Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPERRI, Cecília Eduarda dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428590392431172por
dc.contributor.advisor1FREITAS, Flávio Luiz de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128304906555701por
dc.contributor.referee1FREITAS, Flávio Luiz de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128304906555701por
dc.contributor.referee2MOUZANI, Josette Maria Alves de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.contributor.referee3FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.date.accessioned2025-07-10T16:35:07Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.citationPERRI, Cecília Eduarda dos Santos. Reflexos distópicos do presente: Um estudo sobre os personagens conceituais em Black Mirror. 2023. 106 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6333-
dc.description.resumoLevando em conta que o entretenimento também pode ser uma estratégia de conexão entre o racional e o emocional ao fazer uso de efeitos estéticos de grande impacto para a sensibilidade humana, este trabalho busca explicitar em que medida é possível encontrar personagens conceituais distópicos no seriado Black Mirror. Para tanto, abordaremos as duas primeiras temporadas, produzida para um canal aberto britânico, e a terceira temporada produzida pelo sistema de streaming Netflix, uma vez que compreendemos os dois momentos como um processo de ruptura narrativa e produção audiovisual. Para a discussão fazemos um paralelo entre o plano de composição da Arte e o plano de imanência da Filosofia, proposto por Deleuze e Guattari, a fim de verificar o deslizamento dos blocos de sensações presentes no seriado que nos afeta de diversas maneiras. A ideia de personagens conceituais eleva-se as singularidades e aumenta a gama da concepção filosófica deleuze-guattariana, ao estabelecer verdadeiras zonas de vizinhança entre a arte - no caso deste estudo, o audiovisual - e a filosofia. Desse modo, essa aproximação entre os dois campos nos permite pensar nas potencialidades do discurso distópico em nossa vida cotidiana e da nossa relação humanomáquina.por
dc.description.abstractTaking into account that entertainment can also be a connection strategy between the rational and the emotional by making use of aesthetic effects of great impact on human sensitivity, this work seeks to explain to what extent it is possible to find dystopian conceptual characters in the Black Mirror series . To do so, we will approach the first two seasons, produced for a British open channel, and the third season produced by the Netflix streaming system, since we understand both moments as a process of narrative rupture and audiovisual production. For the discussion, we make a parallel between the plane of composition of Art and the plane of immanence of Philosophy, proposed by Deleuze and Guattari, in order to verify the sliding of the blocks of sensations present in the series that affect us in different ways. The idea of conceptual characters rises to singularities and increases the range of the Deleuze-Guattarian philosophical conception, by establishing true zones of neighborhood between art - in the case of this study, the audiovisual - and philosophy. In this way, this approximation between the two fields allows us to think about the potential of dystopian discourse in our daily lives and our human-machine relationship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-07-10T16:35:07Z No. of bitstreams: 1 CECÍLIA EDUARDA DOS SANTOS PERRI.pdf: 6757858 bytes, checksum: e8062b280777eac941b92d3c0278d397 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T16:35:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CECÍLIA EDUARDA DOS SANTOS PERRI.pdf: 6757858 bytes, checksum: e8062b280777eac941b92d3c0278d397 (MD5) Previous issue date: 2023-05-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistopia;por
dc.subjectBlack Mirror;por
dc.subjectpersonagens conceituaispor
dc.subjectDystopia;eng
dc.subjectBlack Mirror;eng
dc.subjectconceptual characterseng
dc.subject.cnpqEpistemologiapor
dc.titleREFLEXOS DISTÓPICOS DO PRESENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PERSONAGENS CONCEITUAIS EM BLACK MIRRORpor
dc.title.alternativeDYSTOPIAN REFLECTIONS OF THE PRESENT: A STUDY OF CONCEPTUAL CHARACTERS IN BLACK MIRROReng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CECÍLIA EDUARDA DOS SANTOS PERRI.pdfDissertação de Mestrado6,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.