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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de educadores em Cajapió-MA: uma proposta formativa com ênfase na utilização do espaço escolar na Creche Cajazinho Doce
Título(s) alternativo(s): Continuing education for educators in Cajapió-MA: a training proposal with emphasis on the use of school space at Creche Cajazinho Doce
Autor: JESUS, Aline Serra de 
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: DUTRA, Rosyane de Moraes Martins
Terceiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Quarto membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Quinto membro da banca: SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias
Resumo: Esta dissertação buscou investigar o processo de formação continuada das educadoras da Creche Cajazinho Doce em Cajapió – MA, colaborando com a elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas, que resulte em melhoria da Formação Continuada das educadoras da Creche, tendo como elemento norteador a organização espacial, com atividades educativas que promovam as interações e a brincadeira. O estudo teve como objetivos específicos: analisar como a Formação Continuada na área da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Cajapió - MA, tem contribuído com a mediação de práticas pedagógicas lúdicas utilizando diversos espaços pedagógicos, em especial da Creche Cajazinho Doce; identificar, a partir das concepções docentes, se a organização dos espaços na Creche Cajazinho Doce em Cajapió – MA, favorecem, os “direitos de aprendizagem e desenvolvimento” para as crianças e propor a construção de um Caderno de Orientações Pedagógicas, elaborado em colaboração com as educadoras da Creche Cajazinho Doce em Cajapió – MA. Para dar fundamentação teórica a esta investigação, foram (re)visitados estudiosos e pesquisadores da área, como: Manfroi (2021), Santos (2021) e Pezzi (2023), dentre outros. Como metodologia, foram utilizadas a revisão de literatura do tipo estado da arte e a intervenção pedagógica, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa exploratória. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram: observação participante e entrevista semiestruturada. Ao considerar os ambientes como elementos pedagógicos ativos, esta pesquisa buscou demonstrar como a formação docente influencia positivamente a criação de contextos que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, os espaços passam a ser concebidos não apenas como locais físicos, mas como territórios de experiências. Através dessa perspectiva, reforça-se a importância de investir na formação contínua dos educadores como estratégia essencial para garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos da infância.
Abstract: This dissertation sought to investigate the process of continuing education of educators at the Cajazinho Doce Daycare Center in Cajapió - MA, collaborating with the elaboration of a Pedagogical Guidelines Notebook, which results in improving the Continuing Education of the Daycare Center's educators, having as a guiding element the spatial organization, with educational activities that promote interactions and play. The study had as specific objectives: to analyze how Continuing Education in the area of Early Childhood Education of the Municipal Public Education Network of Cajapió - MA, has contributed to the mediation of playful pedagogical practices using various pedagogical spaces, especially at the Cajazinho Doce Daycare Center; to identify, based on teachers' conceptions, whether the organization of spaces at Creche Cajazinho Doce in Cajapió - MA, favors the “rights to learning and development” for children and to propose the construction of a Pedagogical Guidelines Notebook, prepared in collaboration with the educators of Creche Cajazinho Doce in Cajapió - MA. To provide theoretical basis for this investigation, scholars and researchers in the area were (re)visited, such as: Manfroi (2021), Santos (2021) and Pezzi (2023), among others. As methodology, a state-of-the-art literature review and pedagogical intervention, with a qualitative focus, were used; from the point of view of the objectives, it was classified as exploratory research. The data generation instruments used were: participant observation and semi-structured interview. By considering environments as active pedagogical elements, this research sought to demonstrate how teacher training positively influences the creation of contexts that favor the integral development of children. In this way, spaces are conceived not only as physical places, but as territories of experiences. From this perspective, the importance of investing in the ongoing training of educators is reinforced as an essential strategy to guarantee quality education from the earliest years of childhood.
Palavras-chave: formação continuada;
espaços escolares;
creche.
continuing education;
school spaces;
daycare.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: JESUS, Aline Serra de. Formação continuada de educadores em Cajapió-MA: uma proposta formativa com ênfase na utilização do espaço escolar na Creche Cajazinho Doce. 2025. 158 f. Dissertação (Programa De Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6280
Data de defesa: 4-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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