Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6230
Tipo do documento: Dissertação
Título: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS DISCURSIVOS MULTIMODAIS: Investigação sobre a habilidade interpretativa de alunos do Ensino Médio em uma escola pública do interior do Maranhão
Título(s) alternativo(s): MULTIALFABETIZA Y GÉNEROS DISCURSIVOS MULTIMODALES: Investigación sobre la capacidad interpretativa de estudiantes de secundaria en una escuela pública del interior de Maranhão.
Autor: SANTOS, Leandro de Assis Nascimento dos 
Primeiro orientador: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Primeiro membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Segundo membro da banca: CRUZ, Monica da Silva
Terceiro membro da banca: FRANÇA, Katia Cilene Ferreira
Resumo: Esta pesquisa investiga como alunos do ensino médio de uma escola pública do interior do Maranhão desenvolvem habilidades de leitura e interpretação de gêneros discursivos multimodais, especialmente charges, sob o viés dos multiletramentos; e como objetivos específicos: a) refletir como o trabalho com os gêneros multimodais pode contribuir com a habilidade de ler e interpretar dos alunos; b) verificar se os alunos da etapa final do ensino médio adquiriram os conhecimentos esperados no tocante à análise de gêneros multimodais; e c) analisar a relação entre os elementos multimodais das charges e a habilidade dos alunos em interpretar criticamente esses textos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos bakhtinianos sobre gêneros discursivos (Bakhtin, 2003, 2014), além dos conceitos de multiletramentos propostos pelo New London Group (1996) e Rojo (2012). A metodologia adotou uma abordagem quanti-qualitativa e de campo, com aplicação de questionários diagnósticos e análise de conteúdo, conforme orientações de Gil (2002) e Lakatos e Marconi (2017). O locus da pesquisa foi o Centro Educacional Alto do Saber – CEAS, em Santa Esperança, MA (nomes fictícios). As análises evidenciam que, em certa medida, os alunos conseguem, sim, se engajar em práticas de letramento crítico a partir da análise multimodal, visto que uma parcela significativa dos estudantes compreendeu a construção de significados das charges a partir do reconhecimento da relação entre elementos verbais e visuais, indicando avanços na compreensão dos princípios da multimodalidade.
Abstract: Esta investigación analiza cómo los estudiantes de educación secundaria de una escuela pública del interior del estado de Maranhão desarrollan habilidades de lectura e interpretación de géneros discursivos multimodales, especialmente las charges, desde la perspectiva de los multialfabetismos. Como objetivos específicos se proponen: a) reflexionar sobre cómo el trabajo con géneros multimodales puede contribuir al desarrollo de la habilidad de lectura e interpretación de los estudiantes; b) verificar si los alumnos en la etapa final de la enseñanza media adquirieron los conocimientos esperados en lo que se refiere al análisis de géneros multimodales; y c) analizar la relación entre los elementos multimodales de las charges y la capacidad de los estudiantes para interpretar críticamente estos textos. El marco teórico se fundamenta en los estudios bakhtinianos sobre géneros discursivos (Bakhtin, 2003, 2014), además de los conceptos de multialfabetismos propuestos por el New London Group (1996) y Rojo (2012). La metodología adoptó un enfoque cuantitativo-cualitativo y de campo, con aplicación de cuestionarios diagnósticos y análisis de contenido, conforme a las orientaciones de Gil (2002) y Lakatos y Marconi (2017). El lugar de realización del estudio fue el Centro Educacional Alto do Saber – CEAS, en Santa Esperança, MA (nombres ficticios). Los análisis evidencian que, en cierta medida, los estudiantes logran, efectivamente, involucrarse en prácticas de alfabetización crítica a partir del análisis multimodal, dado que una parte significativa de los alumnos comprendió la construcción de significados de las viñetas humorísticas a partir del reconocimiento de la relación entre los elementos verbales y visuales, lo que indica avances en la comprensión de los principios de la multimodalidad.
Palavras-chave: Multiletramentos;
Multimodalidade;
Gêneros Discursivos;
Charges
Multialfabetismos;
Multimodalidad;
Géneros Discursivos;
Caricaturas
Área(s) do CNPq: Lingüística Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: SANTOS, Leandro de Assis Nascimento dos. : Investigação sobre a habilidade interpretativa de alunos do Ensino Médio em uma escola pública do interior do Maranhão. 2025. 104 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6230
Data de defesa: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRO DE ASSIS NASCIMENTO DOS SANTOS.pdfDissertação de Mestrado1,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.