Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6139
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ARTE URBANA: Uma experiência estésica no processo de ensino de artes visuais |
Título(s) alternativo(s): | URBAN ART: An aesthetic experience in the process of teaching visual arts |
Autor: | SILVA, Rafaela dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | DOMINGO, Reinaldo Portal |
Primeiro membro da banca: | DOMINGO, Reinaldo Portal |
Segundo membro da banca: | COSTA FILHO, José Almir Valente |
Terceiro membro da banca: | COSTA, Isabel Mota |
Quarto membro da banca: | CASTRO, Elisene |
Resumo: | Arte Urbana: uma experiência estésica no processo de Ensino de Artes Visuais é o título desta pesquisa, que tem como tema o Ensino da Arte Urbana no contexto escolar e como objetivo geral analisar um processo de ensino em Artes Visuais sobre a Arte Urbana no contexto da Unidade de Ensino Básico 1º de Maio da Rede Pública Municipal de São Luís. A partir de observações, percebemos que os espaços públicos que cercam a escola são tomados por pichações, até mesmo nos muros da instituição, o que leva os estudantes a não terem um sentimento de pertencimento com o próprio lugar em que vivem. Entendemos que o Espaço Urbano tem sido ao longo da história palco das questões sociais, culturais e políticas das quais indivíduos das mais diversas realidades têm experimentado, seja a nível individual ou coletivo. Muitas produções artísticas têm revelado outro lado da sociedade, aquele em que os indivíduos precisam ser vistos para denunciar seus sofrimentos, medos e sonhos. Consideramos salutar o estudo do espaço urbano para o Ensino de Arte, pois através da criação artística os sujeitos conseguem através de uma Grafitagem, de um Lambe-Lambe, de um Sticker desenvolver sua percepção estética e inserção sociocultural. Esta pesquisa buscou aporte teórico em Barret (2014), Bulhões (2019), Canton (2009), Gombrich (2015); Martins (2020), Silva (2014), Diniz (2022), Barbosa (2012), Ferraz e Fusari (2018); Ostrower (2014), Guerche (2014), Goldenberg (2004) e Bauer e Gaskell (2002). Buscou-se ainda o estudo em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2019) e a Proposta Curricular da Rede Municipal de São Luís. A respeito da metodologia realizamos estudos bibliográficos em livros, artigos, dissertações, documentos legais; utilizamos questionários com 44 alunos do 9º ano da referida escola. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, de natureza aplicada e de caráter explicativo. Para análise e apresentação dos dados obtidos utilizamos gráficos e quadros. Ainda foi realizada observação e elaboração de um plano de trabalho sobre propostas de Intervenção Urbana, incluindo imagens que demonstraram todo este processo. Afirmou-se que através deste estudo os estudantes reconheceram o espaço público como possibilidade de refletir sobre o contexto social, político e cultural, bem como o fazer artístico. Que conheceram e valorizaram os artistas urbanos de São Luís e que foram protagonistas da ação artística através de intervenções urbanas. |
Abstract: | Urban Art: an aesthetic experience in the process of teaching visual arts is the title of this research, which has as its theme the teaching of urban art in the school context and as its general objective to analyze a teaching process in visual arts about urban art in the context of the 1º de Maio Elementary School of the São Luís Municipal Public School System. Based on observations, we realized that the public spaces surrounding the school are taken over by graffiti, even on the walls of the institution, which leads students to not have a sense of belonging to the place where they live. We understand that the urban space has been, throughout history, the stage for social, cultural and political issues that individuals from the most diverse realities have experienced, whether individually or collectively. Many artistic productions have revealed another side of society, one in which individuals need to be seen to denounce their suffering, fears and dreams. We consider the study of urban space to be beneficial for Art Education, because through artistic creation, subjects can develop their aesthetic perception and sociocultural insertion through graffiti, posters, and stickers. This research sought theoretical support in Barret (2014), Bulhões (2019), Canton (2009), Gombrich (2015); Martins (2020), Silva (2014), Diniz (2022), Barbosa (2012), Ferraz and Fusari (2018); Ostrower (2014), Guerche (2014), Goldenberg (2004), and Bauer and Gaskell (2002). We also sought to study documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9394/96, the National Curricular Parameters (1997), the Common National Curricular Base (2019) and the Curricular Proposal of the Municipal Network of São Luís. Regarding the methodology, we carried out bibliographic studies in books, articles, dissertations, and legal documents; we used questionnaires with 44 9th grade students from the aforementioned school. The research adopts a quantitative-qualitative approach, of an applied nature and of an explanatory nature. To analyze and present the data obtained, we used graphs and tables. We also carried out observation and preparation of a work plan on Urban Intervention proposals, including images that demonstrated this entire process. It was stated that through this study, the students recognized public space as a possibility to reflect on the social, political and cultural context, as well as artistic practice. That they knew and valued the urban artists of São Luís and that they were protagonists of artistic action through urban interventions. |
Palavras-chave: | Arte Urbana; Práticas de Ensino; Artes Visuais Urban Art; Teaching Practices; Visual Arts |
Área(s) do CNPq: | Teoria da Arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | SILVA, Rafaela dos Santos. Arte urbana: Uma experiência estésica no processo de ensino de artes visuais. 2025. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - PROF-ARTES em rede nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6139 |
Data de defesa: | 26-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAFAELA DOS SANTOS SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.