Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6333
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PERRI, Cecília Eduarda dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8428590392431172 | por |
dc.contributor.advisor1 | FREITAS, Flávio Luiz de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2128304906555701 | por |
dc.contributor.referee1 | FREITAS, Flávio Luiz de Castro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2128304906555701 | por |
dc.contributor.referee2 | MOUZANI, Josette Maria Alves de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0505156751073470 | por |
dc.contributor.referee3 | FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0058185567130333 | por |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T16:35:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | PERRI, Cecília Eduarda dos Santos. Reflexos distópicos do presente: Um estudo sobre os personagens conceituais em Black Mirror. 2023. 106 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6333 | - |
dc.description.resumo | Levando em conta que o entretenimento também pode ser uma estratégia de conexão entre o racional e o emocional ao fazer uso de efeitos estéticos de grande impacto para a sensibilidade humana, este trabalho busca explicitar em que medida é possível encontrar personagens conceituais distópicos no seriado Black Mirror. Para tanto, abordaremos as duas primeiras temporadas, produzida para um canal aberto britânico, e a terceira temporada produzida pelo sistema de streaming Netflix, uma vez que compreendemos os dois momentos como um processo de ruptura narrativa e produção audiovisual. Para a discussão fazemos um paralelo entre o plano de composição da Arte e o plano de imanência da Filosofia, proposto por Deleuze e Guattari, a fim de verificar o deslizamento dos blocos de sensações presentes no seriado que nos afeta de diversas maneiras. A ideia de personagens conceituais eleva-se as singularidades e aumenta a gama da concepção filosófica deleuze-guattariana, ao estabelecer verdadeiras zonas de vizinhança entre a arte - no caso deste estudo, o audiovisual - e a filosofia. Desse modo, essa aproximação entre os dois campos nos permite pensar nas potencialidades do discurso distópico em nossa vida cotidiana e da nossa relação humanomáquina. | por |
dc.description.abstract | Taking into account that entertainment can also be a connection strategy between the rational and the emotional by making use of aesthetic effects of great impact on human sensitivity, this work seeks to explain to what extent it is possible to find dystopian conceptual characters in the Black Mirror series . To do so, we will approach the first two seasons, produced for a British open channel, and the third season produced by the Netflix streaming system, since we understand both moments as a process of narrative rupture and audiovisual production. For the discussion, we make a parallel between the plane of composition of Art and the plane of immanence of Philosophy, proposed by Deleuze and Guattari, in order to verify the sliding of the blocks of sensations present in the series that affect us in different ways. The idea of conceptual characters rises to singularities and increases the range of the Deleuze-Guattarian philosophical conception, by establishing true zones of neighborhood between art - in the case of this study, the audiovisual - and philosophy. In this way, this approximation between the two fields allows us to think about the potential of dystopian discourse in our daily lives and our human-machine relationship. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-07-10T16:35:07Z No. of bitstreams: 1 CECÍLIA EDUARDA DOS SANTOS PERRI.pdf: 6757858 bytes, checksum: e8062b280777eac941b92d3c0278d397 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-10T16:35:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CECÍLIA EDUARDA DOS SANTOS PERRI.pdf: 6757858 bytes, checksum: e8062b280777eac941b92d3c0278d397 (MD5) Previous issue date: 2023-05-22 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Distopia; | por |
dc.subject | Black Mirror; | por |
dc.subject | personagens conceituais | por |
dc.subject | Dystopia; | eng |
dc.subject | Black Mirror; | eng |
dc.subject | conceptual characters | eng |
dc.subject.cnpq | Epistemologia | por |
dc.title | REFLEXOS DISTÓPICOS DO PRESENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PERSONAGENS CONCEITUAIS EM BLACK MIRROR | por |
dc.title.alternative | DYSTOPIAN REFLECTIONS OF THE PRESENT: A STUDY OF CONCEPTUAL CHARACTERS IN BLACK MIRROR | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CECÍLIA EDUARDA DOS SANTOS PERRI.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.