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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | PEREIRA, Luís Fernando Bogéa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5011075833366525 | por |
dc.contributor.advisor1 | MELO, Maria Alice | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8175989249772475 | por |
dc.contributor.referee1 | MELO, Maria Alice | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8175989249772475 | por |
dc.contributor.referee2 | ROSAR, Maria de Fátima Félix | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5395235360205509 | por |
dc.contributor.referee3 | SANTOS, Regina Maria dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4234682461697024 | por |
dc.contributor.referee4 | NASCIMENTO, Ilma Vieira do | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656084853145099 | por |
dc.contributor.referee5 | PORTELA, Edinólia Lima | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5507233104134545 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T17:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Luís Fernando Bogéa. Concepção pedagógica do Curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão: Uma análise contextualizada. 2025. 222 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6251 | - |
dc.description.resumo | Este estudo se propõe a analisar a concepção pedagógica do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo exploratório, ancorado no referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-crítica. Seu objetivo consistiu em analisar a concepção teórico-pedagógica subjacente ao curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão, buscando entender seus determinantes históricos em sua intencionalidade. Assim sendo, procurou-se resgatar as origens do ensino de enfermagem, explicitando a matriz epistemológica engendrada pelas transformações do regime de produção capitalista, apontando-se as contradições, implicadas em uma concepção teóricopedagógica como uma dimensão da produção social da existência que surge e se desenvolve no interior de um modo de produção determinado e, que, portanto, deve ser colocada e analisada no movimento histórico e contraditório aflorado dos antagonismos sociais. As análises conduzidas pelo Materialismo Histórico-dialético e pela Pedagogia Histórico-Crítica apontam para a presença da metodologia da problematização com o método ativo do arco de Maguerez como concepção pedagógica a fundamentar o Projeto Pedagógico do curso de Enfermagem do Centro de Pinheiro/UFMA, circunscrita na tendência das pedagogias e metodologias hegemônicas, emergentes no final do século, em oposição ao ensino tradicional e portadoras do modismo da inovação, revigorando o lema escolanovista do aprender a aprender, cujo núcleo fundamental resume uma concepção de ensino centrada nas experiências do estudante, o professor como facilitador de um conhecimento, construído pelo próprio estudante a partir de ações de comando, caracterizando uma formação adaptativa a partir da produção de competências e habilidades que possibilitem ao estudante exercitar-se em meio às situações e problemas complexos demandados pelo sistema produtivo capitalista. Assim, na abordagem dessa concepção pedagógica, o papel do professor é secundarizado, seus conhecimentos não são levados em consideração, pois o importante é desenvolver competências e habilidades de facilitadores da construção do conhecimento, em que os conhecimentos científicos não diretamente ligados ao contexto da prática profissional são também secundarizados. Nessa direção, esta tese constitui-se em um esforço para demonstrar abordagens mais críticas de análise das matrizes epistemológicas que estão na base da metodologia da problematização com o arco, configurando um ―sincretismo pedagógico‖ na orientação dos processos formativos dos enfermeiros. Apresenta-se uma perspectiva crítica, no intento de combater esses vazios no modo de produção da realidade, tanto na formação de professores enfermeiros quanto na formação dos enfermeiros. Defende-se uma concepção teórico-pedagógica para o ensino de enfermagem que vá além de uma formação de disposições adaptativas nos indivíduos, mas que, ao contrário disso, produza nos alunos de enfermagem, em sua singularidade, a humanidade produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens, com a possibilidade de combinar competência técnica e compromisso político, bem como a defesa de formação de professores enfermeiros nessa perspectiva. | por |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the pedagogical conception of the undergraduate nursing course at the Pinheiro Center of the Federal University of Maranhão. It is an exploratory study, grounded in the theoretical-methodological framework of historicaldialectical materialism and critical-historical pedagogy. Its objective is to analyze the theoretical-pedagogical conception underlying the nursing course at the Pinheiro Center of the Federal University of Maranhão, seeking to understand its historical determinants and intentionality. Thus, the study seeks to trace the origins of nursing education, explicating the epistemological matrix engendered by the transformations of the capitalist production regime, pointing out the contradictions involved in a theoretical-pedagogical conception as a dimension of the social production of existence, which emerges and develops within a specific mode of production and, therefore, must be placed and analyzed in the historical and contradictory movement that arises from social antagonisms. The analyses conducted through historicaldialectical materialism and critical-historical pedagogy indicate the presence of the problematization methodology with the active method of Maguerez's arc as the pedagogical conception underpinning the pedagogical project of the nursing course at the Pinheiro Center/UFMA, situated within the wave of hegemonic pedagogies and methodologies emerging at the end of the century in opposition to traditional teaching and carrying the trend of innovation, revitalizing the new school motto of "learning to learn," whose fundamental core summarizes a teaching conception centered on student experiences, with the teacher as a facilitator of knowledge constructed by the student themselves through command actions, characterizing an adaptive formation based on the production of competencies and skills that enable the student to navigate complex situations and problems demanded by the capitalist productive system. Thus, in this pedagogical approach, the role of the teacher is secondary, their knowledge is not taken into account, as what matters is developing competencies and skills as facilitators of knowledge construction, in which scientific knowledge not directly linked to the context of professional practice is also secondary. In this direction, this thesis constitutes an effort to demonstrate more critical approaches to analyzing the epistemological matrices that underlie the problematization methodology with the arc, configuring a "pedagogical syncretism" in the orientation of the formative processes of nurses. A critical perspective is presented in an attempt to combat these voids in the mode of producing reality, both in the formation of nursing teachers and in the formation of nurses. A theoreticalpedagogical conception for nursing education is defended, one that goes beyond the formation of adaptive dispositions in individuals, but instead, produces in nursing students, in their singularity, the humanity that is historically and collectively produced by the totality of mankind, with the possibility of combining technical competence and political commitment, as well as advocating for the formation of nursing teachers from this perspective. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-12T17:03:17Z No. of bitstreams: 1 LUÍS FERNANDO BOGEA PEREIRA.pdf: 2394696 bytes, checksum: 126f2e0d39d2442fc02170a3e0154fae (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-12T17:03:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUÍS FERNANDO BOGEA PEREIRA.pdf: 2394696 bytes, checksum: 126f2e0d39d2442fc02170a3e0154fae (MD5) Previous issue date: 2025-05-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Prática pedagógica; | por |
dc.subject | Ensino superior; | por |
dc.subject | Enfermagem; | por |
dc.subject | Concepção pedagógica; | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Pedagogical practice; | eng |
dc.subject | Higher education; | eng |
dc.subject | Nursing; | eng |
dc.subject | Pedagogical conception; | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject.cnpq | Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais | por |
dc.title | CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CENTRO DE PINHEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA | por |
dc.title.alternative | PEDAGOGICAL CONCEPT OF THE NURSING COURSE AT THE PINHEIRO CENTER OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: A CONTEXTUALIZED ANALYSIS | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LUÍS FERNANDO BOGEA PEREIRA.pdf | Tese de Doutorado | 2,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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