Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS, Juliana Mendes-
dc.creator.LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/5571501691370093por
dc.contributor.advisor1FREITAS, Flávio Luiz De Castro-
dc.contributor.advisor1LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/2128304906555701por
dc.contributor.advisor-co1SOUSA, Arnaldo Vieira-
dc.contributor.advisor-co1LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/6260914793098064por
dc.contributor.referee1FREITAS, Flávio Luiz De Castro-
dc.contributor.referee1LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/2128304906555701por
dc.contributor.referee2SOUSA, Arnaldo Vieira-
dc.contributor.referee2LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/6260914793098064por
dc.contributor.referee3FERREIRA JUNIOR, José Ribamar-
dc.contributor.referee3LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/0058185567130333por
dc.contributor.referee4GUEDES, Wallace Andrioli-
dc.contributor.referee4LattesHTTP://LATTES.CNPQ.BR/8707155148731582por
dc.date.accessioned2025-05-28T11:52:15Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationMENDES, Juliana. “O cinema que fala sua língua”: uma análise dos processos hegemônicos da globo no ponto de vista da memória. 2025. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6181-
dc.description.resumoO cinema brasileiro, desde seu desenvolvimento é atormentado pela figura dos filmes produzidos no exterior. Nesse trabalho iremos discorrer, através de uma ordem não cronológica, mas que contextualiza a história do cinema, como ele se insere no Brasil, a relação da nossa população com a memória, o esquecimento de diversas produções do nosso passado e como o surgimento do Grupo Globo desde a formação através da mídia impressa até sua inserção no mercado cinematográfico, expansão e posturas por vezes controversa dentro da nossa história. Conforme passamos por mudanças econômicas houveram tentativas graduais e não lineares de fortalecimento do nosso audiovisual. Seja por Leis de incentivo ou introdução de grandes grupos atuantes na produção e distribuição. O maior referencial de mídia que temos no Brasil é o Grupo Globo, se destaca pelo domínio que por vezes suprime o cinema independente. Além de mencionar como essa hegemonia vem sendo ameaçada por outras empresas que vem se inserindo no Brasil, criando a possibilidade de termos de fato, uma chamada Indústria Cultural. Outra problemática que enfrentamos além das hegemonias que sustentam o cinema que são predominantemente estrangeiras e seguindo a linha hierárquica a Globo, falaremos também são a falta de memória e preservação do audiovisual, principalmente do passado, aqueles filmes que em outra época mesmo conquistando uma grande bilheteria, por vezes competindo com estrangeiros, não são lembrados pela população brasileira contemporânea. Além da nossa relação com as salas de cinema e preservação física de filmes, principalmente na época em que eram feitos em formato de película de nitrato de prata, entre outras coisas que acarretam no esquecimento dessa mídia física pela nossa população. Em relação a esse domínio da Globo na contemporaneidade, segue sendo a nossa maior potência cinematográfica como veremos ao longo do trabalho, mas mesmo um grupo tão consolidado teve que se adaptar as novas formas de cinema da década de 2020. O cinema sofrendo essa mudanças, observamos surgir um interesse pelo resgate, algo também tratado ao longo do trabalho, surgem e a atenção para buscar as lembranças do que outrora realizamos tem sido feita por empresas, cineclubes e amantes do cinema, que além de estudar, tentam recuperar e preservar um acervo físico para que esse conteúdo, que faz parte do desenvolvimento da ideia de Brasil não siga no esquecimento.por
dc.description.abstractSince its development, Brazilian cinema has been plagued by the image of films produced abroad. In this paper, we will address, in a non-chronological order, but in a way that contextualizes the history of cinema, how it is inserted in Brazil, the relationship of our population with memory, the forgetting of several productions from our past and how the Globo Group emerged from its formation in the print media to its insertion in the film market, expansion and sometimes controversial positions within our history. In tune with economic changes, there have been gradual and non-linear attempts to strengthen our audiovisual sector. Whether through incentive laws or by the introduction of large groups active in production and distribution. The greatest media reference we have in Brazil is the Globo Group, which stands out for its dominance that sometimes suppresses independent cinema. In addition, we will mention how this hegemony has been threatened by other companies that have been entering Brazil, creating the possibility of having, in fact, a so-called Cultural Industry. Other problems we face, in addition to the hegemonies that sustain predominantly foreign cinema and follow Globo's hierarchical line, are the lack of memory and preservation of audiovisual content, especially from the past, those films that in another era, even though they achieved great box office sales, sometimes competing with foreign films, are not remembered by the contemporary Brazilian population. In addition to our relationship with movie theaters and the physical preservation of films, especially from the time when they were made in silver nitrate film format, among other things that lead to the forgetfulness of this physical media by our population. The Globo dominance in contemporary times, it continues to be our greatest power, as we will see throughout the work, but even such a consolidated group had to adapt to new forms of cinema in the 2020s. As cinema goes through these changes, we observe an interest in rescuing it, something also addressed throughout the work. Companies, film clubs and film buffs have been paying attention to seek memories of what we once did and, in addition to studying, they are trying to rescue and preserve a physical collection so that this content, which is part of the development of Brazilian culture, doesn't continue to be forgotten.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-28T11:52:15Z No. of bitstreams: 1 JULIANAMENDES.pdf: 1954403 bytes, checksum: b15a1256fd3ed924db968e048f6cab50 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T11:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JULIANAMENDES.pdf: 1954403 bytes, checksum: b15a1256fd3ed924db968e048f6cab50 (MD5) Previous issue date: 2025-01-31eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcinema brasileiro;por
dc.subjecthistória cinematográfica;por
dc.subjectmemória;por
dc.subjecthegemonia;por
dc.subjectesquecimento;por
dc.subjectinterdisciplinaridade.por
dc.subjectbrazilian cinema;eng
dc.subjectcinematic history;eng
dc.subjectmemory;eng
dc.subjecthegemony;eng
dc.subjectforgetfulness;eng
dc.subjectinterdisciplinarity.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqCinemapor
dc.title“O cinema que fala sua língua”: uma análise dos processos hegemônicos da globo no ponto de vista da memóriapor
dc.title.alternative“Cinema that speaks your language”: an analysis of Globo’s hegemonic processes from the perspective of memoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANACAMPOS.pdf1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.