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Tipo do documento: Tese
Título: OTIMIZAÇÃO DE TRANSPORTE MULTIMODAL DE GRÃOS: Caso do arco norte brasileiro
Título(s) alternativo(s): OPTIMIZATION OF MULTIMODAL GRAIN TRANSPORTATION: Case of the Brazilian northern arc
Autor: MARQUES, José Artur Lima Cabral 
Primeiro orientador: BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe
Primeiro coorientador: FONSECA NETO, João Viana da
Primeiro membro da banca: CUTRIM, Sérgio Sampaio
Segundo membro da banca: SANTANA, Ewaldo Eder Carvalho
Terceiro membro da banca: JACOB JUNIOR, Antônio Fernando Lavareda
Quarto membro da banca: BARREIROS, Marta de Oliveira
Quinto membro da banca: QUEIROZ, Jonathan Araújo
Resumo: O Problema do Caminho Mais Curto (Short Path Problem – SPP) é um clássico em problemas de rede cujas soluções teóricas vêm sendo estudadas como consequência do crescimento da complexidade das cadeias logísticas globais. O aumento vertiginoso da produção de grãos na região denominada Arco Norte brasileiro nas últimas décadas, gerou a necessidade de uma infraestrutura logística multimodal complexa para escoamento da produção agrícola até os portos marítimos exportadores. A carência de uma infraestrutura logística que atenda adequadamente a região resulta em custos elevados do transporte retirando parte da competitividade da local lavoura de alta produtividade. Para contribuir nas tomadas de decisão quanto ao percurso de menor custo no transporte de grãos até o porto de destino, é proposto um modelo de otimização de transporte multimodal utilizando como método de solução o algoritmo de Dijkstra, com uma representação baseada em um sistema real de uma topologia de grafos, considerando as restrições do sistema real analisado. Uma comparação qualitativa de métodos clássicos para solução em redes (grafos) é apresentada baseada na pesquisa bibliográfica, justificando o método de solução adotado. Os resultados de simulações com dados de um sistema real são apresentados como validação do modelo proposto.
Abstract: The Short Path Problem (SPP) is a classic problem in network problems whose theoretical solutions have been studied because of the increasing complexity of global logistics chains. The rapid increase in grain production in the region known as the Brazilian Northern Arc in recent decades has generated the need for a complex multimodal logistics infrastructure to transport agricultural production to exporting seaports. The lack of a logistics infrastructure that adequately serves the region results in high transportation costs, reducing part of the competitiveness of local high-productivity crops. To contribute to decision-making regarding the lowest-cost route for transporting grains to the destination port, a multimodal transportation optimization model is proposed using the Dijkstra algorithm as a solution method, with a representation based on a real system of a graph topology, considering the constraints of the real system analyzed. A qualitative comparison of classical methods for solving networks (graphs) is presented based on the bibliographic research, justifying the solution method adopted. The results of simulations with data from a real system are presented as validation of the proposed model.
Palavras-chave: transporte multimodal de cargas;
logística;
otimização combinatória;
métodos de solução em rede;
algoritmo de Dijkstra;
agronegócio;
região do arco norte
multimodal freight transport;
logistics;
combinatorial optimization;
network solution methods;
Dijkstra's algorithm;
agribusiness;
northern arc region
Área(s) do CNPq: Engenharia Econômica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: MARQUES, José Artur Lima Cabral. Otimização de transporte multimodal de grãos: Caso do arco norte brasileiro. 2025. 127 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Engenharia de Eletricidade/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6286
Data de defesa: 21-Fev-2025
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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