Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Paulo Roberto Campelo Fonseca ept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624867575203770por
dc.contributor.advisor1FARIAS, Flávio Bezerra dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5147139035222233por
dc.contributor.referee1Freitas, Cesar Augustus Labre Lemos dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7212431473735809por
dc.date.accessioned2016-08-17T18:10:02Z-
dc.date.available2015-05-19pt_BR
dc.date.issued2015-03-26pt_BR
dc.identifier.citationFONSECA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e. NEW PROFESSIONAL EDUCATION FOR WORK IN BRAZIL IN THE XXI CENTURY. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconomico) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/617-
dc.description.resumoDemonstrar a forma e os propósitos que a educação profissional assume no Brasil no Século XXI é o objetivo deste trabalho. Para isso foi feito um estudo do Estado fordista e de sua busca pelo pleno emprego, bem como do Estado pós-fordista e sua busca pela empregabilidade. No contexto brasileiro mostramos como a educação profissional transforma-se em meio à reestruturação produtiva na passagem do século XX para o século XXI. Essa transformação na educação profissional do fordismo para o pós-fordismo em sua forma periférica no Brasil, caracteriza-se principalmente pelo aumento no nível de escolaridade dos trabalhadores pautado no toyotismo, e na mudança de uma educação profissional voltada para promover somente qualificação técnica, por uma voltada para a promoção de competências pessoais. Assim, presencia-se a partir do século XXI, o desdobramento de uma nova educação profissional que venha a atender as exigências do novo regime de acumulação do capital que passa emergir no Brasil.por
dc.description.abstractDemonstrate and purposes that vocational education takes on Brazil in the XXI Century is the objective of this work. To this was done a study of the Fordist State and his quest for full employment, as well as the post-Fordist and his search for employability State. In the Brazilian context showed how professional education becomes a means to the restructuring process in the passage from the twentieth to the twenty-first century. This transformation in education from Fordism to post-Fordism in your peripheral way in Brazil, mainly characterized by the increase in workers' education level guided in Toyotism, and changing a professional education focused on promoting only technical skill, one focused on the promotion of personal skills. Thus, presence up from the twenty-first century, the deployment of a new professional education that will meet the requirements of the new capital accumulation regime passing emerge in Brazil.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T18:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PAULO ROBERTO CAMPELO FONSECA E FONSECA.pdf: 1215803 bytes, checksum: 2a6c4426024e7dd6299566c1f5a1a952 (MD5) Previous issue date: 2015-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Socioeconomicopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfordismopor
dc.subjectpós-fordismopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectfordismeng
dc.subjectpost-fordismeng
dc.subjectvocational educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRABALHO NO BRASIL NO SÉCULO XXIpor
dc.title.alternativeNEW PROFESSIONAL EDUCATION FOR WORK IN BRAZIL IN THE XXI CENTURYeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_PAULO ROBERTO CAMPELO FONSECA E FONSECA.pdf1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.