Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6108
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise exploratória do uso do Chatgpt como tutor digital na escrita da redação do ENEM: um estudo com alunos do 3o ano do Ensino Médio do IFMA Campus São José de Ribamar
Título(s) alternativo(s): Exploratory analysis of the use of Chatgpt as a digital tutor in the writing of ENEM essays: a study with 3rd year high school students at the IFMA Campus São José de Ribamar
Autor: PROTÁZIO, Líssia Maria Costa Gomes 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: CAETANO, Luis Miguel Dias
Resumo: O advento da inteligência artificial generativa (IAG) transformou paradigmas em diversos campos, incluindo a educação, ao oferecer novas perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo interdisciplinar investiga o impacto do ChatGPT como tutor digital no aprimoramento da escrita dissertativa-argumentativa, com foco na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante dos desafios enfrentados por estudantes do ensino médio em organizar e estruturar ideias de forma coesa e consistente, a pesquisa buscou analisar como a interação com o ChatGPT pode contribuir para o desenvolvimento de competências textuais e argumentativas. A investigação foi guiada por uma abordagem qualitativa, com aplicação do instrumento de questionário através de um estudo de caso. O estudo se concentrou em identificar as percepções de 30 alunos quanto à eficácia da IAG na elaboração de redações, explorando as expectativas e preocupações associadas ao uso dessa tecnologia no contexto educacional. A integração do ChatGPT como recurso pedagógico foi analisada à luz de teorias contemporâneas sobre escrita, cognição e mediação tecnológica. Os resultados indicaram que a utilização do ChatGPT promoveu avanços significativos nas habilidades de escrita dos estudantes, especialmente na organização de ideias e no desenvolvimento de argumentos mais elaborados. No entanto, também emergiram preocupações éticas e pedagógicas, como a necessidade de garantir que o uso da IAG favoreça o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, em vez de criar dependência tecnológica. Esta pesquisa contribui para o campo educacional ao propor reflexões sobre o papel da tecnologia no ensino da escrita e ao destacar a importância de uma abordagem crítica e ética no uso da IAG. O estudo enfatiza que a integração dessas ferramentas deve ser acompanhada de estratégias pedagógicas que promovam a criatividade, a reflexão e a formação de cidadãos críticos e engajados.
Abstract: The advent of generative artificial intelligence (GAI) has transformed paradigms across various fields, including education, by offering new perspectives on the teaching and learning process. This interdisciplinary study investigates the impact of ChatGPT as a digital tutor in enhancing argumentative-essay writing, focusing on the National High School Exam (ENEM) writing test. Given the challenges faced by high school students in organizing and structuring ideas in a cohesive and consistent manner, the research sought to analyze how interaction with ChatGPT could contribute to the development of textual and argumentative skills. The investigation was guided by a qualitative approach, utilizing a questionnaire as a tool through a case study. The study focused on identifying the perceptions of 30 students regarding the effectiveness of GAI in writing composition, exploring the expectations and concerns associated with using this technology in the educational context. The integration of ChatGPT as a pedagogical resource was analyzed in light of contemporary theories on writing, cognition, and technological mediation. The results indicated that the use of ChatGPT led to significant improvements in students’ writing skills, particularly in organizing ideas and developing more elaborate arguments. However, ethical and pedagogical concerns also emerged, such as the need to ensure that the use of GAI fosters critical thinking and student autonomy, rather than creating technological dependence. This research contributes to the educational field by proposing reflections on the role of technology in teaching writing and highlighting the importance of a critical and ethical approach in the use of GAI. The study emphasizes that the integration of such tools should be accompanied by pedagogical strategies that promote creativity, reflection, and the development of critical and engaged citizens.
Palavras-chave: Inteligência Artificial Generativa;
ChatGPT;
redação do ENEM;
educação;
tecnologia;
escrita dissertativa-argumentativa.
Generative Artificial Intelligence;
ChatGPT;
ENEM essay;
education;
technology;
argumentative writing.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: PROTÁZIO, Líssia Maria Costa Gomes. Análise exploratória do uso do Chatgpt como tutor digital na escrita da redação do ENEM: um estudo com alunos do 3o ano do Ensino Médio do IFMA Campus São José de Ribamar. 2025. 208 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6108
Data de defesa: 10-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍSSIAMARIACOSTAGOMESPROTÁZIO.pdfDissertação de Mestrado6,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.