Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6227
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Da invisibilidade ao protagonismo: a participação das comunidades quilombolas de Santa Rita no processo de licenciamento ambiental da duplicação da BR-135 e a construção de saberes |
Título(s) alternativo(s): | From invisibility to protagonism: the participation of quilombola communities in Santa Rita in the environmental licensing process for the duplication of BR-135 and the construction of knowledge |
Autor: | CHAVES, Karliane de Jesus Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Primeiro membro da banca: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Jeovana Nunes |
Terceiro membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Resumo: | Este estudo tem por objeto a participação das comunidades quilombolas em processos de Licenciamento Ambiental (LA). A implantação de grandes projetos nos territórios quilombolas, sem qualquer tipo de consulta, desconsiderando todo aparato normativo que ordena os processos de LA, materializa graves violações de direitos sob o aval de um estado de práticas coloniais e racistas. Debruçando-me de modo específico sobre a obra de duplicação da BR-135, a partir da questão “Qual a participação das comunidades quilombolas de Santa Rita-Maranhão no processo de licenciamento da obra de duplicação da BR-135?”, pude observar o movimento dialético entre a tentativa de silenciamento das comunidades quilombolas e a criação de um Comitê de Defesa de Direitos, que dá voz a esses atores historicamente invisibilizados pelo Estado brasileiro. A referida obra está inserida em mais ofensiva do capital em promover “desenvolvimento” em uma lógica monológica, que invisibiliza as comunidades tradicionais por ela influenciada, tratando os territórios tradicionalmente ocupados como vazios demográficos e a natureza como um elemento apartado da realidade social. Recorremos ao materialismo histórico-dialético para compreender as contradições, a luta entre atores de distintas classes sociais, bem como o papel do Estado, enquanto garantidor da expansão do capital. Os procedimentos que utilizamos para pesquisa qualitativa contemplaram pesquisa de campo através de entrevistas com roteiro previamente organizado aplicado junto a lideranças formais e informais, diário de campo e observação participante, além da análise documental. Buscando compreender a realidade das comunidades tradicionais no contexto de implantação de grandes projetos no estado do Maranhão, nos alicerçamos em autores maranhenses a exemplo de Alfredo Wagner de Almeida (2004), Cíndia Brustolin (2019), Benjamin Alvino de Mesquita (2019), Benedito Souza Filho (2019), Shiraishi Neto (2019). Analisando o aspecto pedagógico gestado a partir desse contexto, dialogamos com o conceito “Outros Sujeitos” de Miguel Arroyo (2014), entendendo que o coletivo organizado enquanto Comitê de Defesa de Direitos implementaram e implementam uma série de práticas educativas contra hegemônicas, demonstrando a estreita relação entre movimentos sociais e educação não formal, numa perspectiva de contribuir com a emancipação das comunidades quilombolas, conforme preconizado por Paulo Freire. Os resultados da pesquisa revelam uma denúncia ao modus operandi do Estado brasileiro em favor do agronegócio, além de demonstrar a materialidade da resistência das comunidades, através de um novo coletivo, um espaço de participação política, de pensar e educação popular na realidade maranhense. |
Abstract: | This study focuses on the participation of quilombola communities in Environmental Licensing (EL) processes. The implementation of large-scale projects in quilombola territories without any form of consultation, disregarding the entire regulatory framework governing EL procedures, constitutes serious violations of rights under the endorsement of a state that perpetuates colonial and racist practices. Focusing specifically on the BR-135 highway duplication project and guided by the question, “What is the participation of quilombola communities in Santa Rita, Maranhão, in the licensing process for the BR-135 duplication project?”, I observed the dialectical movement between the attempt to silence these communities and the creation of a Committee for the Defense of Rights, which gives voice to these actors historically rendered invisible by the Brazilian state. This project is part of a broader capitalist offensive to promote "development" through a monological logic that erases the presence of traditional communities it affects, treating their historically occupied territories as demographic voids and nature as something separate from social reality. We draw on historical-dialectical materialism to understand the contradictions, the struggle between actors from different social classes, as well as the role of the State in guaranteeing capital expansion. The qualitative research procedures included fieldwork through interviews using a pre-structured guide conducted with formal and informal leaders, field notes, participant observation, and document analysis. In seeking to understand the realities of traditional communities in the context of large projects in Maranhão, we rely on local scholars such as Alfredo Wagner de Almeida (2004), Cíndia Brustolin (2019), Benjamin Alvino de Mesquita (2019), Benedito Souza Filho (2019), and Shiraishi Neto (2019). Analyzing the pedagogical aspect emerging from this context, we engage with Miguel Arroyo’s (2014) concept of “Other Subjects,” recognizing that the organized collective known as the Committee for the Defense of Rights has implemented a range of counter-hegemonic educational practices. These practices highlight the close relationship between social movements and non-formal education, aiming to contribute to the emancipation of quilombola communities, in line with Paulo Freire’s principles. The research results expose the modus operandi of the Brazilian state in favor of agribusiness, while also demonstrating the tangible resistance of the communities through the formation of a new collective — a space for political participation, critical reflection, and popular education within the context of Maranhão. |
Palavras-chave: | comunidades quilombolas; licenciamento ambiental; educação popular. quilombola communities; environmental licensing; popular education. |
Área(s) do CNPq: | Ciências humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | CHAVES, Karliane de Jesus Pereira. Da invisibilidade ao protagonismo: a participação das comunidades quilombolas de Santa Rita no processo de licenciamento ambiental da duplicação da BR-135 e a construção de saberes. 2023. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6227 |
Data de defesa: | 13-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARLIANECHAVES.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.