Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6168
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Quilombo da Liberdade um horizonte antirracista: cultura, trabalho e memória da violência no Quilombo Liberdade |
Título(s) alternativo(s): | Quilombo da Liberdade an anti-racist horizon: culture, work and memory of violence in Quilombo Liberdade |
Autor: | MELO FILHO, Jorge Wilson Sousa ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Acildo Leite da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Acildo Leite da |
Segundo membro da banca: | ARAUJO, Raimundo Inácio Souza |
Terceiro membro da banca: | FERREIRA, Marcia Milena Galdez |
Resumo: | Esta dissertação é uma produção de reflexões e práticas acerca das potencialidades de se utilizaro espaço do quilombo urbano como lugar da construção de conhecimento histórico, com foco no território do Quilombo Liberdade, em São Luís. O trabalho se inseriu na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem como questão central pensar três dimensões como focos para educação antirracista dentro do ensino de História. Essas dimensões são: cultura, trabalho e a memória da violência. Foram utilizados como fontes: entrevistas, bibliografia ao longo da pesquisa, bem como visitações a espaços locais de relevância para o tema. A partir do cruzamento dessas diferentes fontes e através da metodologia da educação antirracista, também foi produzido um guia de educação antirracista voltado para as três dimensões mencionadas acima, que pretende apresentar aos docentes de história um caminho na construção de propostas de aulas com viés antidiscriminatório e emancipatório aos demais quilombos urbanos do Brasil. O trabalho tem como objetivo geral compreender a educação antirracista como metodologia que pode ser aplicada no ensino de história em quilombos urbanos, já como objetivos específicos: entender historicamente a noção de emancipação, ampliar o entendimento doque é educação antirracista e apresentar aos docentes de história uma possibilidade de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento a partir do corpo negro no espaço-lugar das periferias urbanas. |
Abstract: | This dissertation is a production of reflections and practices about the potentialities of using the space of the urban quilombo as a place for the construction of historical knowledge, focusing on the territory of Quilombo Liberdade, in São Luís. The work was part of the research line Historical Knowledge in Different Spaces of Memory and has as its central question to think about three dimensions as a focus for anti-racist education within the teaching of History. These dimensions are: Culture, Work and Memory of violence. Interviews and bibliographic readings were used as sources throughout the research, as well as visits to local spaces of relevance to the theme. From the crossing of these different sources and through the methodology of anti-racist education, an anti-racist education guide focused on the three dimensions mentioned above was also produced, which intends to present history teachers with a path in the construction of class proposals with an anti-discrimination and emanicipatory to the other urban quilombos in Brazil. The general objective of this work is to understand anti-racist education as a methodology that can be applied in the teaching of history in urban quilombos, as well as specific objectives: to understand historically the notion of emancipation, to broaden the understanding of what and to present history teachers with a possibility of teaching and learning in this area of knowledge from the black body in the space-place of the urban peripheries. |
Palavras-chave: | Quilombo Liberdade; periferia; ensino de história; educação antirracista. Quilombo Liberdade; periphery; teaching of History; anti-racist education. |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | MELO FILHO, Jorge Wilson Sousa. Quilombo da Liberdade um horizonte antirracista: cultura, trabalho e memória da violência no Quilombo Liberdade. 2025. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025e |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6168 |
Data de defesa: | 28-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JORG WILSONSOUSAMELOFILHO.pdf | Dissertação de Mestrado | 11,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.