PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - PPGDg : [86] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
As terras de Monge Belo: as práticas locais e o design participativo relacional na produção dos colorantes naturais
O Maranhão destaca-se por ser um dos estados que abrigam um dos maiores índices relacionados à ocorrência de comunidades quilombolas do Brasil, cenário propício a conflitos relacionados a questões fundiárias. Em contraponto a essa situação, muitas comunidades quilombolas destacam-se também como locais de resistência por meio de seus saberes tradicionais e das riquezas em biodiversidade do território. O quilombo de Monge Belo é um desses exemplos. Situada no município de Itapecuru Mirim,...
Intervenção Ergonômica no trabalho em olarias artesanais: o caso do município de Rosário – MA
A ergonomia visa a saúde, segurança e a satisfação dos trabalhadores e tem como objetivo alcançar condições de trabalho favoráveis, saudáveis e seguras aos seres humanos, lidando com uma ampla gama de problemas relevantes para o design em relação à avaliação de sistemas de trabalho. As olarias são locais que, mesmo em face aos avanços tecnológicos e às mudanças na sociedade, continuam com técnicas mais tradicionais de fabricação. Diante desse contexto, surgiram questionamentos sobre o tr...
Ergonomia e home offices: uma intervenção ergonômica no trabalho de mulheres autônomas em estado gestacional; um estudo de caso em São Luís-MA
Esta era é marcada pelas tecnologias da informação e pela globalização. O Home Office surge e se firma como uma dessas principais formas de organização do trabalho à distância. Nos últimos anos, principalmente a partir do ano de 2020, este modelo de produção tem se tornado imprescindível, uma vez que as interações humanas tiverem que ser minimizadas devido à pandemia da COVID-19. O posto de trabalho em Home Office trouxe diversos desafios às pessoas que se tornaram seus usuários, ma...
Caretas e máscaras: design em correspondências com os materiais no artesanato da Costa Rica e do Maranhão
Nesta pesquisa aborda-se o uso dos materiais como parte imprescindível na prática do design, sendo estes a forma em que os designers passam as suas ideias do mundo intangível ao mundo tangível da produção. Busca-se responder a pergunta: o que podemos aprender com os processos criativos de artesãos de máscaras e caretas, entre os Borucas da Costa Rica, e um mestre maranhense de caretas de Cazumba, sobre o uso qualitativo dos materiais no campo do design? Inclui-se a participação e o ...
Projeto comunitário: uma análise a luz do design participativo
O Design para a inovação social é uma abordagem que trata de iniciativas de comunidades criativas que possam levar a uma descontinuidade dos padrões vigentes de produção e consumo. Nesse enfoque, a arte urbana vem sendo utilizada como estratégia e instrumento de reabilitação dos espaços públicos urbanos, especificamente aqueles com problemas de infraestrutura, sociais e econômicos. Entretanto, diante da globalização e da desterritorialização que se impõem, as dinâmicas da cultura s...
O olhar do design na psicose infantil: uma experiência com os livros digitais
A presente pesquisa trata acerca da experiência de crianças diagnosticadas com psicose e o livro digital. O seu objetivo consiste em analisar quais elementos da interface gráfica de um livro digital influenciam no processo de imersão das crianças diagnosticadas pela estrutura psicótica. E para esse percurso foi investigado na literatura científica como estão estruturados os aspectos que permeiam a interface gráfica de um livro digital, assim como referenciais teóricos sobre a psicose inf...
Metrificação da memória de trabalho nos elementos do material design: experimento em um protótipo para smartphone
A memória é um campo amplo de estudo, e existem diversas perspectivas sobre ela. Atualmente entende-se que o encéfalo utiliza múltiplas estruturas para formar o armazenamento da memória. Mesmo sem saber a real capacidade humana, ela ainda é parte essencial no processo cotidiano de utilização de artefatos, daí surge a relevância dessa pauta na construção de interfaces digitais. No contexto atual, onde o celular se tornou uma ferramenta essencial para o cotidiano do ser humano, são desenvo...
Design de interação em jogos digitais: análise da mecânica estrutural em smartphones
Os jogos digitais são produtos de entretenimento populares mundialmente. Ao longo da sua evolução, algumas categorias desses jogos ganharam complexidade operacional ao acrescentar novas ações de jogo, o que se refletiu em seus controles que apresentam cada vez mais teclas ou botões de ação. No caso dos jogos de smartphones, faz-se necessário compartilhar uma pequena tela para a exibição dos elementos gráficos do jogo e a entrada das ações do jogador, o que pode gerar problemas de usabil...
Contribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiras
Apesar do crescimento do comércio eletrônico em diversas áreas do mercado e do setor de produtos farmacêuticos e cosméticos ser um dos principais setores da economia, o comércio eletrônico de produtos farmacêuticos no mercado brasileiro ainda representa uma parcela tímida se comparado com e-commerce desses produtos em outros países. Estudos apontam que isso ocorre devido aos problemas de navegação e usabilidade dos websites de farmácias brasileiras disponíveis, que fazem com que os...
Perspectivas no design sustentável: uma análise comparativa entre telhas convencionais e telhas de concreto com resíduo de bauxita
Rumo a uma sociedade mais sustentável e que visa minimizar os impactos ambientais de forma consciente, o design sustentável – aliado à inovação social e ao estudo de resíduos e materiais – fez-se agente essencial para o início do desenvolvimento deste processo, fomentando novas perspectivas através das pesquisas científicas e da formação de profissionais que se dedicam a repensar os processos de produção, assim como os ciclos de vida de materiais e produtos, a reciclagem, o reuso, d...
