Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6290
Tipo do documento: | Tese |
Título: | CASARÕES, TOADAS E AZULEJOS: A Educação Patrimonial em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís, MA |
Título(s) alternativo(s): | MANSIONS, TOADAS AND TILES: Heritage Education in schools of the Municipal Education Network of São Luís, MA MANSIONES, TOADAS Y TEJAS: Educación Patrimonial en escuelas de la Red Municipal de Educación de São Luís, MA |
Autor: | SILVA, Yuri Barros Lobo da ![]() |
Primeiro orientador: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Primeiro membro da banca: | NASCIMENTO, Ilma Vieira do |
Segundo membro da banca: | MORAES, Lélia Cristina Silveira de |
Terceiro membro da banca: | BONFIM, Maria Núbia Barbosa |
Quarto membro da banca: | PORTO, Iris Maria Ribeiro |
Quinto membro da banca: | CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes |
Resumo: | Em uma capital como São Luís, MA, que possui significativos patrimônios culturais, o trabalho educativo desempenha um papel essencial na valorização desses bens. A Educação Patrimonial constitui uma abordagem na qual o patrimônio cultural serve como base para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa o trabalho educativo em Educação Patrimonial realizado por professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Entre as dimensões abordadas, destacam-se: as implicações para a formação de professores e a interdisciplinaridade no trabalho educativo em Educação Patrimonial; as repercussões dos documentos curriculares para essa prática educativa; e os desafios e as possibilidades decorrentes das experiências escolares investigadas, relacionadas à temática patrimonial. Para fundamentar as discussões, recorremos a autores como Florêncio et al. (2014), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Reis, Cardozo e Princival (2019), Silveira e Bezerra (2017) e Zanon, Magalhães e Castelo Branco (2020), no campo da Educação Patrimonial. Ademais, baseamo-nos em autores como Duarte (2001, 2003, 2006, 2021), Gramsci (1989, 2010), Kosik (1969), Leontiev (2004), Malanchen (2014, 2020), Marsiglia e Martins (2010, 2013), Marx e Engels (2007), Mazzeu (2007), Mészáros (2005) e Saviani (2008, 2011, 2019, 2020, 2021) para fundamentar nossas análises sob a perspectiva histórico-crítica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, orientada pela concepção histórico-crítica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, bem como por meio de uma fundamentação teórica ancorada em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o Documento Curricular do Território Maranhense (Maranhão, 2019) e a Proposta Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de São Luís (São Luís, 2023). A análise dos dados seguiu o método hermenêutico-dialético, conforme proposto por Minayo (2002, 2012), e os procedimentos metodológicos para a pesquisa qualitativa em Educação descritos por Lüdke e André (2013). Esse método considera que as falas dos sujeitos estão inseridas em seu contexto, exigindo uma compreensão que ultrapasse a superficialidade, indo além da aparência para alcançar a materialidade histórica subjacente. Em nossas considerações finais, indicamos que o trabalho educativo relacionado à Educação Patrimonial nas escolas da rede municipal de ensino de São Luís, MA, é desenvolvido de forma pontual e fragmentada, devido à falta de familiaridade dos professores com essa abordagem. Apesar disso, os docentes reconhecem o potencial pedagógico dos bens patrimoniais para contextualizar os conteúdos escolares e promover o engajamento dos estudantes. Contudo, a abordagem atual é limitada por condições históricas e materiais que fragilizam o trabalho educativo, tais como a alta carga horária de trabalho, a indisponibilidade de tempo qualificado para o planejamento, e a ausência de recursos e materiais formativos, o que restringe a articulação dessa temática com os componentes curriculares e entre eles. Consideramos que a superação dessas barreiras requer uma formação continuada e sistematizada dos professores, fundamentada em uma mediação histórico-crítica que articule teoria e prática. Além disso, é fundamental que sejam oferecidas condições de trabalho adequadas, que viabilizem um planejamento intencional e objetivo, potencializando a dimensão pedagógica do patrimônio cultural em direção à formação humana e à transformação da realidade social. |
Abstract: | In a capital city such as São Luís, Maranhão, which possesses significant cultural
heritage assets, educational work plays a vital role in valuing these goods. Heritage
Education constitutes an approach in which cultural heritage serves as a foundation
for teaching and learning processes. This study analyzes the educational work in
Heritage Education carried out by teachers of the Final Years of Elementary Education
in the Municipal School Network of São Luís. Among the dimensions addressed, the
following stand out: the implications for teacher training and interdisciplinarity in
educational practices related to Heritage Education; the impacts of curricular
documents on such practices; and the challenges and possibilities emerging from the
school experiences investigated in relation to heritage themes. To support the
discussions, we draw on authors such as Florêncio et al. (2014), Horta, Grunberg, and
Monteiro (1999), Reis, Cardozo, and Princival (2019), Silveira and Bezerra (2017), and
Zanon, Magalhães, and Castelo Branco (2020) in the field of Heritage Education.
