Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Paulo Roberto Campelo Fonseca e | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624867575203770 | por |
dc.contributor.advisor1 | FARIAS, Flávio Bezerra de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5147139035222233 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Cesar Augustus Labre Lemos de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7212431473735809 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T18:10:02Z | - |
dc.date.available | 2015-05-19 | pt_BR |
dc.date.issued | 2015-03-26 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FONSECA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e. NEW PROFESSIONAL EDUCATION FOR WORK IN BRAZIL IN THE XXI CENTURY. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconomico) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/617 | - |
dc.description.resumo | Demonstrar a forma e os propósitos que a educação profissional assume no Brasil no Século XXI é o objetivo deste trabalho. Para isso foi feito um estudo do Estado fordista e de sua busca pelo pleno emprego, bem como do Estado pós-fordista e sua busca pela empregabilidade. No contexto brasileiro mostramos como a educação profissional transforma-se em meio à reestruturação produtiva na passagem do século XX para o século XXI. Essa transformação na educação profissional do fordismo para o pós-fordismo em sua forma periférica no Brasil, caracteriza-se principalmente pelo aumento no nível de escolaridade dos trabalhadores pautado no toyotismo, e na mudança de uma educação profissional voltada para promover somente qualificação técnica, por uma voltada para a promoção de competências pessoais. Assim, presencia-se a partir do século XXI, o desdobramento de uma nova educação profissional que venha a atender as exigências do novo regime de acumulação do capital que passa emergir no Brasil. | por |
dc.description.abstract | Demonstrate and purposes that vocational education takes on Brazil in the XXI Century is the objective of this work. To this was done a study of the Fordist State and his quest for full employment, as well as the post-Fordist and his search for employability State. In the Brazilian context showed how professional education becomes a means to the restructuring process in the passage from the twentieth to the twenty-first century. This transformation in education from Fordism to post-Fordism in your peripheral way in Brazil, mainly characterized by the increase in workers' education level guided in Toyotism, and changing a professional education focused on promoting only technical skill, one focused on the promotion of personal skills. Thus, presence up from the twenty-first century, the deployment of a new professional education that will meet the requirements of the new capital accumulation regime passing emerge in Brazil. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T18:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PAULO ROBERTO CAMPELO FONSECA E FONSECA.pdf: 1215803 bytes, checksum: 2a6c4426024e7dd6299566c1f5a1a952 (MD5) Previous issue date: 2015-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Desenvolvimento Socioeconomico | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | fordismo | por |
dc.subject | pós-fordismo | por |
dc.subject | educação profissional | por |
dc.subject | fordism | eng |
dc.subject | post-fordism | eng |
dc.subject | vocational education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.title | A NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRABALHO NO BRASIL NO SÉCULO XXI | por |
dc.title.alternative | NEW PROFESSIONAL EDUCATION FOR WORK IN BRAZIL IN THE XXI CENTURY | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTACAO_PAULO ROBERTO CAMPELO FONSECA E FONSECA.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.