Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6289
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A EDUCAÇÃO BILINGUE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SÃO LUÍS - MA: Desafios, saberes e conexões |
Título(s) alternativo(s): | BILINGUAL EDUCATION AND TRAINING OF ADDITIONAL LANGUAGE TEACHERS AT THE IEMA INTEGRAL BILINGUAL DE SÃO LUÍS - MA: Challenges, knowledge and connections |
Autor: | SOUZA, Melissa Lima de ![]() |
Primeiro orientador: | CAVALCANTE, Luciana Rocha |
Primeiro membro da banca: | CAVALCANTE, Luciana Rocha |
Segundo membro da banca: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Terceiro membro da banca: | EL KADRI, Michele Salles |
Quarto membro da banca: | VITURIANO, Hercília Maria de Moura |
Quinto membro da banca: | SILVA, Ana Lúcia Rocha Silva |
Resumo: | A pesquisa intitulada “A educação bilingue e a formação de professores de língua adicional do IEMA integral bilíngue de São Luís - MA: desafios, saberes e conexões” foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional com o objetivo geral analisar o processo de formação dos professores bi/multilíngues, que atuam no contexto de uma escola pública bilingue de ensino fundamental, IEMA Integral de São Luís – Ma, para a elaboração de um Manual de Orientações Pedagógicas que contribua com a prática desses docentes à partir da Abordagem CLIL- Content and Language Integrated Learning. Como fundamentação teórica nos ancoramos nos trabalhos de Garcia (2009) e sua perspectiva heteroglóssica do bilinguismo; Grosjean (2017) e Baker (2006), na perspectiva comparativa dos tipos de bilinguismos; Tardif (2014) e os saberes docentes; Megale (2019, 2020, 2023) e El Kadri (2022,2023) na formação do professor que atua em contextos bilingues. Quanto aos procedimentos metodológicos, elegemos a pesquisa de intervenção pedagógica, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, esta pesquisa tem caráter exploratório. Dessa forma, para geração de dados, optamos por questionários semiestruturados. Com os dados uma vez coletados, elegemos a temática que nos direcionou para o produto da pesquisa materializado em um Manual de Orientações Pedagógicas para professores bi/multilíngues acerca da Abordagem CLIL, o qual teve como objetivo aprofundar e complementar os estudos dos docentes sobre essa abordagem já adotada pela escola. |
Abstract: | The research entitled “Bilingual education and the teacher educations of additional language teachers from IEMA integral bilingue de São Luís - MA: challenges, knowledge and connections” was developed within the scope of a professional master's degree which had the general objective of understanding the educational process of teachers who work in the context of a bilingual public elementary school in São Luís - MA, to produce a Pedagogical Guidelines Manual to contribute to the practice of these bi/multilingual teachers based on the CLIL Approach - Content and Language Integrated Learning.To help us with the theoretical foundation on this way, it was necessary to seek theoretical support from Garcia (2009) and her heteroglossic perspective on bilingualism; Grosjean (2017) and Baker (2006), from a comparative perspective on types of bilingualism; Tardif (2014) and the teaching knowledge; Megale (2019, 2020, 2023) and El Kadri (2022,2023) in teacher education of teachers who work in bilingual contexts, among others. To achieve what we set out to do we chose pedagogical intervention research as a methodology, with a qualitative focus; from the point of view of the objectives, it was classified as exploratory research. Therefore, to generate data, we opted for semi structured questionnaires. With the data once collected, we chose the theme that directed us to the research product materialized in a Manual of Pedagogical Guidelines for bi/multilingual teachers about the CLIL Approach, which aimed to deepen and complement teachers' studies on this approach already adopted by the school. |
Palavras-chave: | Bilinguismo; Educação Bilingue; Formação de Professores; Saberes; Língua adicional Bilingualism; Bilingual Education; Teacher Education; Teaching knowledge; Additional language |
Área(s) do CNPq: | Lingüística Aplicada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | SOUZA, Melissa Lima de. A educação bilingue e a formação de professores de língua adicional do Iema Integral Bilingue de São Luís - Ma: Desafios, saberes e conexões. 2024. 190 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6289 |
Data de defesa: | 2-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELISSA LIMA DE SOUZA.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.