Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6252
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | LÉSBICAS PROFESSORAS NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENFRENTAMENTO À LESBOFOBIA |
Título(s) alternativo(s): | LESBIAN TEACHERS IN THE SCOPE OF GENDER RELATIONS AND CONFRONTING LESBOPHOBIA |
Autor: | TEIXEIRA, Eriveth Silva ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da |
Primeiro coorientador: | MOTTA, Diomar das Graças |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da |
Segundo membro da banca: | MOTTA, Emérita Diomar das Graças |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Zuleide Paiva da |
Quarto membro da banca: | MARTINS, Carlos Wellington Soares |
Resumo: | As narrativas de lésbicas professoras sobre suas vivências e os possíveis enfrentamentos da lesbofobia constituem-se objeto do presente estudo. De forma geral objetiva-se analisar formas de enfrentamento da lesbofobia, no âmbito das relações de gênero, em escolas da Rede Pública da Região do Vale do Pindaré no Estado do Maranhão. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: reconhecer aspectos sócio-históricos sobre as relações afetivo-sexuais entre mulheres e lesbianidade, a partir da historiografia e dos movimentos sociais; identificar diretrizes legais, utilizados como instrumentos de enfrentamento da lesbofobia e sua efetivação na educação; e analisar narrativas das colaboradoras, destacando-se suas compreensões sobre relações de gênero e sexualidade, bem como as alternativas utilizadas pelas escolas públicas da Região do Vale do Pindaré no enfrentamento da lesbofobia. Buscou-se contextualizar este momento com a ousadia de uma lésbica, que não desassocia sua orientação sexual das práticas docentes, bem como o entendimento dos aspectos relacionados à questão nas histórias de vida de 10 colaboradoras, sendo elas lésbicas e professoras de escolas públicas da Região do Vale do Pindaré. Constatou-se que a maioria delas compreendem que o tratamento das questões de gênero e da sexualidade na formação continuada podem ser alternativas para a abordagem da diversidade no espaço escolar, apesar de enfatizarem sua ausência. Uma parte delas não passou por situações de lesbofobia na escola, embora por vezes sejam assujeitadas a falsa impressão de que está tudo bem diante de sua invisibilidade e da ausência de tais questões no debate nas escolas; não há ações eficazes para proteger o direito à vida das lésbicas, aliada à falta de enfrentamento à lesbofobia, transformando a escola um espaço de exclusão e hostilidade. Considera-se que existe uma longa caminhada a percorrer para a efetivação da promoção dos direitos das lésbicas, e destaca-se a luta contra o sexismo e a lesbofobia, dentre outras formas de exclusão, na garantia de direitos fundamentais para uma vida com dignidade. |
Abstract: | The lesbian teachers' narratives about their experiences and possible ways of coping with lesbophobia are the subject of this study. The aim is to analyze ways of coping with lesbophobia, within the scope of gender relations, in public schools in the Pindaré Valley Region in the state of Maranhão. The specific objectives include: recognizing socio-historical aspects of affective-sexual relations between women and lesbianism, based on historiography and social movements; identifying legal guidelines used as instruments to confront lesbophobia and their implementation in education; and analyzing the narratives of the collaborators, highlighting their understandings of gender relations and sexuality, as well as the alternatives used by public schools in the Pindaré Valley Region to confront lesbophobia. We sought to contextualize this moment with the boldness of a lesbian, who does not dissociate her sexual orientation from teaching practices, as well as the understanding of the aspects related to the issue in the life stories of 10 collaborators, all of whom are lesbians and teachers at public schools in the Pindaré Valley Region. We found that most of them understand that addressing gender and sexuality issues in continuing education can be alternatives for addressing diversity in the school environment, despite emphasizing their absence. Some of them have not experienced situations of lesbophobia at school, although they are sometimes subjected to the false impression that everything is fine given their invisibility and the absence of such issues in the debate in schools; there are no effective actions to protect the right to life of lesbians, combined with the lack of confrontation of lesbophobia, transforming the school into a space of exclusion and hostility. It is considered that there is a long way to go to effectively promote the rights of lesbians, and the fight against sexism and lesbophobia, among other forms of exclusion, stands out in guaranteeing fundamental rights for a life with dignity. |
Palavras-chave: | Lésbicas professoras; Relações de gênero; Lesbofobia no espaço escolar Lesbian teachers; Gender relations; Lesbophobia in the school environment |
Área(s) do CNPq: | Antropologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | TEIXEIRA, Eriveth Silva. Lésbicas professoras no âmbito das relações de gênero e o enfrentamento à Lesbofobia. 2025. 176 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6252 |
Data de defesa: | 23-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERIVETH SILVA TEIXEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.