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Tipo do documento: Dissertação
Título: As ciências sociais da universidade ao ensino médio: discursos e estratégias do ensino de Sociologia em escolas públicas em São Luís - MA de professores egressos da UEMA
Título(s) alternativo(s): The social sciences of the university to high school: discourses and strategies for teaching Sociology in public schools in São Luís - MA by teachers graduated from UEMA.
Autor: REINALDO, Silnério da Silva 
Primeiro orientador: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Primeiro membro da banca: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Segundo membro da banca: SILVA, José Domingos Cantanhede
Terceiro membro da banca: CUSTÓDIO, Maria Aparecida Correa
Resumo: A presente dissertação buscou analisar uma dimensão importante na formação de professores de Sociologia: a metodologia de ensino voltada para o ensino médio. Nesse sentido, o trabalho centra-se em apresentar as estratégias teórico-metodológicas de professores de Sociologia egressos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que atuam em escolas públicas de São Luís – MA. O trabalho é dividido em quatro capítulos. No primeiro, fazemos uma revisão bibliográfica sobre a temática da formação de professores e do ensino de Sociologia no Brasil, bem como sobre os modos de fazer pesquisa em Ciências Sociais. No segundo capítulo, situando o curso de Ciências Sociais da UEMA, apresentamos o processo de criação do curso e os desafios de consolidação, além das reformulações curriculares, incluindo relatos de dois professores que fizeram parte da proposta de construção. No terceiro capítulo, realizamos uma amostra com egressos deste curso para traçar os caminhos pós-formação e os lugares que ocupam ou não, abrangendo tanto bacharéis quanto licenciados. Por último, realizamos um estudo de campo em cinco escolas de ensino médio, entrevistando seis professores egressos deste curso que lecionam a disciplina de Sociologia, com o objetivo de entender quais estratégias metodológicas são adotadas em sua prática docente, considerando o cenário de mudanças curriculares impostas pelo novo ensino médio, com a ampliação de uma base diversificada e a diminuição da carga horária da disciplina. Os resultados apontam para um cenário adverso e, de certa forma, caótico, onde os professores, a partir de suas expertises, encontram maneiras metodológicas de transpor os conhecimentos sociológicos, ressignificando a linguagem sociológica de forma a contemplar os contextos sociais em que tentam se fazer entender, em situações onde as condições mínimas de trabalho inexistem. Isso levanta questões pertinentes aos cursos de Ciências Sociais na universidade e aos distanciamentos com os dilemas desta disciplina no ensino médio.
Abstract: This dissertation aimed to analyze an important dimension in the training of Sociology teachers: teaching methodologies oriented towards high school education. In this context, the work focuses on presenting the theoretical and methodological strategies of Sociology teachers who graduated from the Social Sciences course at the State University of Maranhão (UEMA) and currently work in public schools in São Luís, MA. The dissertation is divided into four chapters. The first chapter provides a literature review on the themes of teacher training and the teaching of Sociology in Brazil, as well as research methods in the Social Sciences. The second chapter situates the Social Sciences course at UEMA, presenting the process of its creation, the challenges of consolidation, and curriculum reforms, including accounts from two professors who were involved in the development of the course. The third chapter presents a small sample of graduates from this course to trace their post-graduation paths and the roles they occupy, covering both bachelor's and teaching degrees. Finally, a field study was conducted in five high schools, interviewing six graduates of this course who teach Sociology. The objective was to understand the methodological strategies adopted in their teaching practice, considering the scenario of curricular changes imposed by the new high school curriculum, which includes the expansion of a diverse base and the reduction of the discipline’s workload. The results indicate an adverse and somewhat chaotic scenario in which teachers, based on their expertise, find methodological ways to convey sociological knowledge by reinterpreting sociological language to fit the social contexts in which it is attempting to be understood, in situations where minimal working conditions are lacking. This raises relevant questions for Social Sciences courses at the university level and the disconnects with the dilemmas faced by this discipline in high school education.
Palavras-chave: formação de professores;
ensino de sociologia;
metodologia de ensino;
teoria e prática;
pesquisa e ensino.
teacher training;
sociology teaching;
teaching methodology;
theory and practice;
research and teaching.
Área(s) do CNPq: Sociologia
Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS
Citação: REINALDO, Silnério da Silva. As ciências sociais da universidade ao ensino médio: discursos e estratégias do ensino de Sociologia em escolas públicas em São Luís - MA de professores egressos da UEMA. 2024. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6257
Data de defesa: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

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