Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Evilásio Barbosa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5435817375471772por
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee3PIRES, Helderson Mariani-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095835510811089por
dc.date.accessioned2025-05-13T02:18:57Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationSILVA, Evilásio Barbosa da. A genealogia do mal em Rousseau no percurso da História, da sociedade e da linguagem. 2024. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e SociedadeE/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6142-
dc.description.resumoDesde os primórdios da filosofia a reflexão acerca da origem do mal, vem sendo ao longo do tempo uma temática bastante explorada por muitos pensadores que se debruçaram sobre esse problema, sobretudo a partir do advento da Patrística. Mas em relação ao fenômeno da maldade, onde estaria a sua origem? Seria algo atrelado à natureza humana ou adquirido por um processo de desnaturação do ser humano ao longo da história? Diante dessas questões provocativas, empreendemos a partir delas uma investigação científica de cunho bibliográfico tomando como fundamento o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, no que se refere à genealogia do mal no percurso da história, da sociedade e da linguagem, partindo da hipótese de que a raiz do mal não estaria na natureza humana, mas no surgimento da civilização. No contexto da Ilustração, enquanto os intelectuais consideravam que a racionalidade humana seria capaz de resolver todos os problemas da humanidade na perspectiva de um processo evolutivo e contínuo para o melhor, em contrapartida a todo esse otimismo, Rousseau aparece como uma voz solitária que propagava o contrário de toda a crença da época; ao se sentir provocado a participar do concurso promovido pela Academia de Dijon, que apresentava a seguinte questão: O Restabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para aprimorar os costumes? Provavelmente contrariando as expectativas da Academia, Rousseau escreve o seu Primeiro Discurso e opta em responder à questão negativamente; o trabalho recebe a premiação da Academia de Dijon, e, também, diversas críticas de seus contemporâneos. Alguns anos depois, o genebrino participa novamente do concurso da mesma instituição, que dessa vez apresentou como questão: Qual é a origem da desigualdade entre os homens, e é ela autorizada pela lei natural? Dessa vez o trabalho não recebe a premiação, mas a sociedade de sua época, recebeu um texto com reflexões de grandiosa relevância e atemporais que vem perpassando a história e chega aos nossos dias com a mesma, ou quem sabe, até mais importância. Portanto, com base nestas duas obras primas de Jean-Jacques Rousseau, ou seja, o Discurso sobre as ciências e as artes e o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, bem como, o Ensaio sobre a origem das línguas, implementaremos um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo principal de analisar a origem do mal a partir do percurso histórico da sociedade e da linguagem no “progresso da humanidade”. Toda a nossa pesquisa partirá de uma proposta interdisciplinar entre Filosofia e História, em diálogo, até certa medida, com a Antropologia. Palavras-chave:por
dc.description.abstractSince the beginnings of philosophy, reflection on the origin of evil has been, over time, a theme widely explored by many thinkers who have focused on this problem, especially since the advent of Patristics. But in relation to the phenomenon of evil, where would its origin be? Would it be something linked to human nature or acquired through a process of denaturation of human beings throughout history? Faced with these provocative questions, we will undertake a scientific investigation of a bibliographical nature based on them, taking as a basis the thought of the philosopher Jean-Jacques Rousseau, with regard to the genealogy of evil in the course of history, society and language, starting from the hypothesis of that the root of evil would not be in human nature, but in the emergence of civilization. In the context of the Enlightenment, while intellectuals considered that human rationality would be capable of solving all of humanity's problems from the perspective of an evolutionary and continuous process for the better, in contrast to all this optimism, Rousseau appears as a solitary voice that propagated the contrary to all belief at the time; when he felt provoked to participate in the competition promoted by the Academy of Dijon, which posed the following question: Did the Reestablishment of sciences and arts contribute to improving customs? Probably contrary to the Academy's expectations, Rousseau writes his First Speech and chooses to answer the question negatively; the work received an award from the Dijon Academy, and also received several reviews from his contemporaries. A few years later, the Geneva native participated again in the same institution's competition, which this time presented the question: What is the origin of inequality between men, and is it authorized by natural law? This time the work does not receive the award, but the society of its time received a text with reflections of great relevance and timeless that have permeated history and reach our days with the same, or perhaps even more, importance. Therefore, based on these two masterpieces by Jean-Jacques Rousseau, that is, the Discourse on the sciences and arts and the Discourse on the origin and foundations of inequality between men, as well as the Essay on the origin of languages , we will implement a bibliographical research work with the main objective of analyzing the origin of evil based on the historical path of society and language in the “progress of humanity”. All of our research will start from an interdisciplinary proposal between Philosophy and History, in dialogue, to a certain extent, with Anthropology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-05-13T02:18:57Z No. of bitstreams: 1 EvilasioBarbosa.pdf: 554320 bytes, checksum: b25a4e7fcfe4353043c7ce8d8553aec3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-13T02:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EvilasioBarbosa.pdf: 554320 bytes, checksum: b25a4e7fcfe4353043c7ce8d8553aec3 (MD5) Previous issue date: 2024-07-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseau;por
dc.subjectnatureza;por
dc.subjectHistória;por
dc.subjectgenealogia;por
dc.subjectmal;por
dc.subjectRousseau;eng
dc.subjectnature;eng
dc.subjectHistory;eng
dc.subjectgenealogy;eng
dc.subjectbad.eng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleA genealogia do mal em Rousseau no percurso da História, da sociedade e da linguagempor
dc.title.alternativeThe genealogy of evil in Rousseau in the course of History, society and languageeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvilasioBarbosa.pdfDissertação de Mestrado541,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.