Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6296
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL |
Título(s) alternativo(s): | THE CONSTITUTION OF THE IDENTITY OF PUBLIC BASIC EDUCATION TEACHERS BASED ON MEANINGS ABOUT TEACHING WORK REFORMULATED BY PROFESSIONAL VALUE POLICIES |
Autor: | MATOS, Francilene do Rosário de ![]() |
Primeiro orientador: | MELO, Maria Alice |
Primeiro membro da banca: | MELO, Maria Alice |
Segundo membro da banca: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Terceiro membro da banca: | MORAES, Lélia Cristina Silveira de |
Quarto membro da banca: | AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de |
Quinto membro da banca: | VIEIRA, Lívia Maria Fraga |
Resumo: | Esta tese de doutorado em educação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA), especificamente à linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente e ao eixo investigativo Formação e Profissionalização Docente. Seu interesse nasceu dos resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, que sinalizaram a consciência dos professores sobre suas condições de trabalho e a possível relação entre essas condições e as últimas medidas que remodelaram a educação brasileira. Sob esse pressuposto, admitiu-se como hipótese que as atuais políticas públicas de valorização profissional impactam na organização e desenvolvimento do trabalho dos professores, gerando instabilidades e incertezas que dificultam a percepção crítica da sua realidade e da constituição de sua identidade profissional. Sendo estabelecido como objetivo da pesquisa: analisar a constituição da identidade profissional dos professores do ensino fundamental da educação básica pública, considerando sua relação com as determinações das políticas de valorização profissional sobre o trabalho docente. A pesquisa assumiu como método o materialismo histórico-dialético, tendo como ponto de partida a contextualização do objeto a partir do reconhecimento do estado da questão sobre o trabalho docente na educação básica pública brasileira remodelado pelas reformas educacionais, tendo como fonte pesquisas acadêmicas, apresentadas em forma de tese e inseridas no Catálogo de Teses da CAPES entre 2016 e 2020. Em seguida, foram realizadas revisões bibliográficas sobre duas categorias teóricas: a categoria trabalho docente, com o auxílio dos estudos de ADRIÃO (2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BALL (2020); BOURDIEU (1998); BRAVERMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); ENGELS (1999); EVANGELISTA (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015); HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HYPÓLITO (2012); MARX (1996); MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020); SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), entre outros. E a categoria identidade profissional docente, por meio dos escritos de ARROYO (2013); BAUMAN (2005); DUBAR (2009); DUBET (2006); LAWN (2001) e; GARCIA (2005; 2010). Por fim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, a partir da técnica de grupo focal para captação de expressões de professores do ensino fundamental anos finais da educação básica do município de Pinheiro-MA sobre trabalho docente e sua relação com a constituição da identidade profissional docente.Com a aplicação do procedimento metodológico de análise de dados por núcleos de significação foi reconhecida a relação entre as políticas públicas de valorização docente que remodelaram o trabalho docente e a constituição da identidade profissional dos professores, constatando-se como consequência dessa relação o comprometimento do caráter intelectual, autônomo, colegiado e progressista da profissão docente. |
Abstract: | This doctoral dissertation in education is linked to the Postgraduate Education Program
at the Federal University of Maranhão (PPGE/UFMA), more specifically to a line of
research in the field of Educational Institutions, Curriculum, Teacher Training Program
and Teaching Work, to the School research group, Curriculum and Teacher Training
Program associated to axis investigations Training and Teacher Professional
development. The outcome of interest was based on the data collected in the research
Teachers Working in Basic Education in Pinheiro-MA, which was conducted in the years
2017 and 2018, highlighted teachers' awareness of their working conditions and the
possible relationship between these conditions and the latest measures that have reshaped
Brazilian education. Under this assumption, the current public policies for professional
development were admitted as hypotheses that impact the organization and development
of teachers' performance at work, generating instabilities and uncertainties that make
difficult the critical perception of their reality and the constitution of their professional
identity. The research objective focused on analyzing the constitution of the professional
identity of elementary school teachers in public basic education, considering the policies
in relation to the teacher appreciation. The research opted for the adoption of the
historical-dialectical materialism as its method, using as a starting point the
contextualization of the object based on the recognition of the state in relation to the
teacher´s working condition remodeled by educational reforms, which used researches as
academic sources, presented in the dissertation form and included into the CAPES
Catalog from 2016 to 2020. In addition, bibliographical reviews were carried out on two
