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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6244
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “É difícil o contacto entre mim e o meu ser”: figurações do topos do “inimigo de mim” na lírica de Nauro Machado. |
Título(s) alternativo(s): | “Contact between me and my being is difficult”: figurations of the topos of the “enemy of me” in the lyrics of Nauro Machado. |
Autor: | ROCHA, Cláudia Oliveira Silva ![]() |
Primeiro orientador: | QUEVEDO, Rafael Campos |
Primeiro membro da banca: | QUEVEDO, Rafael Campos |
Segundo membro da banca: | ANDRADE, Alexandre de Melo |
Terceiro membro da banca: | MIRANDA, Wandeílson Silva de |
Resumo: | Este trabalho se propõe a investigar a presença do topos literário “inimigo de mim” na poesia a partir do século XX, sobretudo na lírica de Nauro Machado. Sua origem remonta ao século XV, com o poeta espanhol Jorge Manrique, sendo, no entanto, cristalizado por Sá de Miranda no célebre “Comigo me desavim”. No Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, de acordo com o levantamento feito por Geraldo Augusto Fernandes (2020), há cerca de 30 poemas que apresentam o tema. Entretanto, pode-se observar, em alguns deles, sobretudo na cantiga “Comigo me desavim” de Sá de Miranda, uma guinada egocêntrica – uma cisão subjetiva mais existencial. Esse aspecto inovador do tema justifica o salto temporal estabelecido no corpus deste trabalho, pois aventa-se a hipótese da relação entre o referido topos e a temática da fragmentação do eu na poesia do século XX. A escolha da obra poética de Nauro Machado se deu pela constância de temas de um eu em conflito. Nesse sentido, propõem-se paralelos entre a cantiga de Sá de Miranda e e suas variantes nos séculos XVI, XX e XXI e a lírica de Nauro Machado, por meio da investigação tópica do “inimigo de mim”, com o intuito de averiguar suas ressignificações, deslocamentos, variações e marcas que sirvam como indício de uma reconfiguração do topos em questão. A discussão teórica está fundamentada nos estudos de Antonio Donizeti Pires (2007) sobre a tópica literária, e de Marcia Arruda Franco (2018) e Geraldo Augusto Fernandes (2020) a respeito da recepção da cantiga mirandina nos séculos XVI e XX; nos estudos de Carlos Felipe Moisés (2001), Hauser (2007) e Cassirer (2001) a respeito da colocação do problema no contexto histórico-filosófico pós renascentista e da perspectiva do maneirismo. Sobre o corpus de Nauro Machado, fez-se o levantamento da fortuna crítica do autor, sobretudo os estudiosos da questão do sujeito na poética nauriana, a saber, Ricardo Leão (2020) e Antonio Aílton (2020). Nesse sentido, objetiva-se traçar um breve panorama do topos e suas relações com o tema da cisão do eu na lírica de língua portuguesa, com a análise do corpus quinhentista (Sá de Miranda, Camões, Bernardim Ribeiro, Baltazar Estaço, entre outros), moderno (o ortônimo de Fernando Pessoa, Sá-Carneiro) e contemporâneo (Geraldo Carneiro, Ferreira Gullar e Nauro Machado). |
Abstract: | This study intends to investigate the presence of the “myself enemy” literary topos from the 20th century poetry, mainly in Nauro Machado’s lyric. Its origin traces back to the 15th century with the Spanish poet Jorge Manrique, but it has been consolidated by Sá de Miranda with the famous “Comigo me desavim” poem. In the Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, according to the mapping led by Geraldo Augusto Fernandes (2020), there are about 30 poems about the topic. Nevertheless, it is possible to see in some of them a self-centering turn - a more existential subject split. This innovative aspect of the theme explains the time leap of this study corpus, as it is envisioned that it related to the theme of the divided self in the 20th century. The selection of Nauro Machado’s work is explained by the constant presence of topics related to a subject in conflict. Therefore, it is proposed a comparative reading of Sá de Miranda’s poem and its variations on the 16th, 20th and 21st centuries and on Nauro Machado’s lyric, through the topic investigation of the “myself enemy”, in order to check its new meanings, shifting, movements, changes and impressions that can be a reframing of the topos, besides establishing connections with the divided self. The theoretical framework consists of the works of Antonio Donizeti Pires (2007) about the literary topic investigation; Marcia Arruda Franco (2018) and Geraldo Augusto Fernandes (2020) regarding the reception of Sá de Miranda’s poem in the 16th and the 20th centuries; and Carlos Felipe Moisés (2001), Hauser (2007) and Cassirer (2001) to identify the historical and philosophical context of post-Renaissance and the mannerism perspective on the issue. Regarding Nauro Machado’s corpus, there was a review of his commentators, mainly the ones who studied the subject issue in Nauro Machado’s poetry, such as Ricardo Leão (2020) and Antonio Ailton (2020). Therefore, it is aimed to trace a brief overview of the topos and its relations with the divided self theme in Portuguese language poetry, with the analysis of the 1500s (Sá de Miranda, Camões, Bernardim Ribeiro, Baltazar Estácio, among others), modern (Fernando Pessoa’s orthonymous, Sá-Carneiro) and contemporary (Geraldo Carneiro, Ferreira Gullar and Nauro Machado) corpus. |
Palavras-chave: | Nauro Machado; poesia brasileira contemporânea; poesia quinhentista; inimigo de mim; Nauro Machado; brazilian contemporary poetry; 16th century poetry; myself enemy. |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
Citação: | ROCHA, Cláudia Oliveira Silva. “É difícil o contacto entre mim e o meu ser”: figurações do topos do “inimigo de mim” na lírica de Nauro Machado. 2025. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6244 |
Data de defesa: | 19-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Claudia_Oliveira_Silva_Rocha.pdf | Dissetação de Mestrado | 728,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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