Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Letícia Conceição Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186532880175192por
dc.contributor.advisor1COELHO, Elizabeth Maria Beserrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976340283035276por
dc.date.accessioned2016-08-17T18:02:02Z-
dc.date.available2009-11-16pt_BR
dc.date.issued2008-03-25pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Letícia Conceição Martins. O teatro do poder: Cultura e Política no Maranhão. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/612-
dc.description.resumoAnálise sobre a gestão cultural dos Governos de Roseana Sarney no Maranhão (1995- 1998/1999-2001), concebida pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA) e pela Fundação Cultural do Maranhão (FUNCMA). Busca-se identificar o campo de relações entre atores culturais e o Estado, tomando como referência os discursos desses atores, através de entrevistas, da análise dos Relatórios de Atividades da SECMA/FUNCMA e notícias veiculadas em jornais locais. Para situar o Governo de Roseana Sarney na discussão sobre as políticas públicas culturais no Brasil, constrói-se uma trajetória das políticas estatais de cultura no país, que tenderam à fabricação de símbolos nacionais, até o Governo de José Sarney na Presidência da República (1985- 1980), quando foi criada a primeira Lei de Incentivo à Cultura (Lei Sarney). Observa-se que na primeira fase da gestão cultural de Roseana Sarney (1995-1997), predominou uma concepção de cultura identificada com o patrimônio . E, na segunda fase (1998-2001), as intervenções estatais concentraram-se naquilo que o órgão de cultura concebeu como uma cultura popular . Percebe-se que nos dois momentos são criadas estratégias teatrais, que levam a um acúmulo de capital simbólico na figura de uma protagonista: a governante. Mas os atores culturais são sujeitos ativos nessa encenação, criando também suas estratégias de visibilidade. Assim, a disputa pelo poder se desenvolve por meio da teatralização dos atos de poder. Neste contexto, a mídia constitui um cenário importante para a aquisição de poder simbólico, podendo servir tanto a um grupo como a outro. A intenção, portanto, é explicar como são estabelecidas as relações da cultura com o Estado; saber que estratégias são usadas, por que e por quem são desenvolvidas, tentando identificar em que medida essas relações constituem uma política pública de cultura.por
dc.description.abstractAnalysis of the cultural management of the governments of Roseana Sarney in Maranhão (1995-1998/1999-2001), designed by Maranhão Culture Secretary (SECMA) and Maranhão Culture Foundation (FUNCMA). It s searched to identify the field of cultural relations between actors and the State, taking as reference the speeches of those actors through interviews, analysis of the Activities Reports of SECMA/FUNCMA and reports in local newspapers. The Government of Roseana Sarney is located on the discussion of culture public policy in Brazil and a study about the culture state policies in the country which manufactured national symbols until José Sarney government as President of Brazil (1985 -1980), when was created the first Law of the Encouragement Culture (Sarney Law). It s observed that in the first time of the cultural management of Roseana Sarney (1995- 1997) a conception of culture identified with the heritage was predominated. And, in a second time (1998-2001), state interventions focused on a concept of popular culture . In both moments theatrical strategies are created, leading to a symbolic capital accumulation on the protagonist: the governor. But the cultural actors are active subjects in this play, also creating their visibility strategies. Thus, power dispute is developed through stage of power acts. In this context, the media is an important scene for the acquisition of symbolic power and can serve both as a group or another. The intention, therefore, is to explain how the relations between the State and culture are established; to know what strategies are used, why and by whom are developed, trying to identify if these relations can be considered a public policy of culture.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T18:02:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Conceicao Martins Cardoso.pdf: 1056357 bytes, checksum: 657103da45524838f46062afaff34759 (MD5) Previous issue date: 2008-03-25eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentSOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações de Poderpor
dc.subjectTeatralizaçãopor
dc.subjectPolítica Culturalpor
dc.subjectGoverno Roseana Sarneypor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPower Relationshipeng
dc.subjectDramaeng
dc.subjectCultural Policyeng
dc.subjectRoseana Sarney Governmenteng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS; CIENCIA POLITICA; COMPORTAMENTO POLITICO; CLASSES SOCIAIS E GRUPOS DE INTERESSEpor
dc.titleO TEATRO DO PODER: Cultura e Política no Maranhãopor
dc.title.alternativeTHE POWER THEATER: Culture and Politics in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Conceicao Martins Cardoso.pdf1,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.