Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Heloisa Helena da Silva | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9314929278029342 | por |
dc.contributor.advisor1 | NUNES, Iran de Maria Leitao | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/9314929278029342 | por |
dc.contributor.referee1 | NUNES, Iran de Maria Leitão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://lattes.cnpq.br/9314929278029342 | por |
dc.contributor.referee2 | MORAIS, Joelson de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9184354605461860 | por |
dc.contributor.referee3 | AGUIAR, Maria Lúcia Teixeira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0043751554687357 | por |
dc.contributor.referee4 | MOTTA, Diomar das Graças | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2116765981459981 | por |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T18:14:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Heloisa Helena da Silva. As contribuições das fundadoras do jardim de infância Tia Nasinha para a educação infantil de Caxias – Ma. 2025. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6140 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições de mulheres professoras para a Educação Infantil em Caxias-MA, por meio das memórias sobre as fundadoras do Jardim de Infância Tia Nasinha, com o intuito de deixar seu registro na historiografia educacional caxiense e maranhense, ao destacar a relevância dessas professoras para a Educação Infantil local. Ao valorizar suas práticas e trajetórias, pretende-se ampliar a compreensão do papel histórico das mulheres na construção do contexto educacional da região. Para tanto, a pesquisa se propõe a verificar como essas mulheres se tornaram professoras da Educação Infantil; identificar os desafios enfrentados pelas fundadoras na implantação e manutenção da Escola e Jardim de Infância Tia Nasinha; e, evidenciar a importância do trabalho realizado pelas mulheres professoras para a Educação Infantil em Caxias-MA. Para a abordagem teórica foram utilizadas as obras de autores/as que abordam as temáticas sobre a Educação na Infância e a Educação Infantil, gênero e memória, incluindo referências como Nora (1993), Kuhlmann Junior (1998), Bourdieu (1999), Le Goff (2013), Motta (2013), Nunes (2006), dentre outros. O ponto de partida desta pesquisa foi a indagação sobre a ausência de registros das contribuições das professoras fundadoras Luzinete Pereira de Almeida, Raimunda Pereira de Almeida e Flordelys Pereira de Almeida na história educacional caxiense, ressaltando a necessidade de documentar suas memórias. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com pessoas que conviveram com as fundadoras: ex-professoras, ex-alunos, amigas e familiares, bem como conversas informais com professoras de jardins de infância de Caxias. Os resultados desta pesquisa evidenciam a ausência da história das fundadoras na historiografia tradicional, mas reafirmam a centralidade de suas contribuições para a formação educacional local. Ao reconstruir narrativas, constatou-se que a atuação dessas mulheres ultrapassou o caráter meramente assistencialista muitas vezes atribuído ao magistério feminino. Permitiu visibilizar a resistência e a inclusão da pessoa mulher historicamente silenciada. Assim, ao desconstruir a marginalização da presença feminina na história da educação, esta pesquisa reafirma a necessidade de novas abordagens que não apenas resgatem, mas também valorizem as experiências e legados dessas mulheres. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the contributions of female teachers to Early Childhood Education in Caxias-MA through the memories of the founders of Jardim de Infância Tia Nasinha, seeking to record their legacy in the educational historiography of Caxias and the state of Maranhão, by highlighting the relevance of these educators to local Early Childhood Education. By valuing their practices and professional paths, the study intends to broaden the understanding of the historical role of women in shaping the educational context of the region. To this end, the research seeks to investigate how these women became early childhood educators; identify the challenges faced by the founders in establishing and maintaining Escola e Jardim de Infância Tia Nasinha; and highlight the importance of the work carried out by female teachers in Early Childhood Education in CaxiasMA. The theoretical framework is grounded in works that discuss childhood education, gender, and memory, including authors such as Nora (1993), Kuhlmann Junior (1998), Bourdieu (1999), Le Goff (2013), Motta (2013), Nunes (2006), among others. The starting point of this study was the question regarding the absence of records about the contributions of the founding teachers Luzinete Pereira de Almeida, Raimunda Pereira de Almeida, and Flordelys Pereira de Almeida in the educational history of Caxias, underscoring the need to document their memories. The methodology combined bibliographic, documentary, and field research. Semi-structured interviews were conducted with individuals who had direct contact with the founders—former teachers, former students, friends, and family members—as well as informal conversations with kindergarten teachers in Caxias. The results of this study reveal the absence of the founders' stories in traditional historiography, while reaffirming the central role of their contributions to local educational development. By reconstructing their narratives, it became evident that the work of these women transcended the often-assigned charitable character of women’s teaching. It brought visibility to their resistance and to the historically silenced female figure. Thus, by deconstructing the marginalization of women's presence in educational history, this research reaffirms the need for new approaches that not only rescue but also value the experiences and legacies of these women. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-05-12T18:14:51Z No. of bitstreams: 1 HELOISA HELENA DA SILVA FERREIRA.pdf: 2432525 bytes, checksum: c27ac9b2de02b0549ff667984d496e7d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-12T18:14:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELOISA HELENA DA SILVA FERREIRA.pdf: 2432525 bytes, checksum: c27ac9b2de02b0549ff667984d496e7d (MD5) Previous issue date: 2025-03-25 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil; | por |
dc.subject | Mulheres professoras; | por |
dc.subject | Memórias | por |
dc.subject | Early Childhood Education; | eng |
dc.subject | Women Teachers; | eng |
dc.subject | Memories | eng |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | por |
dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DAS FUNDADORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA TIA NASINHA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAXIAS - MA | por |
dc.title.alternative | THE CONTRIBUTIONS OF THE FOUNDERS OF THE TIA NASINHA KINDERGARTEN TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN CAXIAS - MA | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELOISA HELENA DA SILVA FERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.