Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6314
Tipo do documento: Dissertação
Título: SALA DE AULA INVERTIDA ARTICULADA À TAXONOMIA DE BLOOM NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA: Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do Maranhão
Título(s) alternativo(s): FLIPPED CLASSROOM ARTICULATED WITH BLOOM'S TAXONOMY IN APPROACHING ASTRONOMY CONTENT: A case study in the final years of Elementary School in a public school in Maranhão
Autor: ABREU, José de Arimatéa 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Terceiro membro da banca: LISBOA, Eliana Santana
Quarto membro da banca: DINIZ, Isabel Cristina dos Santos
Quinto membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: A pesquisa intitulada Sala de aula invertida articulada à taxonomia de Bloom na abordagem dos conteúdos de Astronomia: um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do Maranhão investigou os desafios, dificuldades e possibilidades relacionados às novas práticas e estratégias de ensino. O problema central da pesquisa foi: Como a sala de aula invertida, articulada à Taxonomia de Bloom, impacta a prática docente na abordagem dos conteúdos de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Com base nesse questionamento, o objetivo principal foi analisar como a sala de aula invertida, articulada à Taxonomia de Bloom, impacta a abordagem desses conteúdos. O objetivo geral foi analisar como a sala de aula invertida, articulada à Taxonomia de Bloom, impacta para a abordagem dos conteúdos de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos foram: Investigar o impacto das metodologias ativas na prática docente com ênfase na sala de aula invertida articulada à Taxonomia de Bloom; verificar os níveis de conhecimento dos professores do Centro de Ensino João Paulo II sobre as metodologias ativas com ênfase na sala de aula invertida articulada à Taxonomia de Bloom; compreender como a utilização da Taxonomia de Bloom na metodologia ativa de sala de aula invertida pode contribuir para atenuar as lacunas do ensino de Astronomia no Centro de Ensino João Paulo II; produzir um manual digital de orientações sobre o planejamento e implementação da metodologia sala de aula invertida no ensino de Astronomia. Quanto à metodologia, adotou-se a seguinte classificação: em relação à coleta de dados, foram utilizados questionários mistos e entrevista semiestruturada; quanto à abordagem, qualitativa; quanto à finalidade, aplicada; quanto aos objetivos, exploratória e descritiva; e quanto aos procedimentos, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O produto educacional consistiu em um caderno digital com sequências didáticas e orientações sobre o planejamento e a implementação da metodologia ativa da sala de aula invertida, articulada à Taxonomia de Bloom, com a finalidade de apoiar os processos de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento da Astronomia. Como resultado da investigação, concluiu- se que, embora ainda existam limitações na aplicação dos métodos ativos e deficiências na formação continuada dos docentes sobre a temática, quando empregada nos processos de ensino e aprendizagem, a abordagem analisada configura-se como uma estratégia pedagógica promissora e eficaz para promover o engajamento, o protagonismo e a autonomia dos estudantes, potencializando a construção ativa do conhecimento.
Abstract: The research entitled Flipped Classroom Articulated with Bloom's Taxonomy in the Approach to Astronomy Content: A Case Study in the Final Years of Elementary School in a Public School in Maranhão investigated the challenges, difficulties, and possibilities related to new teaching practices and strategies. The central research question was: How does the flipped classroom, articulated with Bloom's Taxonomy, impact teaching practices in the approach to Astronomy content in the final years of Elementary School? Based on this question, the main objective was to analyze how the flipped classroom, articulated with Bloom's Taxonomy, impacts the approach to this content. The general objective was to analyze how the flipped classroom, articulated with Bloom's Taxonomy, contributes to the approach to Astronomy content in the final years of Elementary School. The specific objectives were: to investigate the impact of active methodologies on teaching practices, with an emphasis on the flipped classroom articulated with Bloom's Taxonomy; to assess the level of teachers' knowledge at Centro de Ensino João Paulo II regarding active methodologies, focusing on the flipped classroom and Bloom's Taxonomy; to understand how the use of Bloom’s Taxonomy in the flipped classroom methodology can help mitigate gaps in Astronomy education at Centro de Ensino João Paulo II; and to produce a digital guide with guidelines for planning and implementing the flipped classroom methodology in Astronomy education. As for the methodology, the following classification was adopted: regarding data collection, mixed questionnaires and semi-structured interviews were used; regarding the approach, qualitative; regarding the purpose, applied; regarding the objectives, exploratory and descriptive; and regarding the procedures, bibliographic research and case study. The educational product consisted of a digital booklet with didactic sequences and guidelines for planning and implementing the active flipped classroom methodology articulated with Bloom’s Taxonomy, aiming to support the teaching and learning processes of Astronomy content. As a result of the investigation, it was concluded that, although there are still limitations in the application of active methods and gaps in continuing teacher education on the topic, when employed in teaching and learning processes, the analyzed approach proves to be a promising and effective pedagogical strategy to promote student engagement, protagonism, and autonomy, enhancing the active construction of knowledge.
Palavras-chave: Metodologias ativas;
sala de aula invertida;
Taxonomia de Bloom;
recursos educacionais digitais;
Astronomia
Active methodologies;
flipped classroom;
Bloom's Taxonomy;
digital educational resources;
Astronomy
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: ABREU, José de Arimatéa. Sala de aula invertida articulada à taxonomia de Bloom na abordagem dos conteúdos de Astronomia: Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do Maranhão. 2025. 246 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6314
Data de defesa: 24-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ DE ARIMATÉA ABREU.pdfDissertação de Mestrado9,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.