic, social and cultural panorama of these societies in the 19th century, showing how much the two cities played a fundamental role in the construction of their artistic and critical character. It also highlights Aluísio de Azevedo's opinion of the rural aristocracy and the government as sponsors of the social adversities experienced in 19th century Brazil. It also transfers his criticality to caricatures, showing his development in the profession and also how literature is a reflection of the painter and caricaturist. |
Palavras-chave: | Aluísio de Azevedo; arte; literatura; história; pintura; caricatura; interdisciplinaridade. Aluísio de Azevedo; art; literature; history; painting; caricature; interdisciplinarity. |
Área(s) do CNPq: | Teoria da Literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS SÃO BERNARDO/CSB |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | MÁXIMO, Julio César Costa. Os traços plásticos na literatura de Aluísio de Azevedo. 2025. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6350 |
Data de defesa: | 31-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JÚLIO_MÁXIMO.pdf | Dissertação de Mestrado | 38,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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