Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6296
Tipo do documento: Tese
Título: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Título(s) alternativo(s): THE CONSTITUTION OF THE IDENTITY OF PUBLIC BASIC EDUCATION TEACHERS BASED ON MEANINGS ABOUT TEACHING WORK REFORMULATED BY PROFESSIONAL VALUE POLICIES
Autor: MATOS, Francilene do Rosário de 
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Primeiro membro da banca: MELO, Maria Alice
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Terceiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Quarto membro da banca: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de
Quinto membro da banca: VIEIRA, Lívia Maria Fraga
Resumo: Esta tese de doutorado em educação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA), especificamente à linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente e ao eixo investigativo Formação e Profissionalização Docente. Seu interesse nasceu dos resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, que sinalizaram a consciência dos professores sobre suas condições de trabalho e a possível relação entre essas condições e as últimas medidas que remodelaram a educação brasileira. Sob esse pressuposto, admitiu-se como hipótese que as atuais políticas públicas de valorização profissional impactam na organização e desenvolvimento do trabalho dos professores, gerando instabilidades e incertezas que dificultam a percepção crítica da sua realidade e da constituição de sua identidade profissional. Sendo estabelecido como objetivo da pesquisa: analisar a constituição da identidade profissional dos professores do ensino fundamental da educação básica pública, considerando sua relação com as determinações das políticas de valorização profissional sobre o trabalho docente. A pesquisa assumiu como método o materialismo histórico-dialético, tendo como ponto de partida a contextualização do objeto a partir do reconhecimento do estado da questão sobre o trabalho docente na educação básica pública brasileira remodelado pelas reformas educacionais, tendo como fonte pesquisas acadêmicas, apresentadas em forma de tese e inseridas no Catálogo de Teses da CAPES entre 2016 e 2020. Em seguida, foram realizadas revisões bibliográficas sobre duas categorias teóricas: a categoria trabalho docente, com o auxílio dos estudos de ADRIÃO (2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BALL (2020); BOURDIEU (1998); BRAVERMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); ENGELS (1999); EVANGELISTA (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015); HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HYPÓLITO (2012); MARX (1996); MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020); SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), entre outros. E a categoria identidade profissional docente, por meio dos escritos de ARROYO (2013); BAUMAN (2005); DUBAR (2009); DUBET (2006); LAWN (2001) e; GARCIA (2005; 2010). Por fim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, a partir da técnica de grupo focal para captação de expressões de professores do ensino fundamental anos finais da educação básica do município de Pinheiro-MA sobre trabalho docente e sua relação com a constituição da identidade profissional docente.Com a aplicação do procedimento metodológico de análise de dados por núcleos de significação foi reconhecida a relação entre as políticas públicas de valorização docente que remodelaram o trabalho docente e a constituição da identidade profissional dos professores, constatando-se como consequência dessa relação o comprometimento do caráter intelectual, autônomo, colegiado e progressista da profissão docente.
Abstract: This doctoral dissertation in education is linked to the Postgraduate Education Program at the Federal University of Maranhão (PPGE/UFMA), more specifically to a line of research in the field of Educational Institutions, Curriculum, Teacher Training Program and Teaching Work, to the School research group, Curriculum and Teacher Training Program associated to axis investigations Training and Teacher Professional development. The outcome of interest was based on the data collected in the research Teachers Working in Basic Education in Pinheiro-MA, which was conducted in the years 2017 and 2018, highlighted teachers' awareness of their working conditions and the possible relationship between these conditions and the latest measures that have reshaped Brazilian education. Under this assumption, the current public policies for professional development were admitted as hypotheses that impact the organization and development of teachers' performance at work, generating instabilities and uncertainties that make difficult the critical perception of their reality and the constitution of their professional identity. The research objective focused on analyzing the constitution of the professional identity of elementary school teachers in public basic education, considering the policies in relation to the teacher appreciation. The research opted for the adoption of the historical-dialectical materialism as its method, using as a starting point the contextualization of the object based on the recognition of the state in relation to the teacher´s working condition remodeled by educational reforms, which used researches as academic sources, presented in the dissertation form and included into the CAPES Catalog from 2016 to 2020. In addition, bibliographical reviews were carried out on two theoretical categories: the teaching work category, with the help of studies by ADRIÃO (2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BALL (2020); BOURDIEU (1998); BRAVERMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); ENGELS (1999); EVANGELIST (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015); HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HYPÓLITO (2012); MARX (1996); MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020); SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), among others. And the category of teacher´s professional identity, most writings relied on ARROYO (2013); BAUMAN (2005); DUBAR (2009); DUBET (2006); LAWN (2001), and; GARCIA (2005; 2010). Therefore, a field research was developed using the focus group technique to capture the expressions from elementary school teachers in the final years of basic education in the city of Pinheiro-MA about teaching work and its relationship with the constitution of professional identity of teachers. With the application of the data analysis methods by meaning nuclei, it was recognized the relationship between public policies as an instrument for teachers appreciation that remodeled the teaching work and the constitution of the teacher´s ´professional identity, as a consequence of this relationship, it became evident the compromise of intellectual and autonomous nature, traditional and progressive to profession teacher.
