Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6315
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A gamificação como estratégia de incentivo à leitura com estudantes do ensino médio na biblioteca escolar do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em São Luís |
Título(s) alternativo(s): | Gamification as a strategy to encourage reading among high school students in the school library of the Maranhão State Institute of Education, Science and Technology (IEMA) in São Luís |
Autor: | SILVA, Mônia Lorena do Nascimento da ![]() |
Primeiro orientador: | TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa |
Primeiro membro da banca: | TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa |
Segundo membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Terceiro membro da banca: | FRANÇA, Rômulo Martins |
Resumo: | Estudo sobre a gamificação como incentivo à leitura com estudantes do ensino médio no contexto da biblioteca escolar do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em São Luís. Tem como objetivo geral investigar como a gamificação pode ser utilizada como incentivo à leitura com estudantes do ensino médio no contexto de uma biblioteca escolar. E como objetivos específicos, foram adotados os seguintes: diagnosticar os conhecimentos sobre gamificação dos bibliotecários e estudantes do ensino médio do IEMA, identificar como a gamificação pode ser usada como incentivo à leitura, intervir junto aos estudantes, bibliotecários e a professora da turma de Literatura sobre o uso da gamificação na biblioteca do IEMA como forma de incentivo à leitura, acompanhando seu uso por meio de observação direta e registro de dados, visando a avaliação da sua eficácia e elaborar um e-book com sugestões e estratégias para utilização da gamificação na biblioteca escolar. Para atender aos objetivos da pesquisa, especifica-se: quanto a natureza da pesquisa, ela é aplicada, quanto aos objetivos ela é exploratória e descritiva com procedimento técnico pautado na pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da 3a série do Ensino Médio do IEMA, bibliotecários e uma professora de Literatura dessa instituição. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário com os estudantes e bibliotecários, para estes, a aplicação foi antes e depois da atividade gamificada, além de uma entrevista não formal com a professora de Literatura, no primeiro encontro e um questionário com a docente após a aplicação da atividade gamificada com a turma, contamos com auxílio da professora de Literatura da 3a série do Ensino Médio, que disponibilizou seus horários de aula para apresentação da proposta, bem como intermediou o contato com os estudantes para que pudesse ser executada a atividade e respondeu a uma entrevista ao final da jornada gamificada. A atividade gamificada visando o incentivo à leitura do livro Manuelzão e Miguelim, uma obra de leitura obrigatória para o vestibular da UEMA, foi aplicada com estudantes da 3a série do ensino Médio do IEMA e teve acompanhamento direto pela mestranda. Como resultado verificou-se, por meio do questionário aplicado que, a predominância dos bibliotecários considera que seria interessante o uso da gamificação como incentivo à leitura na biblioteca. Além disso, os estudantes em seus questionários pós- atividade gamificada também afirmaram que se sentiram satisfeitos e motivados ao participar da atividade gamificada e que a aplicação da atividade propôs serviu para gerar engajamento com a leitura da obra escolhida. Em concordância com o dito pelos estudantes, a professora, também em resposta à um questionário aplicado pós- atividade gamificada, afirmou que aplicação de jogos como recurso metodológico pode ser utilizada a fim de auxiliar a aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Conclui-se que o uso da gamificação, tanto em sala de aula, quanto como forma de incentivo à leitura na biblioteca pode ser utilizado como ferramenta engajadora no processo de formação de leitores e no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | Study on gamification as an incentive to reading with high school students in the context of the school library at the Maranhão State Institute of Education, Science and Technology (IEMA) in São Luís. Its general objective is to investigate how gamification can be used as an incentive to reading with high school students in the context of a school library. And as specific objectives, the following were adopted: diagnose the knowledge about gamification of librarians and high school students at IEMA, identify how gamification can be used to encourage reading; diagnose with librarians and students about the use of gamification in the IEMA library as a way to encourage reading. Create an e-book with suggestions and strategies for using gamification in the school library. To meet the research objectives, it is specified: in terms of the nature of the research, it is applied, in terms of objectives it is exploratory and descriptive with a technical procedure based on bibliographical research and case study, with a qualitative approach, of the pedagogical intervention type. The research subjects were students in the 3rd year of high school at IEMA, librarians and a Literature teacher at that institution. As a data collection instrument, we used a questionnaire with librarians and students, for these, the application was before and after the gamified activity, in addition to a non-formal interview with the Literature teacher, in the first meeting and a questionnaire with the teacher after the application of the gamified activity with the class, we had the help of the Literature teacher from the 3rd year of high school, who made her class schedule available to present the proposal, as well as intermediating contact with the students so that it could be carried out the activity and responded to an interview at the end of the gamified journey. The gamified activity aimed at encouraging the reading of the book Manuelzão e Miguelim, a mandatory reading work for the UEMA entrance exam, was applied to students in the 3rd year of high school at IEMA and was directly monitored by the master's student. As a result, it was verified, through the questionnaire applied, that the predominance of librarians consider that it would be interesting to use gamification as an incentive to reading in the library. Furthermore, students in their post-gamified activity questionnaires also stated that they felt satisfied and motivated when participating in the gamified activity and that the application of the proposed activity served to generate engagement with reading the chosen work. In agreement with what the students said, the teacher, also in response to a questionnaire applied after the gamified activity, stated that the application of games as a methodological resource can be used in order to assist the learning of high school students. It is concluded that the use of gamification, both in the classroom and as a way of encouraging reading in the library, can be used as an engaging tool in the process of training readers and in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | gamificação; biblioteca; incentivo à leitura; Ensino Médio; jogos. gamification; library; Encouraging Reading; high school; games. |
Área(s) do CNPq: | Educação Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | SILVA, Mônia Lorena do Nascimento da. A gamificação como estratégia de incentivo à leitura com estudantes do ensino médio na biblioteca escolar do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em São Luís. 2024. 193 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6315 |
Data de defesa: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÔNIA_SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.