Design de produção: protocolo para análise das Camadas da Imagem Cinematográfica/CIC
Diante de uma linguagem complexa composta por muitos elementos, o cinema é um rico produtor de imagens carregadas de significados. O design de produção compõe parte considerável dessa imagem, desenhando a cenografia, figurino, cabelo e maquiagem e trabalhando em conjunto com o diretor na concepção de storyboards. Possuindo essa linguagem rebuscada, conceber essas imagens não se torna uma tarefa simples e requer um estudo profundo sobre a ideia que o filme deseja passar, determinada ...
ESTRATÉGIAS DO DESIGN PARA A GESTÃO DA CULTURA EMPREENDEDORA DE MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES
A perspectiva do design através de uma óptica estratégica dispõe de competências que possibilitam analisar e avaliar ocorrências e fenômenos de modo ágil e orientado para possíveis alternativas, que são consideradas com o intuito de acrescer propósitos e valor competitivo para os negócios. Quando esta concepção é incorporada em uma gestão voltada para micros e pequenos empreendedores, o resultado obtido podem alcançar parâmetros que influenciam diretamente no ambiente a qual estão envolv...
CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN EDUCACIONAL PARA PROCESSOS DE GAMIFICAÇÃO
A cultura da aprendizagem que define a Sociedade em Rede faz convergir para a construção de um novo modelo educativo, caracterizado pela diversidade e pluralidade dos indivíduos. Faz-se necessário novas abordagens pedagógicas a fim de atender a um público cada vez mais ávido por atividades inovadoras instigantes e desafiadoras. Nesse enfoque, emerge o conceito de Gamificação como proposta pedagógica, a fim de ressignificar as formas tradicionais de relações educativas. Entretanto, os do...
Experimento com resíduos de juçara: design participativo e práticas de correspondências na comunidade do Maracanã – MA
Resumo O Brasil produz anualmente mais de 221 mil toneladas de açaí, das quais 161 toneladas correspondem aos resíduos oriundos do despolpamento da fruta. Estudos relacionados ao aproveitamento do caroço e da fibra do açaí vêm sendo amplamente desenvolvidos com o objetivo de encontrar utilidade para o material excedente. No entanto, existe uma lacuna no que se refere às pesquisas que busquem o uso desses resíduos no campo do design e que considerem a participação da comunidade nos ...
Experimentos de design na educação online: a criação participativa do conhecimento no ensino superior de design por meio de sondas
RESUMO Diante da nova conjuntura educacional adotada com o agravamento da pandemia do vírus Sars-CoV-2, surgem algumas problemáticas relacionadas ao afastamento hierárquico entre docentes e discentes, caracterizado pela perda do diálogo e do compartilhamento de experiências, que resulta em um baixo incentivo à autonomia discente. A presente pesquisa visa realizar um experimento de design em disciplinas do curso de design da Universidade Federal do Maranhão para analisar como este...
Resíduo de madeira: um estudo exploratório do potencial industrial para o desenvolvimento de novos revestimentos
Ao utilizar espécies de resíduos de madeiras o consumidor poderá se deparar com o uso de uma matéria prima nobre, diminuindo a pressão da exploração de determinadas espécies. Nesse contexto, questionam-se quais as características dos resíduos de madeira que auxiliam no desenvolvimento de novos revestimentos? Assim, propõe-se como objetivo analisar as características desses resíduos provenientes de cooperativa em São Luís – MA e Unidade Vocacional - Estaleiro Escola, para a fabrica...
Conhecimentos tácito e técnico: implementações na função prática de artefatos de apoio à venda de trabalhadores informais em São Luís-MA
As mudanças na economia brasileira trouxeram grande impacto no índice de desocupação, refletindo em um grande salto na quantidade de desempregados pelo país. Paralelamente, cresce também a informalidade, motivada pela necessidade do auto sustento. A partir do trabalho autônomo, surgem manifestações da informalidade que se caracterizam por improvisos, gambiarras e construções que ajudam na venda de trabalhadores que recorrem às ruas, como o caso do vendedor ambulante. Assim, esta pes...
ESCALA AUDITIVA BINAURAL: validação de uma ferramenta de avaliação da satisfação considerando as pessoas com deficiência visual.
É fundamental a compreensão da satisfação dos usuários em testes de usabilidade em interfaces digitais, pois ela aponta as emoções sentidas no decorrer da interação, oferecendo informações importantes para o desenvolvimento de novas interfaces e sistemas. Porém, pessoas com deficiência visual, possuem dificuldade de participar de testes desta natureza pois as ferramentas para coleta dos dados frequentemente utilizadas inviabilizam a participação de pessoas com qualquer grau de defic...
Equipamentos de Proteção Individual por trabalhadoras da construção civil de São Luís - MA: prospecção no Design
A maioria dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que operárias, técnicas da construção, engenheiras e arquitetas utilizam em canteiros de obras são os mesmos para homens nas mesmas funções. Isso ocorre devido aos produtos de segurança ocupacional terem sido historicamente projetados e desenvolvidos levando em conta apenas o gênero masculino, e há o agravante da falta de informações antropométricas oficiais atualizadas. Ressalta-se que as mulheres possuem a maioria de suas medidas...
Design participativo com usuários transgêneros: Métodos para produção de representações simbólicas
Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver e reidentificar representações simbólicas do corpo de pessoas transgêneras a partir de um processo participativo de design com usuários transgêneros. Para tanto, busca sistematizar e articular ferramentas, métodos e técnicas em um processo participativo com pessoas trans a partir de sua compreensão do corpo transgênero, enquanto sujeitos capazes de idealizar, expressar e representar a si mesmo. Esta pesquisa é exploratória quanto aos fins e um e...
- 86 UFMA
- 86 Dissertação