Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6316
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gamificação como proposta metodológica no ensino de língua espanhola: uma experiência em uma instituição pública de ensino do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | La gamificación como propuesta metodológica en la enseñanza del español: una experiencia en una institución educativa pública de Maranhão |
Autor: | BEZERRA, Daiane Leite Chaves ![]() |
Primeiro orientador: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Primeiro membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Segundo membro da banca: | TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa |
Terceiro membro da banca: | SANTOS, Nádson Araújo dos |
Quarto membro da banca: | FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão |
Quinto membro da banca: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Resumo: | A pesquisa intitulada GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: uma experiência em uma instituição de ensino do Maranhão buscou investigar e capacitar docentes de espanhol quanto ao uso da Apesar de a Gamificação ser utilizada nas várias áreas do conhecimento, na disciplina de Língua Espanhola há uma lacuna considerável de uso dessa metodologia. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção de docentes de Língua Espanhola sobre a Gamificação como metodologia ativa de ensino, a partir de uma capacitação pedagógica em uma instituição pública do Maranhão. Os objetivos específicos foram: identificar quais estratégias metodológicas ativas os docentes da instituição pesquisada aplicam em sua prática pedagógica; descrever as concepções teóricas e práticas docentes acerca da Gamificação como metodologia ativa de ensino; capacitar os docentes quanto às estratégias metodológicas ativas a serem empregadas na sala de aula, com destaque à Gamificação; elaborar um Caderno Virtual de Recomendações para a utilização da Gamificação nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Esta foi uma pesquisa de natureza aplicada, exploratório- descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, bibliográfica e de intervenção pedagógica. A intervenção ocorreu com nove docentes de Ensino Médio de Língua Espanhola de uma instituição pública de ensino do estado do Maranhão e foi feita a partir de um curso de capacitação em Gamificação com os docentes participantes da pesquisa. Os instrumentos que compuseram a coleta de dados foram questionários e observação participante. Como resultados da pesquisa, verificamos que a Gamificação tem relevância e potencial no ensino de espanhol como língua estrangeira, tendo em vista que os participantes adquiriram percepções acerca dessa metodologia ativa, o que contribui com o processo de ensino-aprendizagem de espanhol e evidencia a necessidade de atualizações, reflexões e criação de comunidades de aprendizagem para troca de experiências entre os professores. Esta pesquisa desenvolveu como produto educacional um Caderno Virtual de Recomendações, o qual tem o objetivo de apoiar a prática docente quanto ao uso da Gamificação na aula de Língua Espanhola e colaborar para a formação continuada dos professores, pois apresenta aspectos teóricos sobre a Gamificação e propostas de aulas e recursos didáticos gamificados. |
Abstract: | La investigación titulada GAMIFICACIÓN COMO PROPUESTA METODOLÓGICA EN LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA: una experiencia en una institución de enseñanza en Maranhão buscó investigar y capacitar a profesores de español en el uso de Gamificación. Aunque la Gamificación se utiliza en diversas áreas de conocimiento, existe un vacío considerable en el uso de esta metodología en la asignatura de lengua española. En este sentido, el objetivo general de esta investigación fue analizar la percepción de los profesores de lengua española sobre la Gamificación como una metodología activa de enseñanza, a partir de la formación pedagógica en una institución pública en Maranhão. Los objetivos específicos fueron: identificar qué estrategias metodológicas activas aplican los profesores de la institución investigada en su práctica docente; describir las concepciones teóricas y las prácticas docentes sobre la Gamificación como metodología activa de enseñanza; formar a los profesores sobre las estrategias metodológicas activas a utilizar en el aula, con énfasis en la Gamificación; elaborar un Cuaderno Virtual de Recomendaciones para el uso de la Gamificación en las clases de español como lengua extranjera. Se trató de un estudio aplicado, exploratorio-descriptivo en cuanto a objetivos, con enfoque cualitativo y en cuanto a los procedimientos, un estudio bibliográfico y de intervención pedagógica. La intervención tuvo lugar con nueve profesores de lengua española de enseñanza secundaria de una institución pública de enseñanza del estado de Maranhão y se basó en un curso de formación en Gamificación con los profesores participantes en la investigación. Los instrumentos utilizados para la recogida de datos fueron cuestionarios y observación participante. Los resultados de la investigación muestran que la gamificación tiene relevancia y potencial en la enseñanza del español como lengua extranjera, dado que los participantes adquirieron conocimientos sobre esta metodología activa, que contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje del español y pone de manifiesto la necesidad de actualización, reflexión y creación de comunidades de aprendizaje para el intercambio de experiencias entre profesores. Esta investigación ha desarrollado un Cuaderno Virtual de Recomendaciones como producto educativo, que pretende apoyar la práctica docente en el uso de la gamificación en el aula de español y colaborar en la formación permanente de los profesores, ya que presenta aspectos teóricos de la gamificación y propuestas de lecciones y recursos didácticos gamificados. |
Palavras-chave: | gamificação na educação; docentes; Língua Espanhola. gamificación en la educación; docentes; Lengua Española. |
Área(s) do CNPq: | Letras Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | BEZERRA, Daiane Leite Chaves. Gamificação como proposta metodológica no ensino de língua espanhola: uma experiência em uma instituição pública de ensino do Maranhão. 2025. 247 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6316 |
Data de defesa: | 25-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAIANE_BEZERRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 24,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.