Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO FILHO, Jorge Wilson Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786483732066103por
dc.contributor.advisor1SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee1SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee2ARAUJO, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862por
dc.contributor.referee3FERREIRA, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.referee3Lattesttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287por
dc.date.accessioned2025-05-21T12:45:01Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationMELO FILHO, Jorge Wilson Sousa. Quilombo da Liberdade um horizonte antirracista: cultura, trabalho e memória da violência no Quilombo Liberdade. 2025. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025epor
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6168-
dc.description.resumoEsta dissertação é uma produção de reflexões e práticas acerca das potencialidades de se utilizaro espaço do quilombo urbano como lugar da construção de conhecimento histórico, com foco no território do Quilombo Liberdade, em São Luís. O trabalho se inseriu na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem como questão central pensar três dimensões como focos para educação antirracista dentro do ensino de História. Essas dimensões são: cultura, trabalho e a memória da violência. Foram utilizados como fontes: entrevistas, bibliografia ao longo da pesquisa, bem como visitações a espaços locais de relevância para o tema. A partir do cruzamento dessas diferentes fontes e através da metodologia da educação antirracista, também foi produzido um guia de educação antirracista voltado para as três dimensões mencionadas acima, que pretende apresentar aos docentes de história um caminho na construção de propostas de aulas com viés antidiscriminatório e emancipatório aos demais quilombos urbanos do Brasil. O trabalho tem como objetivo geral compreender a educação antirracista como metodologia que pode ser aplicada no ensino de história em quilombos urbanos, já como objetivos específicos: entender historicamente a noção de emancipação, ampliar o entendimento doque é educação antirracista e apresentar aos docentes de história uma possibilidade de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento a partir do corpo negro no espaço-lugar das periferias urbanas.por
dc.description.abstractThis dissertation is a production of reflections and practices about the potentialities of using the space of the urban quilombo as a place for the construction of historical knowledge, focusing on the territory of Quilombo Liberdade, in São Luís. The work was part of the research line Historical Knowledge in Different Spaces of Memory and has as its central question to think about three dimensions as a focus for anti-racist education within the teaching of History. These dimensions are: Culture, Work and Memory of violence. Interviews and bibliographic readings were used as sources throughout the research, as well as visits to local spaces of relevance to the theme. From the crossing of these different sources and through the methodology of anti-racist education, an anti-racist education guide focused on the three dimensions mentioned above was also produced, which intends to present history teachers with a path in the construction of class proposals with an anti-discrimination and emanicipatory to the other urban quilombos in Brazil. The general objective of this work is to understand anti-racist education as a methodology that can be applied in the teaching of history in urban quilombos, as well as specific objectives: to understand historically the notion of emancipation, to broaden the understanding of what and to present history teachers with a possibility of teaching and learning in this area of knowledge from the black body in the space-place of the urban peripheries.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-05-21T12:45:01Z No. of bitstreams: 1 JORG WILSONSOUSAMELOFILHO.pdf: 12126789 bytes, checksum: 5588b03b1f5d6a73e90c6cb6f511f57d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-21T12:45:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JORG WILSONSOUSAMELOFILHO.pdf: 12126789 bytes, checksum: 5588b03b1f5d6a73e90c6cb6f511f57d (MD5) Previous issue date: 2025-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuilombo Liberdade;por
dc.subjectperiferia;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjecteducação antirracista.por
dc.subjectQuilombo Liberdade;por
dc.subjectperiphery;por
dc.subjectteaching of History;por
dc.subjectanti-racist education.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleQuilombo da Liberdade um horizonte antirracista: cultura, trabalho e memória da violência no Quilombo Liberdadepor
dc.title.alternativeQuilombo da Liberdade an anti-racist horizon: culture, work and memory of violence in Quilombo Liberdadeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORG WILSONSOUSAMELOFILHO.pdfDissertação de Mestrado11,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.