Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJESUS, Aline Serra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4951012853983907por
dc.contributor.advisor1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee2DUTRA, Rosyane de Moraes Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305787052738350por
dc.contributor.referee3MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.contributor.referee4VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee5SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias-
dc.date.accessioned2025-06-24T12:00:42Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationJESUS, Aline Serra de. Formação continuada de educadores em Cajapió-MA: uma proposta formativa com ênfase na utilização do espaço escolar na Creche Cajazinho Doce. 2025. 158 f. Dissertação (Programa De Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6280-
dc.description.resumoEsta dissertação buscou investigar o processo de formação continuada das educadoras da Creche Cajazinho Doce em Cajapió – MA, colaborando com a elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas, que resulte em melhoria da Formação Continuada das educadoras da Creche, tendo como elemento norteador a organização espacial, com atividades educativas que promovam as interações e a brincadeira. O estudo teve como objetivos específicos: analisar como a Formação Continuada na área da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Cajapió - MA, tem contribuído com a mediação de práticas pedagógicas lúdicas utilizando diversos espaços pedagógicos, em especial da Creche Cajazinho Doce; identificar, a partir das concepções docentes, se a organização dos espaços na Creche Cajazinho Doce em Cajapió – MA, favorecem, os “direitos de aprendizagem e desenvolvimento” para as crianças e propor a construção de um Caderno de Orientações Pedagógicas, elaborado em colaboração com as educadoras da Creche Cajazinho Doce em Cajapió – MA. Para dar fundamentação teórica a esta investigação, foram (re)visitados estudiosos e pesquisadores da área, como: Manfroi (2021), Santos (2021) e Pezzi (2023), dentre outros. Como metodologia, foram utilizadas a revisão de literatura do tipo estado da arte e a intervenção pedagógica, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, foi classificada como pesquisa exploratória. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram: observação participante e entrevista semiestruturada. Ao considerar os ambientes como elementos pedagógicos ativos, esta pesquisa buscou demonstrar como a formação docente influencia positivamente a criação de contextos que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, os espaços passam a ser concebidos não apenas como locais físicos, mas como territórios de experiências. Através dessa perspectiva, reforça-se a importância de investir na formação contínua dos educadores como estratégia essencial para garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos da infância.por
dc.description.abstractThis dissertation sought to investigate the process of continuing education of educators at the Cajazinho Doce Daycare Center in Cajapió - MA, collaborating with the elaboration of a Pedagogical Guidelines Notebook, which results in improving the Continuing Education of the Daycare Center's educators, having as a guiding element the spatial organization, with educational activities that promote interactions and play. The study had as specific objectives: to analyze how Continuing Education in the area of Early Childhood Education of the Municipal Public Education Network of Cajapió - MA, has contributed to the mediation of playful pedagogical practices using various pedagogical spaces, especially at the Cajazinho Doce Daycare Center; to identify, based on teachers' conceptions, whether the organization of spaces at Creche Cajazinho Doce in Cajapió - MA, favors the “rights to learning and development” for children and to propose the construction of a Pedagogical Guidelines Notebook, prepared in collaboration with the educators of Creche Cajazinho Doce in Cajapió - MA. To provide theoretical basis for this investigation, scholars and researchers in the area were (re)visited, such as: Manfroi (2021), Santos (2021) and Pezzi (2023), among others. As methodology, a state-of-the-art literature review and pedagogical intervention, with a qualitative focus, were used; from the point of view of the objectives, it was classified as exploratory research. The data generation instruments used were: participant observation and semi-structured interview. By considering environments as active pedagogical elements, this research sought to demonstrate how teacher training positively influences the creation of contexts that favor the integral development of children. In this way, spaces are conceived not only as physical places, but as territories of experiences. From this perspective, the importance of investing in the ongoing training of educators is reinforced as an essential strategy to guarantee quality education from the earliest years of childhood.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-24T12:00:42Z No. of bitstreams: 1 ALINE_JESUS.pdf: 14981455 bytes, checksum: 95752f818d12153ac0728a9433a0b172 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T12:00:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE_JESUS.pdf: 14981455 bytes, checksum: 95752f818d12153ac0728a9433a0b172 (MD5) Previous issue date: 2025-06-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuada;por
dc.subjectespaços escolares;por
dc.subjectcreche.por
dc.subjectcontinuing education;eng
dc.subjectschool spaces;eng
dc.subjectdaycare.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFormação continuada de educadores em Cajapió-MA: uma proposta formativa com ênfase na utilização do espaço escolar na Creche Cajazinho Docepor
dc.title.alternativeContinuing education for educators in Cajapió-MA: a training proposal with emphasis on the use of school space at Creche Cajazinho Doceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE_JESUS.pdfDissertação de Mestrado14,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.