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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/617
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRABALHO NO BRASIL NO SÉCULO XXI |
Título(s) alternativo(s): | NEW PROFESSIONAL EDUCATION FOR WORK IN BRAZIL IN THE XXI CENTURY |
Autor: | Fonseca, Paulo Roberto Campelo Fonseca e |
Primeiro orientador: | FARIAS, Flávio Bezerra de |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Cesar Augustus Labre Lemos de |
Resumo: | Demonstrar a forma e os propósitos que a educação profissional assume no Brasil no Século XXI é o objetivo deste trabalho. Para isso foi feito um estudo do Estado fordista e de sua busca pelo pleno emprego, bem como do Estado pós-fordista e sua busca pela empregabilidade. No contexto brasileiro mostramos como a educação profissional transforma-se em meio à reestruturação produtiva na passagem do século XX para o século XXI. Essa transformação na educação profissional do fordismo para o pós-fordismo em sua forma periférica no Brasil, caracteriza-se principalmente pelo aumento no nível de escolaridade dos trabalhadores pautado no toyotismo, e na mudança de uma educação profissional voltada para promover somente qualificação técnica, por uma voltada para a promoção de competências pessoais. Assim, presencia-se a partir do século XXI, o desdobramento de uma nova educação profissional que venha a atender as exigências do novo regime de acumulação do capital que passa emergir no Brasil. |
Abstract: | Demonstrate and purposes that vocational education takes on Brazil in the XXI Century is the objective of this work. To this was done a study of the Fordist State and his quest for full employment, as well as the post-Fordist and his search for employability State. In the Brazilian context showed how professional education becomes a means to the restructuring process in the passage from the twentieth to the twenty-first century. This transformation in education from Fordism to post-Fordism in your peripheral way in Brazil, mainly characterized by the increase in workers' education level guided in Toyotism, and changing a professional education focused on promoting only technical skill, one focused on the promotion of personal skills. Thus, presence up from the twenty-first century, the deployment of a new professional education that will meet the requirements of the new capital accumulation regime passing emerge in Brazil. |
Palavras-chave: | fordismo pós-fordismo educação profissional fordism post-fordism vocational education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Desenvolvimento Socioeconomico |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO |
Citação: | FONSECA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e. NEW PROFESSIONAL EDUCATION FOR WORK IN BRAZIL IN THE XXI CENTURY. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconomico) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/617 |
Data de defesa: | 26-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO |
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