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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, José Artur Lima Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092875797168722por
dc.contributor.advisor1BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0492330410079141por
dc.contributor.advisor-co1FONSECA NETO, João Viana da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029055473709795por
dc.contributor.referee1CUTRIM, Sérgio Sampaio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee2SANTANA, Ewaldo Eder Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0660692009750374por
dc.contributor.referee3JACOB JUNIOR, Antônio Fernando Lavareda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510520291728075por
dc.contributor.referee4BARREIROS, Marta de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2695239794047991por
dc.contributor.referee5QUEIROZ, Jonathan Araújo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7145102625820184por
dc.date.accessioned2025-06-24T14:41:28Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationMARQUES, José Artur Lima Cabral. Otimização de transporte multimodal de grãos: Caso do arco norte brasileiro. 2025. 127 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Engenharia de Eletricidade/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6286-
dc.description.resumoO Problema do Caminho Mais Curto (Short Path Problem – SPP) é um clássico em problemas de rede cujas soluções teóricas vêm sendo estudadas como consequência do crescimento da complexidade das cadeias logísticas globais. O aumento vertiginoso da produção de grãos na região denominada Arco Norte brasileiro nas últimas décadas, gerou a necessidade de uma infraestrutura logística multimodal complexa para escoamento da produção agrícola até os portos marítimos exportadores. A carência de uma infraestrutura logística que atenda adequadamente a região resulta em custos elevados do transporte retirando parte da competitividade da local lavoura de alta produtividade. Para contribuir nas tomadas de decisão quanto ao percurso de menor custo no transporte de grãos até o porto de destino, é proposto um modelo de otimização de transporte multimodal utilizando como método de solução o algoritmo de Dijkstra, com uma representação baseada em um sistema real de uma topologia de grafos, considerando as restrições do sistema real analisado. Uma comparação qualitativa de métodos clássicos para solução em redes (grafos) é apresentada baseada na pesquisa bibliográfica, justificando o método de solução adotado. Os resultados de simulações com dados de um sistema real são apresentados como validação do modelo proposto.por
dc.description.abstractThe Short Path Problem (SPP) is a classic problem in network problems whose theoretical solutions have been studied because of the increasing complexity of global logistics chains. The rapid increase in grain production in the region known as the Brazilian Northern Arc in recent decades has generated the need for a complex multimodal logistics infrastructure to transport agricultural production to exporting seaports. The lack of a logistics infrastructure that adequately serves the region results in high transportation costs, reducing part of the competitiveness of local high-productivity crops. To contribute to decision-making regarding the lowest-cost route for transporting grains to the destination port, a multimodal transportation optimization model is proposed using the Dijkstra algorithm as a solution method, with a representation based on a real system of a graph topology, considering the constraints of the real system analyzed. A qualitative comparison of classical methods for solving networks (graphs) is presented based on the bibliographic research, justifying the solution method adopted. The results of simulations with data from a real system are presented as validation of the proposed model.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-24T14:41:28Z No. of bitstreams: 1 JOSÉ ARTUR LIMA CABRAL MARQUES.pdf: 3015315 bytes, checksum: bb76d13ea25ee757008bdd5af73edfa5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T14:41:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSÉ ARTUR LIMA CABRAL MARQUES.pdf: 3015315 bytes, checksum: bb76d13ea25ee757008bdd5af73edfa5 (MD5) Previous issue date: 2025-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttransporte multimodal de cargas;por
dc.subjectlogística;por
dc.subjectotimização combinatória;por
dc.subjectmétodos de solução em rede;por
dc.subjectalgoritmo de Dijkstra;por
dc.subjectagronegócio;por
dc.subjectregião do arco nortepor
dc.subjectmultimodal freight transport;eng
dc.subjectlogistics;eng
dc.subjectcombinatorial optimization;eng
dc.subjectnetwork solution methods;eng
dc.subjectDijkstra's algorithm;eng
dc.subjectagribusiness;eng
dc.subjectnorthern arc regioneng
dc.subject.cnpqEngenharia Econômicapor
dc.titleOTIMIZAÇÃO DE TRANSPORTE MULTIMODAL DE GRÃOS: Caso do arco norte brasileiropor
dc.title.alternativeOPTIMIZATION OF MULTIMODAL GRAIN TRANSPORTATION: Case of the Brazilian northern arceng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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