theoretical categories: the teaching work category, with the help of studies by ADRIÃO
(2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BALL (2020); BOURDIEU
(1998); BRAVERMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); ENGELS (1999);
EVANGELIST (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015);
HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HYPÓLITO (2012); MARX (1996);
MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020);
SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), among others. And the
category of teacher´s professional identity, most writings relied on ARROYO (2013);
BAUMAN (2005); DUBAR (2009); DUBET (2006); LAWN (2001), and; GARCIA
(2005; 2010). Therefore, a field research was developed using the focus group technique
to capture the expressions from elementary school teachers in the final years of basic
education in the city of Pinheiro-MA about teaching work and its relationship with the
constitution of professional identity of teachers. With the application of the data analysis
methods by meaning nuclei, it was recognized the relationship between public policies as
an instrument for teachers appreciation that remodeled the teaching work and the
constitution of the teacher´s ´professional identity, as a consequence of this relationship,
it became evident the compromise of intellectual and autonomous nature, traditional and
progressive to profession teacher. Esta tesis doctoral en educación está vinculada al Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Maranhão (PPGE/UFMA), específicamente a la línea de investigación Instituciones Educativas, Currículo, Formación y Trabajo Docente, al grupo de investigación Escuela, Currículo y Formación del Docente y el eje investigativo de la Formación y Profesionalización Docente. El interés surgió de los resultados de la investigación sobre el Trabajo Docente en la Educación Básica en Pinheiro-MA, realizada entre 2017 y 2018, que destacó la conciencia de los docentes sobre sus condiciones de trabajo y la posible relación entre esas condiciones y las últimas medidas que han remodelado Educación brasileña. Bajo este supuesto, se asumió como hipótesis que las políticas públicas actuales de desarrollo profesional impactan en la organización y desarrollo del trabajo docente, generando inestabilidades e incertidumbres que dificultan la percepción crítica de su realidad y la constitución de su identidad profesional. El objetivo de la investigación fue analizar la constitución de la identidad profesional de los docentes de educación básica de la educación básica pública, considerando su relación con las determinaciones de las políticas de desarrollo profesional en la labor docente. La investigación adoptó como método el materialismo histórico-dialéctico, tomando como punto de partida la contextualización del objeto a partir del reconocimiento del estado de la cuestión del trabajo docente en la educación básica pública brasileña remodelada por las reformas educativas, teniendo como fuente la investigación académica, presentados en forma de tesis e insertado en el Catálogo de Tesis de la CAPES entre 2016 y 2020. Luego, se realizaron revisiones bibliográficas sobre dos categorías teóricas: la categoría trabajo docente, con ayuda de estudios de ADRIÃO (2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BOLA (2020); BOURDIEU (1998); BRAVEMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); INGLES (1999); EVANGELISTA (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015); HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HIPÓLITO (2012); MARX (1996); MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020); SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), entre otros. Y la categoría identidad profesional docente, a través de los escritos de ARROYO (2013); BAUMAN (2005); DÚBAR (2009); DUBET (2006); CÉSPED (2001) y; GARCÍA (2005; 2010). Finalmente, se desarrolló una investigación de campo utilizando la técnica de grupos focales para captar las expresiones de profesores de educación básica de los últimos años de educación básica de la ciudad de PinheiroMA sobre el trabajo docente y su relación con la constitución de la identidad profesional docente. Con la aplicación del procedimiento metodológico de análisis de datos por núcleos de significado, se reconoció la relación entre las políticas públicas de valorización docente que remodelaron el quehacer docente y la constitución de la identidad profesional de los docentes, y como consecuencia de esta relación el dificuldad de desarrolho del perfil docente intelectual, autónoma, colegiada y progresista. |
Palavras-chave: | Educação Básica Pública; Valorização Docente; Trabalho Docente; Identidade Profissional Docente Public Basic Education; Teacher Appreciation; Teaching Work; Teaching Professional Identity Educación Básica Pública; Valorizacion del maestro; Trabajo Docente; Identidad profesional docente |
Área(s) do CNPq: | Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | MATOS, Francilene do Rosário de. A constituição da identidade dos professores da educação básica pública a partir de significações sobre o trabalho docente reformulado pelas políticas de valorização profissional. 2024. 213 f. Tese ( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6296 |
Data de defesa: | 18-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCILENE DO ROSÁRIO DE MATOS.pdf | Tese de Doutorado | 1,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.