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Tipo do documento: Dissertação
Título: A GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA: Um estudo à luz da Teoria da Complexidade
Título(s) alternativo(s): GAMIFICATION IN LEARNING SPANISH LANGUAGE PRONUNCIATION: A study in light of Complexity Theory
Autor: LEMOS, Letícia França 
Primeiro orientador: ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva
Primeiro membro da banca: ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva
Segundo membro da banca: SILVA, Maria Francisca da
Terceiro membro da banca: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Quarto membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Resumo: Esta pesquisa parte dos seguintes problemas: como a gamificação na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola pode contribuir para a mobilização de Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990)? Como as Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990) são mobilizadas no processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação? Como se dá a emergência das estratégias cognitivas e metacognitivas (Oxford, 1990) no processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação? Por esta razão, nosso estudo tem como objetivo geral analisar a mobilização de Estratégias de Aprendizagem da pronúncia da língua espanhola no âmbito da gamificação. Pretendemos, ainda, descrever a mobilização de Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990) no âmbito do processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação, assim como investigar a emergência das estratégias cognitivas e metacognitivas (Oxford, 1990) no âmbito do processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pelo uso de plataformas de gamificação. Esta pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos da Complexidade (Morin, 2015), assim, nos filiamos à concepção de língua como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), considerando os estudos de Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2014). Além disso, utilizamos o inventário de estratégias desenvolvido por Oxford (1990), para quem as estratégias de aprendizagem são definidas como ações conscientes empregadas pelos aprendizes, e os estudos de Busarello (2016), que conceitua gamificação como o uso de mecanismos e sistemáticas dos jogos em contextos em que sua utilização não é habitual. Para viabilizarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva e etnográfica por meio da descrição das plataformas de gamificação Genially e Flippity, e da criação e aplicação de atividades de gamificação envolvendo essas duas plataformas. Realizamos a observação do desenvolvimento da pronúncia da língua espanhola por aprendizes participantes dos jogos, ou seja, por alguns discentes da Universidade Federal do Maranhão, do curso de Letras/Espanhol, que durante a realização da pesquisa cursavam a disciplina Língua Espanhola: fonética e fonologia, e aplicamos um questionário elaborado com base no inventário de estratégias de Oxford (1990). Os resultados obtidos indicam que os jogos digitais voltados para a aprendizagem, em ambas as plataformas de gamificação mencionadas, podem contribuir com o desenvolvimento da pronúncia do aprendiz de espanhol como língua adicional e que os aprendizes mobilizam Estratégias de Aprendizagem que envolvem a repetição e a prática formal de sons e sistemas ortográficos por meio da recombinação, da prática espontânea e da compreensão da ideia principal, relacionando os jogos com os conteúdos já conhecidos, identificando o propósito das atividades e estabelecendo o momento propício para a prática da pronúncia da língua.
Abstract: This research is based on the following issues: how can gamification in learning Spanish pronunciation contribute to the mobilization of Learning Strategies (Oxford, 1990)? How are Learning Strategies (Oxford, 1990) mobilized in the process of learning Spanish pronunciation using gamification platforms? How do cognitive and metacognitive strategies (Oxford, 1990) emerge in the process of learning Spanish pronunciation using gamification platforms? Thus, our study aims to analyze the mobilization of Learning Strategies of Spanish language pronunciation in the ambit of gamification. In addition, it intends to describe the mobilization of Learning Strategies (Oxford, 1990) in the learning process of pronunciation of Spanish Language using gamification platforms, as well as to investigate the emergence of cognitive and metacognitive strategies (Oxford, 1990) in the same ambit. This work is theoretically based on the studies of Complexity (Morin, 2015). Thus, it adheres to the conception of language as a Complex Adaptive System (CAS), considering the studies of Larsen-Freeman (1997) and Paiva (2014). Furthermore, the inventory of strategies developed by Oxford (1990), for whom learning strategies are defined as conscious actions applied by learners, and the studies by Busarello (2016), who conceptualizes gamification as the use of game mechanisms and systems in contexts where their use is not habitual, was used. Then, a qualitative, descriptive and ethnographic study was conducted through the description, creation and application of gamification activities involving the platforms of gamification Genially and Flippity. It was observed the development of Spanish pronunciation by learners participating in the games, that is, by some students from the Federal University of Maranhão, from the Spanish Language course, while they were taking the subject Spanish Language: Phonetics and Phonology. Also, a questionnaire developed based on the inventory of strategies by Oxford (1990) was applied. The results obtained indicate that digital games aimed at learning, on both gamification platforms mentioned, may contribute to the development of pronunciation in Spanish learners as an additional language. Besides, it was observed that learners mobilize Learning Strategies involve repetition and formal practice of sounds and orthographic systems through recombination, spontaneous practice and understanding of the main idea, relating the games to content already known, identifying the purpose of the activities and establishing the appropriate moment for practicing pronunciation of the language.
Palavras-chave: Língua Espanhola;
Pronúncia;
Estratégias de aprendizagem;
Gamificação;
Complexidade
Spanish Language;
Pronunciation;
Learning Strategies;
Gamification;
Complexity
Área(s) do CNPq: Lingüística Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: LEMOS, Letícia França. A gamificação na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola: Um estudo à luz da Teoria da Complexidade. 2025. 119 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6198
Data de defesa: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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