Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6104
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os diálogos curriculares entre a cultura digital pensada e a prática pedagógica vivenciada em uma pré-escola do município de São Luís/MA |
Título(s) alternativo(s): | The curricular dialogues between the digital culture thought and the pedagogical practice experienced in a preschool in the city of São Luís/MA |
Autor: | EVERTON, Raíssa Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Segundo membro da banca: | MELO, José Carlos de |
Terceiro membro da banca: | VELOSO, Braian Garrito |
Quarto membro da banca: | VITURIANO, Hercília Maria de Moura |
Quinto membro da banca: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Resumo: | Esta dissertação intitulada “Os diálogos curriculares entre a cultura digital pensada e a prática pedagógica vivenciada em uma pré-escola do município de São Luís-MA” trata de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica e está vinculada ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos docentes da pré-escola na cultura digital em uma escola da rede municipal de São Luís – MA, levando em conta os desafios, as possibilidades, as relações e as implicações que emergem diante das novas exigências educacionais, visando à construção colaborativa de um caderno pedagógico digital para a qualidade da ação docente. O ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa é a seguinte questão: para a prática pedagógica, quais os desafios, as possibilidades, as relações e as implicações curriculares no contexto da cultura digital na prática pedagógica, considerando a formação inicial dos educadores da pré-escola? Para isso, as principais fontes bibliográficas consultadas foram: Paraíso (2023); Sacristán (2013); Young (2014); Lévy (1999); Kenski (2018); Santaella (2013); Saviani (2009); Veiga (1989); Tanuri (2000), entre outros. Os sujeitos da pesquisa envolveram o gestor, a coordenadora e as educadoras do segmento da Educação Infantil, especificamente, os da pré- escola, ou seja, Infantil I e II, que corresponde às crianças de 4 a 5 anos, da Creche-Escola Maria de Jesus Carvalho, localizada no bairro da Camboa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada, a observação não participante e o formulário (através do formulário Google Forms). A análise dos dados ocorreu de forma interpretativa, reflexiva e crítica, apresentada por meio de quadros e tabelas (Barros, 1990; 2000). Foi possível certificar o distanciamento expressivo entre a cultura digital e a cultura escolar bem como o interesse de uma parte das educadoras pelos recursos tecnológicos para a prática pedagógica. Percebeu-se, porém, a necessidade de uma formação docente continuada que aborde especificamente a temática. |
Abstract: | This dissertation, entitled “Curricular dialogues between the digital culture as conceived and the pedagogical practice experienced in a preschool in the city of São Luís-MA”, is a qualitative research of pedagogical intervention and is linked to the professional master’s degree of the Postgraduate Program in Management of Basic Education Teaching (PPGEEB) of the Federal University of Maranhão (UFMA). Its general objective is to analyze the pedagogical practice of preschool teachers in digital culture in a school of the municipal network of São Luís – MA, taking into account the challenges, possibilities, relationships and implications that emerge in the face of new educational demands, aiming at the collaborative construction of a digital pedagogical notebook for the quality of teaching action. The starting point for the development of this research is the following question: for pedagogical practice, what are the challenges, possibilities, relationships and curricular implications in the context of digital culture in pedagogical practice, considering the initial training of preschool educators? For this, the main bibliographic sources consulted were: Paraíso (2023); Sacristán (2013); Young (2014); Lévy (1999); Kenski (2018); Santaella (2013); Saviani (2009); Veiga (1989); Tanuri (2000), among others. The research subjects involved the manager, the coordinator and the educators of the Early Childhood Education segment, specifically, those of preschool, that is, Infant I and II, which corresponds to children aged 4 to 5, of the Maria de Jesus Carvalho Daycare-School, located in the Camboa neighborhood. The data collection instruments used were the semi-structured interview, non-participant observation and the form (through Google Forms). Data analysis occurred in an interpretative, reflective and critical way, presented through charts and tables (Barros, 1990; 2000). We were able to confirm the significant distance between digital culture and school culture, and also the interest of some educators in technological resources for pedagogical practice. However, we noticed the need for continued teacher training that specifically addresses the topic. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas; Cultura digital; Currículo. Pedagogical practices; Digital culture; Curriculum. |
Área(s) do CNPq: | Curriculo Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | EVERTON, Raíssa Oliveira. Os diálogos curriculares entre a cultura digital pensada e a prática pedagógica vivenciada em uma pré-escola do município de São Luís/MA. 2024. 186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6104 |
Data de defesa: | 20-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAÍSSAOLIVEIRAEVERTON.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.