Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPROTÁZIO, Líssia Maria Costa Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5875446953599368por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee3CAETANO, Luis Miguel Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9599616340440875por
dc.date.accessioned2025-04-16T16:01:26Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.citationPROTÁZIO, Líssia Maria Costa Gomes. Análise exploratória do uso do Chatgpt como tutor digital na escrita da redação do ENEM: um estudo com alunos do 3o ano do Ensino Médio do IFMA Campus São José de Ribamar. 2025. 208 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6108-
dc.description.resumoO advento da inteligência artificial generativa (IAG) transformou paradigmas em diversos campos, incluindo a educação, ao oferecer novas perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo interdisciplinar investiga o impacto do ChatGPT como tutor digital no aprimoramento da escrita dissertativa-argumentativa, com foco na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante dos desafios enfrentados por estudantes do ensino médio em organizar e estruturar ideias de forma coesa e consistente, a pesquisa buscou analisar como a interação com o ChatGPT pode contribuir para o desenvolvimento de competências textuais e argumentativas. A investigação foi guiada por uma abordagem qualitativa, com aplicação do instrumento de questionário através de um estudo de caso. O estudo se concentrou em identificar as percepções de 30 alunos quanto à eficácia da IAG na elaboração de redações, explorando as expectativas e preocupações associadas ao uso dessa tecnologia no contexto educacional. A integração do ChatGPT como recurso pedagógico foi analisada à luz de teorias contemporâneas sobre escrita, cognição e mediação tecnológica. Os resultados indicaram que a utilização do ChatGPT promoveu avanços significativos nas habilidades de escrita dos estudantes, especialmente na organização de ideias e no desenvolvimento de argumentos mais elaborados. No entanto, também emergiram preocupações éticas e pedagógicas, como a necessidade de garantir que o uso da IAG favoreça o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, em vez de criar dependência tecnológica. Esta pesquisa contribui para o campo educacional ao propor reflexões sobre o papel da tecnologia no ensino da escrita e ao destacar a importância de uma abordagem crítica e ética no uso da IAG. O estudo enfatiza que a integração dessas ferramentas deve ser acompanhada de estratégias pedagógicas que promovam a criatividade, a reflexão e a formação de cidadãos críticos e engajados.por
dc.description.abstractThe advent of generative artificial intelligence (GAI) has transformed paradigms across various fields, including education, by offering new perspectives on the teaching and learning process. This interdisciplinary study investigates the impact of ChatGPT as a digital tutor in enhancing argumentative-essay writing, focusing on the National High School Exam (ENEM) writing test. Given the challenges faced by high school students in organizing and structuring ideas in a cohesive and consistent manner, the research sought to analyze how interaction with ChatGPT could contribute to the development of textual and argumentative skills. The investigation was guided by a qualitative approach, utilizing a questionnaire as a tool through a case study. The study focused on identifying the perceptions of 30 students regarding the effectiveness of GAI in writing composition, exploring the expectations and concerns associated with using this technology in the educational context. The integration of ChatGPT as a pedagogical resource was analyzed in light of contemporary theories on writing, cognition, and technological mediation. The results indicated that the use of ChatGPT led to significant improvements in students’ writing skills, particularly in organizing ideas and developing more elaborate arguments. However, ethical and pedagogical concerns also emerged, such as the need to ensure that the use of GAI fosters critical thinking and student autonomy, rather than creating technological dependence. This research contributes to the educational field by proposing reflections on the role of technology in teaching writing and highlighting the importance of a critical and ethical approach in the use of GAI. The study emphasizes that the integration of such tools should be accompanied by pedagogical strategies that promote creativity, reflection, and the development of critical and engaged citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-04-16T16:01:26Z No. of bitstreams: 1 LÍSSIAMARIACOSTAGOMESPROTÁZIO.pdf: 6672198 bytes, checksum: 0d4f66382d4d69f7110c7fd4a0679827 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-16T16:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LÍSSIAMARIACOSTAGOMESPROTÁZIO.pdf: 6672198 bytes, checksum: 0d4f66382d4d69f7110c7fd4a0679827 (MD5) Previous issue date: 2025-02-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência Artificial Generativa;por
dc.subjectChatGPT;por
dc.subjectredação do ENEM;por
dc.subjecteducação;por
dc.subjecttecnologia;por
dc.subjectescrita dissertativa-argumentativa.por
dc.subjectGenerative Artificial Intelligence;eng
dc.subjectChatGPT;eng
dc.subjectENEM essay;eng
dc.subjecteducation;eng
dc.subjecttechnology;eng
dc.subjectargumentative writing.eng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleAnálise exploratória do uso do Chatgpt como tutor digital na escrita da redação do ENEM: um estudo com alunos do 3o ano do Ensino Médio do IFMA Campus São José de Ribamarpor
dc.title.alternativeExploratory analysis of the use of Chatgpt as a digital tutor in the writing of ENEM essays: a study with 3rd year high school students at the IFMA Campus São José de Ribamareng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍSSIAMARIACOSTAGOMESPROTÁZIO.pdfDissertação de Mestrado6,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.