Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6223
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos do BST na capacitação de cuidadores para o ensino de repertórios em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): Efeitos do BST na capacitação de cuidadores para o ensino de repertório em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor: CARVALHO, Daniele Palácio Queiroz de 
Primeiro orientador: MATOS, Daniel Carvalho de
Primeiro membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho de
Segundo membro da banca: MESQUITA, Alex Andrade
Terceiro membro da banca: CAMARGO, Siglia Pimentel Hoher
Quarto membro da banca: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Resumo: Capacitar cuidadores na realização de intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode favorecer o desenvolvimento, assim como amplia o acesso às intervenções em função da carência de profissionais qualificados e escassez de serviços públicos. O Treino de Habilidades Comportamentais (Behavior Skill Training - BST) é comumente adotado no treino de pessoas interessadas em ensinar habilidades para aprendizes com TEA. Estudos revelam que ele melhora a integridade na implementação de intervenções. O BST é composto por quatro componentes (instruções didáticas para o ensino de repertórios importantes e manejo de comportamentos interferentes, modelação, ensaio comportamental e feedback de desempenho). Na presente pesquisa, após uma condição de linha de base, cada uma de três cuidadoras participantes passaram por condições de treino BST. Durante uma etapa de ensaio envolvendo interações com um confederado, que fingia ser uma criança com TEA simulando erros e acertos em repertórios ensinados por tentativas discretas por uma experimentadora, esta fornecia feedback de desempenho imediato e atrasado. Todas as cuidadoras demonstraram desempenho mais preciso (componentes de tentativas discretas implementados corretamente) no ensino de cinco repertórios em comparação com níveis de linha de base, e houve generalização do ensino preciso de cinco novos repertórios para crianças com TEA. As cuidadoras avaliaram positivamente sua capacitação, recomendando o processo para outros interessados. Houve manutenção do ensino preciso por duas cuidadoras, uma semana após o treino BST, e as crianças adquiriram novas habilidades. Limitações foram discutidas, assim como possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras.
Abstract: Train caregivers in carrying out Applied Behavior Analysis (ABA) disciplines to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) can favor development, as well as expand access to interventions due to the lack of qualified professionals and scarcity of public services. Behavior Skill Training (BST) is commonly used in training people interested in teaching skills to learners with ASD. Studies show that it improves integrity in the implementation of interventions. BST consists of four components (didactic instructions for teaching important repertoires and managing interfering behaviors, modeling, behavioral rehearsal, and performance feedback). In the present study, after a baseline condition, each of three participating caregivers underwent BST training conditions. During a rehearsal phase involving interactions with a confederate, pretending to be a child with ASD simulating errors and successes in repertoires taught in discrete trials by an experimenter, to provided immediate and delayed performance feedback. All caregivers demonstrated more accurate performance (correctly implemented discrete trial components) in teaching five repertoires compared to baseline levels, with generalization of accurate teaching of five new repertoires to children with ASD. Caregivers evaluated their training positively, recommending the process to others interested. Accurate teaching was maintained by two caregivers one week after BST training, and children acquired new skills. Limitations were discussed, as well as possible directions for future research.
Palavras-chave: behavioral skill training;
Transtorno do Espectro Autista;
análise do comportamento;
ensino de repertório por tentativas discretas;
behavioral skill training;
Autism Spectrum Disorder;
behavior analysis;
teaching repertoire by discrete trials
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: CARVALHO, Daniele Palácio Queiroz de. Efeitos do BST na capacitação de cuidadores para o ensino de repertórios em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6223
Data de defesa: 6-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELEPALÁCIOQUEIROZDECARVALHO.pdfDissertação de Mestrado4,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.