Furthermore, we rely on authors such as Duarte (2001, 2003, 2006, 2021), Gramsci
(1989, 2010), Kosik (1969), Leontiev (2004), Malanchen (2014, 2020), Marsiglia and
Martins (2010, 2013), Marx and Engels (2007), Mazzeu (2007), Mészáros (2005), and
Saviani (2008, 2011, 2019, 2020, 2021) to ground our analyses from a historical-critical
perspective. The research adopted a qualitative approach, guided by the historicalcritical conception. Data collection was conducted through semi-structured interviews
with teachers, as well as through a theoretical framework anchored in documents such
as the Base Nacional Comum Curricular (Brazil, 2018), the Curricular Document of the
Territory of Maranhão (Maranhão, 2019), and the Curricular Proposal for Early
Childhood and Elementary Education of the Public School Network of São Luís (São
Luís, 2023). Data analysis followed the hermeneutic-dialectical method, as proposed
by Minayo (2002, 2012), and the methodological procedures for qualitative research in
Education described by Lüdke and André (2013). This method considers that the
participants’ discourse is embedded in its context, requiring an understanding that
transcends superficiality and reaches beyond appearances to grasp the underlying
historical materiality. In our final considerations, we point out that the educational work
related to Heritage Education in the schools of the municipal network of São Luís, MA,
is carried out in a sporadic and fragmented manner, due to teachers' lack of familiarity
with this approach. Despite this, teachers acknowledge the pedagogical potential of
heritage assets to contextualize school content and to foster student engagement.
However, the current approach is constrained by historical and material conditions that
weaken educational practices, such as excessive workloads, a lack of qualified time
for planning, and the absence of formative resources and materials. These limitations
hinder the integration of heritage themes with and among curricular components. We
argue that overcoming these barriers requires continuous and systematized teacher
education, grounded in a historical-critical mediation that articulates theory and
practice. Furthermore, it is essential to provide adequate working conditions that
enable intentional and purposeful planning, thereby enhancing the pedagogical
dimension of cultural heritage in pursuit of human development and the transformation
of social reality. En una capital como São Luís, MA, que cuenta con significativos patrimonios culturales, el trabajo educativo desempeña un papel esencial en la valorización de estos bienes. La Educación Patrimonial es un enfoque en el cual el patrimonio cultural sirve como base para la enseñanza y el aprendizaje. El objetivo de este estudio es analizar el trabajo educativo en Educación Patrimonial realizado por profesores de los últimos años de la Enseñanza Fundamental de la red pública de São Luís. Entre las dimensiones abordadas se destacan: las implicaciones para la formación docente y la interdisciplinariedad en el trabajo educativo en Educación Patrimonial; las repercusiones de los documentos curriculares en el trabajo educativo en Educación Patrimonial; y las experiencias escolares relacionadas con la Educación Patrimonial, identificando sus desafíos y posibilidades en la realidad investigada. Para fundamentar las discusiones, recurrimos a autores como Florêncio et al. (2014), Horta, Grunberg y Monteiro (1999), Reis, Cardozo y Princival (2019), Silveira y Bezerra (2017) y Zanon, Magalhães y Castelo Branco (2020) en el campo de la Educación Patrimonial. Además, nos basamos en autores como Duarte (2001, 2003, 2006, 2021), Gramsci (1989, 2010), Kosik (1969), Leontiev (2004), Malanchen (2014, 2020), Marsiglia y Martins (2010, 2013), Marx y Engels (2007), Mazzeu (2007), Mészáros (2005) y Saviani (2008, 2011, 2019, 2020, 2021) para sustentar nuestros análisis desde la perspectiva histórico-crítica. La investigación adoptó un enfoque cualitativo, orientado por la concepción histórico-crítica. La recopilación de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con profesores y a través de una investigación documental en fuentes como la Base Nacional Común Curricular (Brasil, 2018), el Documento Curricular del Territorio Maranhense (Maranhão, 2019) y la Propuesta Curricular de la Educación Infantil y de la Enseñanza Fundamental de la red pública de São Luís (São Luís, 2023). El análisis de los datos siguió el método hermenéutico-dialéctico, según Minayo (2002, 2012), y los procedimientos metodológicos para la investigación cualitativa en Educación descritos por Lüdke y André (2013). En nuestras consideraciones finales, indicamos que el trabajo educativo relacionado con la Educación Patrimonial en las escuelas públicas municipales de São Luís, MA, se desarrolla de manera puntual y fragmentada debido a la falta de familiaridad de los docentes con este enfoque. A pesar de ello, los profesores reconocen el potencial pedagógico de los bienes patrimoniales para contextualizar los contenidos escolares y promover el compromiso de los estudiantes. Sin embargo, el enfoque actual está limitado por condiciones históricas y materiales que debilitan el trabajo educativo, tales como la elevada carga horaria, la falta de tiempo cualificado para la planificación y la ausencia de recursos y materiales formativos, lo que restringe la articulación de esta temática con los componentes curriculares. Consideramos que superar estas barreras requiere una formación continua y sistematizada de los docentes, fundamentada en una mediación histórico-crítica que articule teoría y práctica. Además, es fundamental ofrecer condiciones de trabajo adecuadas que permitan una planificación intencionada y objetiva, potenciando la dimensión pedagógica del patrimonio cultural hacia la formación humana y la transformación de la realidad social. |
Palavras-chave: | trabalho Educativo; formação de professores; currículo; interdisciplinaridade; educação patrimonial educational work; teacher training; curriculum; interdisciplinarity; heritage education trabajo educativo; formación de profesores; currículo; interdisciplinariedad; educación patrimonial |
Área(s) do CNPq: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | SILVA, Yuri Barros Lobo da. CASARÕES, TOADAS E AZULEJOS: A Educação Patrimonial em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís, MA. 2025. 417 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6290 |
Data de defesa: | 29-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YURI BARROS LOBO DA SILVA.pdf | Tese de Doutorado | 6,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.