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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM: PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO DO SUJEITO REDATOR
Título(s) alternativo(s): HABILIDADES DE ESCRITURA ENEM: PROCESOS DE NORMALIZACIÓN DEL TEMA DE ESCRITURA
Autor: COSTA, Mateus Correa 
Primeiro orientador: CUTRIM, Ilza Galvão
Primeiro membro da banca: CUTRIM, Ilza Galvão
Segundo membro da banca: LOPES, Lucas Rodrigues
Terceiro membro da banca: CRUZ, Mônica da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar como as competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), presentes na Cartilha do Participante, funcionam como práticas de normalização do sujeito redator. A partir do pensamento de Foucault, as ideias de norma e normalização são utilizadas como ferramentas para refletir sobre a formação da subjetividade e os processos de controle social. A pesquisa busca compreender como essas competências não apenas avaliam o domínio da língua portuguesa, mas também agem como mecanismos de regulação, influenciando os comportamentos e práticas discursivas dos candidatos. A análise examina as implicações dessas práticas de normalização nas estratégias pedagógicas, destacando como o ENEM, ao buscar avaliar e padronizar os textos dos candidatos, contribui para a conformação dos sujeitos a padrões discursivos homogêneos. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com análise do corpus composto pelos enunciados das competências da redação e pela Cartilha do Participante. O estudo conclui que as competências do ENEM atuam como um mecanismo de normalização, moldando o comportamento discursivo dos candidatos e impondo uma conformidade com as expectativas do exame, resultando na criação de sujeitos que se adaptam aos padrões definidos pelo sistema educacional.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo investigar cómo las competencias exigidas en la redacción del Examen Nacional de Enseñanza Media (ENEM), presentes en la Cartilla del Participante, funcionan como prácticas de normalización del sujeto redactor. A partir del pensamiento de Foucault, las ideas de norma y normalización son utilizadas como herramientas para reflexionar sobre la formación de la subjetividad y los procesos de control social. La investigación busca comprender cómo estas competencias no solo evalúan el dominio de la lengua portuguesa, sino que también actúan como mecanismos de regulación, influyendo en los comportamientos y las prácticas discursivas de los candidatos. El análisis examina las implicaciones de estas prácticas de normalización en las estrategias pedagógicas, destacando cómo el ENEM, al buscar evaluar y estandarizar los textos de los candidatos, contribuye a la conformación de los sujetos a patrones discursivos homogéneos. La metodología adoptada es cualitativa, con un análisis del corpus compuesto por los enunciados de las competencias de la redacción y la Cartilla del Participante. El estudio concluye que las competencias del ENEM actúan como un mecanismo de normalización, moldeando el comportamiento discursivo de los candidatos e imponiendo una conformidad con las expectativas del examen, resultando en la creación de sujetos que se adaptan a los estándares definidos por el sistema educativo.
Palavras-chave: Normalização no Ensino;
Competências do ENEM;
Redação;
Michel Foucault
Normalización en la educación;
Competencias del ENEM;
Redacción;
Michel Foucault
Área(s) do CNPq: Lingüística Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: COSTA, Mateus Correa. As competências da redação do Enem: Processos de normalização do sujeito redator. 2025. 118 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6231
Data de defesa: 27-Mar-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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