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Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorando Métodos de Aprendizado Semi-supervisionado e Inteligência Artificial Generativa na Identificação de Ideação Suicida em Textos Não-Clínicos
Título(s) alternativo(s): Exploring Semi-Supervised Learning Methods and Generative Artificial Intelligence in Identifying Suicidal Ideation in Non-Clinical Texts
Autor: AZEVEDO, João Pedro Cavalcanti 
Primeiro orientador: TELES, Ariel Soares
Primeiro membro da banca: TELES, Ariel Soares
Segundo membro da banca: BATISTA JUNIOR, Antônio de Abreu
Terceiro membro da banca: PARABONI, Ivandré
Resumo: O suicídio continua sendo um grave problema de saúde pública em todo o mundo, e a identificação precoce da ideação suicida é fundamental para a prevenção de casos fatais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo aprimorar o sistema Boamente, uma ferramenta baseada em inteligência artificial desenvolvida para apoiar profissionais de saúde mental na detecção e monitoramento da ideação suicida em textos não clínicos escritos em português brasileiro. O Boamente opera por meio da coleta de textos dos usuários via um teclado virtual em dispositivos móveis, que os envia a uma plataforma web para análise automática. Para tornar o sistema mais preciso e confiável, foram conduzidos dois estudos complementares. No primeiro estudo, buscou-se melhorar o desempenho do modelo de classificação do Boamente por meio da aplicação de técnicas de aprendizado semi-supervisionado. Novos dados foram coletados e diferentes abordagens foram testadas, resultando em uma evolução da acurácia entre 2,39% e 4,30% em relação ao modelo base, com destaque para o método self-learning, que apresentou o melhor desempenho geral. No segundo estudo, propôs-se a expansão da arquitetura do Boamente com a incorporação de um módulo gerador de explicações, utilizando engenharia de prompt com Large Language Models. A proposta teve como foco aumentar a interpretabilidade do sistema, permitindo que os profissionais de saúde mental compreendam as razões pelas quais um texto foi classificado como contendo ou não ideação suicida. Para isso, foi realizada uma avaliação quantitativa com diferentes LLMs, na qual o modelo Qwen 2.5 (14B) obteve o melhor desempenho em AUC (0,9898), enquanto os modelos Qwen 2.5 de 3B e 7B apresentaram os melhores valores de recall, métrica crítica para evitar falsos negativos em contextos clínicos. Em paralelo, conduziu-se uma avaliação qualitativa com especialistas de diferentes áreas (ciência da computação, linguística e psicologia), que consideraram as explicações geradas pelo modelo LLaMA 3.1 (8B) como as mais coerentes e claras. Os resultados obtidos demonstram que a integração de métodos de aprendizado semi-supervisionado com LLMs explicativos pode elevar significativamente a qualidade do Boamente, tanto em termos de desempenho técnico quanto de confiabilidade percebida pelos profissionais que o utilizam. Além disso, a geração de explicações tem o potencial de fortalecer a confiança dos usuários no sistema de inteligência artificial, prevenindo uma aceitação cega das predições e promovendo uma tomada de decisão mais crítica e embasada. Este trabalho contribui, portanto, para o desenvolvimento de sistemas de mecanismos de inteligência artificial mais transparente e eficientes às demandas da saúde mental, especialmente no contexto da prevenção ao suicídio no Brasil.
Abstract: Suicide remains a serious public health issue worldwide, and the early identification of suicidal ideation is essential for preventing fatal outcomes. In this context, the present work aimed to enhance the Boamente system, an artificial intelligence–based tool developed to support mental health professionals in detecting and monitoring suicidal ideation in non-clinical texts written in Brazilian Portuguese. Boamente operates by collecting user texts via a virtual keyboard on mobile devices, which are then sent to a web platform for automatic analysis. To improve the system’s accuracy and reliability, two complementary studies were conducted. The first study aimed to improve Boamente’s classification model performance through the application of semi-supervised learning techniques. New data were collected, and different approaches were tested, resulting in an accuracy improvement ranging from 2.39% to 4.30% compared to the baseline model. Notably, the self-learning method achieved the best overall performance. These results highlight the potential of combining labeled and unlabeled data when training models for sensitive tasks such as suicidal ideation detection. The second study proposed expanding Boamente’s architecture by incorporating an explanation generation module, using prompt engineering with Large Language Models (LLMs). This addition aimed to increase the system’s interpretability, enabling mental health professionals to understand the reasons why a text was classified as containing or not containing suicidal ideation. For this purpose, a quantitative evaluation was conducted using various LLMs, in which the Qwen 2.5 model (14B) achieved the best AUC score (0.9898), while the 3B and 7B versions of Qwen 2.5 achieved the highest recall values a critical metric for minimizing false negatives in clinical contexts. In parallel, a qualitative assessment was conducted with experts from different fields (computer science, linguistics, and psychology), who rated the explanations generated by the LLaMA 3.1 (8B) model as the most coherent and clear. The results demonstrate that integrating semi-supervised learning methods with explanatory LLMs can significantly improve the quality of Boamente, both in terms of technical performance and perceived trustworthiness among professionals. Furthermore, explanation generation has the potential to strengthen user trust in the AI system, preventing blind acceptance of predictions and promoting more critical and informed decision-making. This work, therefore, contributes to the development of more transparent and effective artificial intelligence systems to meet the demands of mental health care, particularly in the context of suicide prevention in Brazil.
Palavras-chave: Ideação suicida;
Aprendizado semi-supervisionado;
Modelos de linguagem generativos;
Engenharia de prompt;
Saúde mental;
Explicabilidade de modelos;
Processamento de linguagem natural
Suicide ideation;
Semi-supervised learning;
Generative language models;
Prompt engineering;
Mental health;
Model explainability;
Natural language processing
Área(s) do CNPq: Modelos Analíticos e de Simulação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: AZEVEDO, João Pedro Cavalcanti. Explorando Métodos de Aprendizado Semi-supervisionado e Inteligência Artificial Generativa na Identificação de Ideação Suicida em Textos Não-Clínicos. 2025. 74 f Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6324
Data de defesa: 30-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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