Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6140
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DAS FUNDADORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA TIA NASINHA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAXIAS - MA
Título(s) alternativo(s): THE CONTRIBUTIONS OF THE FOUNDERS OF THE TIA NASINHA KINDERGARTEN TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN CAXIAS - MA
Autor: FERREIRA, Heloisa Helena da Silva 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitao
Primeiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Segundo membro da banca: MORAIS, Joelson de Sousa
Terceiro membro da banca: AGUIAR, Maria Lúcia Teixeira
Quarto membro da banca: MOTTA, Diomar das Graças
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições de mulheres professoras para a Educação Infantil em Caxias-MA, por meio das memórias sobre as fundadoras do Jardim de Infância Tia Nasinha, com o intuito de deixar seu registro na historiografia educacional caxiense e maranhense, ao destacar a relevância dessas professoras para a Educação Infantil local. Ao valorizar suas práticas e trajetórias, pretende-se ampliar a compreensão do papel histórico das mulheres na construção do contexto educacional da região. Para tanto, a pesquisa se propõe a verificar como essas mulheres se tornaram professoras da Educação Infantil; identificar os desafios enfrentados pelas fundadoras na implantação e manutenção da Escola e Jardim de Infância Tia Nasinha; e, evidenciar a importância do trabalho realizado pelas mulheres professoras para a Educação Infantil em Caxias-MA. Para a abordagem teórica foram utilizadas as obras de autores/as que abordam as temáticas sobre a Educação na Infância e a Educação Infantil, gênero e memória, incluindo referências como Nora (1993), Kuhlmann Junior (1998), Bourdieu (1999), Le Goff (2013), Motta (2013), Nunes (2006), dentre outros. O ponto de partida desta pesquisa foi a indagação sobre a ausência de registros das contribuições das professoras fundadoras Luzinete Pereira de Almeida, Raimunda Pereira de Almeida e Flordelys Pereira de Almeida na história educacional caxiense, ressaltando a necessidade de documentar suas memórias. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com pessoas que conviveram com as fundadoras: ex-professoras, ex-alunos, amigas e familiares, bem como conversas informais com professoras de jardins de infância de Caxias. Os resultados desta pesquisa evidenciam a ausência da história das fundadoras na historiografia tradicional, mas reafirmam a centralidade de suas contribuições para a formação educacional local. Ao reconstruir narrativas, constatou-se que a atuação dessas mulheres ultrapassou o caráter meramente assistencialista muitas vezes atribuído ao magistério feminino. Permitiu visibilizar a resistência e a inclusão da pessoa mulher historicamente silenciada. Assim, ao desconstruir a marginalização da presença feminina na história da educação, esta pesquisa reafirma a necessidade de novas abordagens que não apenas resgatem, mas também valorizem as experiências e legados dessas mulheres.
Abstract: This research aims to analyze the contributions of female teachers to Early Childhood Education in Caxias-MA through the memories of the founders of Jardim de Infância Tia Nasinha, seeking to record their legacy in the educational historiography of Caxias and the state of Maranhão, by highlighting the relevance of these educators to local Early Childhood Education. By valuing their practices and professional paths, the study intends to broaden the understanding of the historical role of women in shaping the educational context of the region. To this end, the research seeks to investigate how these women became early childhood educators; identify the challenges faced by the founders in establishing and maintaining Escola e Jardim de Infância Tia Nasinha; and highlight the importance of the work carried out by female teachers in Early Childhood Education in CaxiasMA. The theoretical framework is grounded in works that discuss childhood education, gender, and memory, including authors such as Nora (1993), Kuhlmann Junior (1998), Bourdieu (1999), Le Goff (2013), Motta (2013), Nunes (2006), among others. The starting point of this study was the question regarding the absence of records about the contributions of the founding teachers Luzinete Pereira de Almeida, Raimunda Pereira de Almeida, and Flordelys Pereira de Almeida in the educational history of Caxias, underscoring the need to document their memories. The methodology combined bibliographic, documentary, and field research. Semi-structured interviews were conducted with individuals who had direct contact with the founders—former teachers, former students, friends, and family members—as well as informal conversations with kindergarten teachers in Caxias. The results of this study reveal the absence of the founders' stories in traditional historiography, while reaffirming the central role of their contributions to local educational development. By reconstructing their narratives, it became evident that the work of these women transcended the often-assigned charitable character of women’s teaching. It brought visibility to their resistance and to the historically silenced female figure. Thus, by deconstructing the marginalization of women's presence in educational history, this research reaffirms the need for new approaches that not only rescue but also value the experiences and legacies of these women.
Palavras-chave: Educação infantil;
Mulheres professoras;
Memórias
Early Childhood Education;
Women Teachers;
Memories
Área(s) do CNPq: Educação Pré-Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FERREIRA, Heloisa Helena da Silva. As contribuições das fundadoras do jardim de infância Tia Nasinha para a educação infantil de Caxias – Ma. 2025. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6140
Data de defesa: 25-Mar-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELOISA HELENA DA SILVA FERREIRA.pdfDissertação de Mestrado2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.