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Tipo do documento: Dissertação
Título: JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO – “SIM EU, POSSO!” CÍRCULO DE CULTURA NO MARANHÃO: Um estudo sobre a formação continuada dos alfabetizadores no município de Belágua/MA
Título(s) alternativo(s): LITERACY JOURNEY – “YES I CAN!” CULTURE CIRCLE IN MARANHÃO: A study on the ongoing training of literacy teachers in the municipality of Belágua/MA
Autor: SOARES, Heloisa Resende 
Primeiro orientador: PORTELA, Ednólia Lima
Primeiro membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Segundo membro da banca: SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias
Terceiro membro da banca: MARTINS, Talita de Jesus da Silva
Resumo: Esta dissertação integra-se ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e investiga a Jornada de Alfabetização Sim, eu Posso Círculo de Cultura no Maranhão, uma estratégia de ação empreitada pelo governo do Estado entre os anos de 2016 e 2018, inserida no Plano de Ações Mais IDH, que contemplou 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano. A pesquisa teve como campo empírico o município de Belágua, e 8 sujeitos, sendo estes alfabetizadores. Objetivamos com o estudo analisar o processo de formação continuada ofertado aos alfabetizadores, na perspectiva de compreender o reflexo dessa formação nas práticas de alfabetização. Deste modo, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, bem como da pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o questionário sendo o último para fins de estabelecer o perfil dos sujeitos. Os dados foram analisados a luz do pensamento de Bardin (2016), com a apropriação da Análise de Conteúdo, técnica que permite a dedução e a inferência dos dados colhidos nos diversos caminhos de análise. Para a fundamentar a categoria Alfabetização Jovens e Adultos, nos apoiamos em Arroyo (2017), Brandão (2003), Freire (1970, 1983, 2005, 2011), Gadotti e Romão (2011), Libânio (1985), Lima (2017), Ney (2008) e Romão (2011); na categoria Formação Continuada nos sustentamos em: André (2002), Freitas (2002), Gatti et al. (2010), Imbernón (2010), Nóvoa (1999), Saviani (2008) e Tardif (2002), dentre outros. A apropriação dos dados sobre a Jornada de Alfabetização, recorremos aos documentos que alicerçaram o seu desenvolvimento, como o Decreto de Nº 30.612 de 02 de janeiro de 2015, que instituiu o Plano Mais IDH; Projeto de Implantação da Jornada de Alfabetização no Maranhão (2015); Cadernos do Educador: Sim, eu posso! (2016) e do Círculo de Cultura (2018); Relatório Final da Primeira e Segunda fase da Jornada (2017; 2018) elaborados pela Brigada Nacional de Alfabetização. Os resultados revelam que as formações continuadas ocorriam de forma continua e processual com encontros periódicos, acompanhamento pedagógico e momentos de avaliação coletiva, visavam garantir que os alfabetizadores não apenas ensinassem a leitura e a escrita, mas também compreendessem o papel transformador da educação em contextos diversos de vidas, para assim experienciar uma prática alfabetizadora de qualidade social, que levasse em conta a realidade dos alfabetizandos, na perspectiva de entender e fortalecer a relação entre educação, cidadania e emancipação social. Contudo, as formações também se destinavam as técnicas de alfabetizar ancorado no método, Sim eu Posso, mas, para além das técnicas do método, encaminhava os alfabetizadores a refletirem e fazerem com que os alfabetizandos refletissem sobre temas importantes para a classe trabalhadora como: os direitos humanos, o combate ao analfabetismo como ato de justiça social, e a valorização da cultura local. As conclusões possibilitam afirmar que as formações continuas foram essenciais para qualificar o trabalho pedagógico das alfabetizadoras envolvidas na Jornada de Alfabetização, que ancoradas sobretudo no pensamento de Paulo Freire possibilitaram novos olhares sobre o ato de alfabetizar Jovens e Adultos.
Abstract: This dissertation is part of the School, Curriculum and Teacher Training research group at the Federal University of Maranhão (UFMA) and investigates the Literacy Journey Yes, I Can Culture Circle in Maranhão, an action strategy undertaken by the state government between 2016 and 2018, included in the. Mais IDH Action Plan, which included 30 municipalities in Maranhão with the lowest Human Development Index. The research had os its empirical field the municipality of Belágua, and 8 subjects, all of whom were literacy teachers. The aim of the study was to analyze the process of continuing education offered to literacy teachers, with a view to understanding the impact of this education on literacy practices. Thus, we used the theoretical-methodological assumptions of the qualitative research approach, as well as bibliographic and documentary research. The data collection instrument was the semistructured interview and the questionnaire, the latter being used to establish the profile of the subjects. The data were analyzed in light of Bardin's thinking (2016), with the appropriation of Content Analysis, a technique that allows the deduction and inference of the data collected in the various paths of analysis. To support the category Youth and Adult Literacy, we relied on Arroyo (2017), Brandão (2003), Freire (1970, 1983, 2005, 2011), Gadotti and Romão (2011), Libânio (1985), Lima (2017), Ney (2008) and Romão (2011); in the Continuing Education category, we relied on: André (2002), Freitas (2002), Gatti et al. (2010), Imbernón (2010), Nóvoa (1999), Saviani (2008) and Tardif (2002), among others. To collect data on the Literacy Journey, we used documents that supported its development, such as Decree No. 30,612 of January 2, 2015, which established the Mais IDH Plan; Project for the Implementation of the Literacy Journey in Maranhão (2015); Educator's Notebooks: Yes, I can! (2016) and the Culture Circle (2018); Final Report of the First and Second Phases of the Journey (2017; 2018) prepared by the National Literacy Brigade. The results reveal that the ongoing training occurred in a continuous and procedural manner with periodic meetings, pedagogical monitoring and moments of collective evaluation, aiming to ensure that the literacy teachers not only taught reading and writing, but also understood the transformative role of education in diverse life contexts, in order to experience a literacy practice of social quality, which took into account the reality of the literacy students, with a view to understanding and strengthening the relationship between education, citizenship and social emancipation. However, the training was also aimed at literacy techniques anchored in the Yes I Can method, but, in addition to the techniques of the method, it led the literacy teachers to reflect and make the literacy students reflect on important topics for the working class, such as: human rights, the fight against illiteracy as an act of social justice, and the appreciation of local culture. The conclusions allow us to state that ongoing training was essential to qualify the pedagogical work of the literacy teachers involved in the Literacy Journey, which, anchored mainly in the thinking of Paulo Freire, enabled new perspectives on the act of teaching literacy to young people and adults.
Palavras-chave: Jornada de Alfabetização Sim, eu Posso- Círculo de Cultura no Maranhão;
Alfabetização de Jovens e Adultos;
Formação Continuada
Literacy Journey Yes, I can - Culture Circle in Maranhão;
literacy of young people and adults;
ongoing training
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SOARES, Heloisa Resende. Jornada de alfabetização – “sim eu, posso!” Círculo de cultura no Maranhão: Um estudo sobre a formação continuada dos alfabetizadores no município de Belágua/MA. 2025. 173 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6178
Data de defesa: 15-Abr-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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