Esta tesis doctoral en educación está vinculada al Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Maranhão (PPGE/UFMA), específicamente a la línea de investigación Instituciones Educativas, Currículo, Formación y Trabajo Docente, al grupo de investigación Escuela, Currículo y Formación del Docente y el eje investigativo de la Formación y Profesionalización Docente. El interés surgió de los resultados de la investigación sobre el Trabajo Docente en la Educación Básica en Pinheiro-MA, realizada entre 2017 y 2018, que destacó la conciencia de los docentes sobre sus condiciones de trabajo y la posible relación entre esas condiciones y las últimas medidas que han remodelado Educación brasileña. Bajo este supuesto, se asumió como hipótesis que las políticas públicas actuales de desarrollo profesional impactan en la organización y desarrollo del trabajo docente, generando inestabilidades e incertidumbres que dificultan la percepción crítica de su realidad y la constitución de su identidad profesional. El objetivo de la investigación fue analizar la constitución de la identidad profesional de los docentes de educación básica de la educación básica pública, considerando su relación con las determinaciones de las políticas de desarrollo profesional en la labor docente. La investigación adoptó como método el materialismo histórico-dialéctico, tomando como punto de partida la contextualización del objeto a partir del reconocimiento del estado de la cuestión del trabajo docente en la educación básica pública brasileña remodelada por las reformas educativas, teniendo como fuente la investigación académica, presentados en forma de tesis e insertado en el Catálogo de Tesis de la CAPES entre 2016 y 2020. Luego, se realizaron revisiones bibliográficas sobre dos categorías teóricas: la categoría trabajo docente, con ayuda de estudios de ADRIÃO (2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BOLA (2020); BOURDIEU (1998); BRAVEMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); INGLES (1999); EVANGELISTA (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015); HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HIPÓLITO (2012); MARX (1996); MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020); SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), entre otros. Y la categoría identidad profesional docente, a través de los escritos de ARROYO (2013); BAUMAN (2005); DÚBAR (2009); DUBET (2006); CÉSPED (2001) y; GARCÍA (2005; 2010). Finalmente, se desarrolló una investigación de campo utilizando la técnica de grupos focales para captar las expresiones de profesores de educación básica de los últimos años de educación básica de la ciudad de PinheiroMA sobre el trabajo docente y su relación con la constitución de la identidad profesional docente. Con la aplicación del procedimiento metodológico de análisis de datos por núcleos de significado, se reconoció la relación entre las políticas públicas de valorización docente que remodelaron el quehacer docente y la constitución de la identidad profesional de los docentes, y como consecuencia de esta relación el dificuldad de desarrolho del perfil docente intelectual, autónoma, colegiada y progresista.
Palavras-chave: Educação Básica Pública;
Valorização Docente;
Trabalho Docente;
Identidade Profissional Docente
Public Basic Education;
Teacher Appreciation;
Teaching Work;
Teaching Professional Identity
Educación Básica Pública;
Valorizacion del maestro;
Trabajo Docente;
Identidad profesional docente
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MATOS, Francilene do Rosário de. A constituição da identidade dos professores da educação básica pública a partir de significações sobre o trabalho docente reformulado pelas políticas de valorização profissional. 2024. 213 f. Tese ( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6296
Data de defesa: 18-Mar-2024
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCILENE DO ROSÁRIO DE MATOS.pdfTese de Doutorado1,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.